52- AS PROSTITUTAS PRIMEIRO?

Radioclip en texto sin audio grabado.

“as putas primeiro que os sacerdotes”,

declara jesus cristo

Trabalhadoras sexuais ou escravas?

!(center)https://radialistas.net/wp-content/uploads/media/uploads/fotos_series/otro-dios/52g.jpg(alt_text)!

RAQUEL Cai à tarde sobre Nazaré. Os microfones de Emissoras Latinas localizados nas redondezas da cidade onde nasceu Jesus Cristo… Nada disto existia em seu tempo, não é?

JESUS Não, tudo isto era um monte.

RAQUEL Agora é um populoso bairro árabe, com bastante movimento… As bebidas alcoólicas estão proibidas, mas são vendidas. As drogas estão proibidas, mas circulam. Isto é o que chamaríamos uma zona livre, senhor Jesus Cristo.

JESUS Por que chamam assim?

RAQUEL Digamos, uma zona de tolerância. Repare naquelas mocinhas… Se o senhor estivesse caminhando sozinho, sem a minha companhia, já teriam se aproximado.

JESUS Prostitutas?

RAQUEL Sim, a prostituição, uma cicatriz social que não some nunca.

JESUS No meu tempo também tinha.

RAQUEL Bom, dizem que é a profissão mais antiga do mundo.

JESUS Melhor dizendo, a opressão mais antiga do mundo.

MOÇA Ei, barbudo! Deixa essa magrela e vem comigo!

RAQUEL Vê o que eu dizia? Atualmente, alguns as consideram trabalhadoras sexuais. Uma opção profissional como qualquer outra que a mulher escolhe livremente.

JESUS As que eu conheci não eram livres. Eram mulheres pobres, abandonadas, que precisavam dar de comer a seus filhos. Algumas eram como escravas sem poder escapar. A prostituição é uma das piores desonras cometidas contra as filhas de Deus.

RAQUEL Em um programa anterior, o senhor nos esclareceu que a prostituta mais conhecida da história não tinha sido prostituta…

JESUS Está se referindo a Maria?

RAQUEL Sim, Maria Madalena. Nos quadros, nas imagens, sempre aparece chorando a seus pés, uma grande pecadora.

JESUS Falam assim dela porque não a conheceram.

RAQUEL Imagine que até numa radionovela progressista intitulada Um tal Jesus, os autores, que falaram muito bem do senhor, a apresentaram trabalhando em um bordel na Rua dos Jasmins.

JESUS Pois quem escreveu isso está enganado.

RAQUEL Agora andam arrependidos… Dizem que não sabiam… Enfim, voltando ao tema, entraram algumas prostitutas no seu grupo?

JESUS Com certeza. Elas eram as últimas das últimas, assim que foi fácil para elas entender a mensagem. Juntaram-se ao nosso movimento.

RAQUEL O senhor as defendeu?

JESUS Eu disse que elas entrariam primeiro que os sacerdotes no Reino de Deus.

RAQUEL Palavras fortes, imagino as reações.

JESUS É que os sacerdotes as humilhavam demais. Cuspiam quando passavam, não queriam pisar nem em suas sombras. Mas os que as chamavam impuras durante o dia, iam procurá-las à noite. Hipócritas!

RAQUEL Temos uma ligação… Sim, alô?

MONA Fala Mona Sahlin, estou ligando do Ministério da Igualdade da Suécia.

RAQUEL Uma ligação da Suécia, Jesus Cristo… Sim, pode falar, senhora ministra…

MONA Pois bem, diga a Jesus Cristo que meu governo ditou leis sobre a prostituição. Em meu país não são as prostitutas que são presas e castigadas, mas seus clientes.

RAQUEL Bem feito. E os deixam presos?

MONA Sim. Porque isso é um delito. Uma violência contra as mulheres.

RAQUEL E elas?

MONA Oferecemos às prostitutas oportunidades de trabalho e de reabilitação, se elas quiserem. Não foi fácil empreender este caminho, mas por aí vamos.

RAQUEL Muito obrigada à Ministra da Igualdade da Suécia. Jesus Cristo escutou tudo. Algumas coisas vão melhorando neste mundo, não acha?

JESUS Acho e me alegra, Raquel. Será longo esse caminho, será estreito, mas é o que leva à vida…

RAQUEL E vocês, amigas e amigos de Emissoras Latinas, o que pensam? Mulheres de vida alegre, trabalhadoras sexuais ou vítimas de gênero? De Nazaré, transmitiu Raquel Pérez.