A ÁRVORE DAS ÁGUAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

a Grande Barreira de Corais, a maior estrutura construída pelos seres vivos.

EFEITO FOGUETE DECOLANDO

LOCUTOR Nos afastamos da Terra em um veloz satélite. Estamos no espaço exterior. Daqui de cima, vemos as casas pequeninas, como de bonecas.

LOCUTORA Continuamos ascendendo. Os grandes arranha-céus se perdem sob as nuvens. Mais acima… O planeta é visto redondo e completo.

LOCUTOR Desta altura, a única edificação humana que se divisa é a Grande Muralha da China, portento de civilizações.

LOCUTORA Mas o satélite sobe mais… A Terra, a nossos pés, como um globo imenso, mostra a geografia dos continentes e o azul dos oceanos.

LOCUTOR E ainda conseguimos ver, como a espinha dorsal de um colosso marinho, a maior estrutura jamais construída pelos seres vivos em nosso planeta: a Grande Barreira de Recifes de Coral.

CONTROLSICA SUGESTIVA

LOCUTORA Com dois mil quilômetros de longitude e até 150 de largura em alguns segmentos, a Grande Barreira forma um quebra-cabeça natural ao largo da costa noroeste da Austrália.

LOCUTOR A Barreira está viva e composta por inumeráveis pólipos de coral. Através de milhões de anos, geração após geração, os esqueletos calcários destes diminutos animaizinhos conseguiram o que teria parecido impossível a qualquer arquiteto: edificar em pleno oceano um muro tão descomunal que será o primeiro sinal de vida observado por naves extraterrestres quando algum dia, talvez, venham visitar nosso planeta azul.

EFEITO ONDAS BATENDO E VOLTANDO

LOCUTORA Agora descemos do satélite. Colocamos escafandros em um banco de areia branca e mergulhamos nas cálidas águas do oceano Pacífico, junto a um dos canais da Grande Barreira. As águas são limpas, transparentes, cor turquesa.

LOCUTOR É incrível o que estamos vendo… Mergulhamos entre cardumes de mil cores… Peixes anjo, peixes loro, meros enormes, barracudas, tartarugas verde-esmeralda, moréias, serpentes marinhas, arraias, anêmonas translúcidas… e o manso gigante das águas, o tubarão baleia.

LOCUTORA É uma explosão de vida jamais imaginada. Na Grande Barreira australiana há mais espécies por metro quadrado que em qualquer outro lugar do planeta.

LOCUTOR Mas o mais assombroso é a selva marinha que nos rodeia. Corais abraçados com algas vermelhas e algas laranja, corais negros salpicados de amarelo… Corais moles… Esponjas maravilhosas… Um arco-íris sob a água… Um bosque mágico onde a vida fervilha entre os corredores furta-cor dos corais.

LOCUTOR O coral é a árvore das águas. Sua cor predominante é vermelho sangue. Segundo a lenda grega, o coral nasceu do pescoço sangrando da Medusa quando foi decapitada por Perseu.

LOCUTORA Dizem que o coral é a vida completa. Nele coincidem, em fantástica simbiose, animal, vegetal e mineral, os três reinos da Natureza.