19- MÃE DE DEUS?

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

“deus não tem mãe”,
sustenta jesus cristo

Bispo Cirilo, responsável pelo assassinato da sábia Hipatia e pelo incêndio da Biblioteca de Alexandria. Pagou grandes somas de dinheiro para afirmar a maternidade divina de Maria (século VI).

RAQUEL Ouvintes de Emissoras Latinas, continuamos falando com Jesus Cristo sobre uma devoção muito difundida no mundo católico, o rosário. O senhor nos dizia que sua mãe não havia pedido a ninguém que o rezasse. Quem, então? Talvez o senhor mesmo quando andava por estas terras?

JESUS Não, porque essa oração tem algo que não me soa bem.

RAQUEL Algo?

JESUS Uma frase. Como é isso de Santa Maria…?

RAQUEL Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós…

JESUS O da santa está bem, porque minha mãe e todas as mães são santas. São benditas. Fazem o milagre da vida, o maior de todos os milagres. Mas o da Mãe de Deus…

RAQUEL Bom, Mãe de Deus porque…

JESUS Deus não tem mãe nem pai. Se os tivesse, não seria Deus.

RAQUEL Mas como o senhor é o Filho consubstancial de Deus Pai e Maria é sua mãe, então Maria é também a Mãe de seu Pai, que é Deus… Isto é um dogma.

JESUS Não, isso é um enredo. Deus não tem princípio nem fim. Se tivesse uma mãe, seria mortal como qualquer filho de mulher. Quem inventou semelhante coisa?

RAQUEL O ignoro, mas posso consultar a… Deixe-me ver… talvez à psicóloga britânica Anne Baring1. Ela sabe muito sobre sua mãe. Anne Baring?… Estou ligando para que nos resolva uma dúvida… De onde saiu isso de que Maria é mãe de Deus?

ANNE Do Concílio de Éfeso, no século quinto. Foi uma manobra do bispo Cirilo. Este bispo, um personagem arrogante que por fanatismo havia ordenado queimar a Biblioteca de Alexandria, estava lutando com outro bispo chamado Nestório.

JESUS E o que tem a ver esse pleito de bispos com a minha mãe?

RAQUEL Pergunta Jesus Cristo o que tem a ver isso com sua mãe.

ANNE Nesse Concílio, Cirilo quis liquidar as ideias de Nestório sobre Maria. E para isso, propôs a “Theotokos”.

RAQUEL A quê?

ANNE “Theotokos”, palavra grega. Que Maria é mãe de Deus. Como aos demais bispos lhes parecia uma heresia afirmar que Deus tem mãe, Cirilo os subornou com grandes somas de dinheiro. E ganhou a votação. Digamos que o de “Mãe de Deus” foi um dogma bem pago.

RAQUEL Obrigada, Anne. Francamente… Nossa audiência deve estar aturdida. E o senhor, Jesus Cristo, o que pensa do que acaba de ouvir?

JESUS Penso que para engrandecer a minha mãe não é preciso diminuir a Deus.

RAQUEL Se sua mãe estivesse agora conosco…

JESUS Riria igual a mim. Nem sequer Paulo, que se enrolava tanto falando de mim e de Deus, chegou a dizer uma coisa semelhante.

RAQUEL Mas, então, quem é Maria?

JESUS Maria é minha mãe.

RAQUEL E Deus?

JESUS Deus é Deus, Raquel. Deus não tem mãe. E sabe por quê? Porque Deus é mãe.

RAQUEL Um momento, Jesus Cristo, que tenho uma ligação… Sim? Como vai ser? Por onde?… Obrigada pelo aviso. Jesus Cristo, temos que ir.

JESUS O que foi?

RAQUEL Parece que um grupo de cristãos está indignado com as coisas que o senhor está dizendo e vem para cá. Querem apedrejá-lo. São fundamentalistas do Vaticano, fanáticos.

JESUS Como os de Cirilo! A história se repete. Quando falei aqui em Nazaré, há dois mil anos, foi a mesma coisa. É que nenhum profeta é bem recebido em sua terra… nem em sua igreja. Vamos!

RAQUEL E para onde?

JESUS Para Cafarnaum. Quero voltar a ver o lago da Galiléia! Vamos embora.

RAQUEL Pois nos vamos. Para Emissoras Latinas, reportou Raquel Pérez.

19- MÃE DE DEUS?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.