27- MALDITOS OS RICOS?
Jesus cristo amaldiçoa os ricos!
RAQUEL Os microfones das Emissoras Latinas continuam situados aqui, no Monte das Bem-Aventuranças. Ante nossos olhos, uma vista panorâmica do lago de Galiléia. E conosco, Jesus Cristo, em entrevista exclusiva. O senhor se referiu no segmento anterior a segunda parte do histórico discurso que pronunciou neste Monte. Do que o senhor falou nessa segunda parte?
JESUS Bom, eu primeiro bendisse aos pobres, os felicitei.
RAQUEL E depois?
JESUS Depois, amaldiçoei os ricos.
RAQUEL Você amaldiçoou?
JESUS Sim. Amaldiçoei os ricos.
RAQUEL Pode repetir as suas palavras?
JESUS Eu disse na época e o digo agora: Malditos os ricos, os que estão fartos, porque passarão fome. Ai dos que dão risada e debocham dos pobres, porque muito em breve vão chorar e gritar quando Deus lhes esvaziar os baús, quando Deus lhes arrancar a roupa, os anéis e os deixar sem pão e sem dinheiro para comprá-lo, como eles fizeram com seus trabalhadores!
RAQUEL São palavras muito duras.
JESUS Mais duro é o coração de pedra dos que não querem compartilhar.
RAQUEL Talvez estejam nos escutando pessoas endinheiradas, mas generosas, de espírito humilde. O senhor também as amaldiçoaria?
JESUS Uma vez um jovem rico, de bom coração, queria nos acompanhar. Queria colocar a mão no arado do Reino de Deus.
RAQUEL E o que o senhor lhe disse?
JESUS Tem que se escolher: ou Deus ou o dinheiro. Se quiser se unir a nós, reparte primeiro tuas riquezas entre os pobres.
RAQUEL Se as condições eram essas, não acho que muitos ricos tenham participado de seu movimento.
JESUS Alguns entenderam, mas a verdade é que na época e agora, é mais fácil passar um camelo pelo olho de uma agulha que um rico entrar no Reino de Deus.
RAQUEL Sua mensagem não soa politicamente correta. Não te parece radical demais?
JESUS Radical, sim. Metemos o machado na raiz. E a raiz estava podre.
RAQUEL Sempre me ensinaram que o senhor era manso e humilde de coração, e agora o vejo um pouco… como diria?… um pouco intolerante.
JESUS Deus não tolera a injustiça, Raquel. No final, Deus não nos perguntará por ritos nem por pregações, nem por jejuns nem por templos. Somente nos julgará sobre a justiça. E será implacável com os injustos.
RAQUEL O senhor está muito alterado.
JESUS Não me pediu para lembrar o que eu disse neste monte?
RAQUEL Apesar de tudo, podemos encerrar nosso programa reafirmando que sua mensagem é uma mensagem de paz?
JESUS A mensagem de Deus é fogo na terra. E eu quero que arda! Escute, Raquel, se a cada manhã do mundo não desejar ardentemente que desapareçam as guerras, a violência, as mentiras, a cobiça, a ambição de poder… não entenderá nunca minha mensagem.
RAQUEL Algo mais que queira acrescentar?
JESUS Olhe o horizonte, Raquel. Neste tempo em que você vive, vejo sinais no céu que anunciam tempestade. Quem tiver olhos para ver, que os veja, e quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça.
RAQUEL Acompanhando Jesus Cristo em sua segunda vinda a nosso mundo de hoje, cada vez mais desigual e por isso cada vez mais violento. Monte das Bem-Aventuranças, Raquel Pérez, Emissoras Latinas.