A MALDIÇÃO DO ARADO

Radioclip en texto sin audio grabado.

O arado, um dos principais desencadeadores da dominação dos homens sobre suas companheiras.

LOCUTORA Naquele tempo, as mulheres e os homens se respeitavam. Os varões saíam a caçar animais. As mulheres colhiam frutas e vegetais. Não haviam matriarcados nem patriarcados porque cada um tinha seu lugar no clã.

LOCUTOR Assim viveram homens e mulheres durante séculos, durante milênios. Assim migraram por todas as terras e povoaram os continentes.

LOCUTORA Com o aumento da população, necessitou-se mais alimentos. Enquanto os homens se dedicavam a caçar mais presas, as mulheres inventaram a agricultura.

EFEITO AMBIENTE CAMPO

MULHER Olhem!… Hão germinado as sementes… A terra é uma mãe que nos alimenta quando sabemos trata-la.

LOCUTOR O descobrimento ocorreu há uns 9 mil anos. Nossos antepassados começaram a cultivar os vales e as beiras dos rios, no Médio Oriente.

LOCUTORA Semearam trigo e cevada. Plantaram vinhedos e olivares. Também aprenderam a domesticar ovelhas e vacas.

EFEITO VACAS

LOCUTOR Com a nascente agricultura e a pecuária, se inventou… o arado.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTORA O arado foi tão decisivo como o descobrimento do fogo ou da roda. Esta ferramenta mudou o curso da civilização. E jogou por terra o equilíbrio de poder entre homens e mulheres.

LOCUTOR As mulheres eram tão mestras como os homens semeando com enxadas e paus. Mas os arados, puxados por bois, eram muito pesados.

HOMEM Deixe isso comigo, mulher. Os riscos estão saindo tortos…

LOCUTORA A maior força física dos homens fez com estes monopolizassem o manejo dos arados para cortar a terra dura.

LOCUTOR O domínio do arado permitiu outros domínios. Em carros de bois, os homens transportavam o excedente das colheitas aos mercados.

LOCUTORA Com o comércio, dominaram também os primeiros números para registrar compras e vendas. O poder econômico estava em suas mãos.

LOCUTOR E o poder militar também, usou para defender os campos cultivados, os varões se fizeram guerreiros e formaram exércitos.

LOCUTORA O domínio econômico e militar dos homens se traduziu em domínio sobre as mulheres. Donos das armas, das colheitas e das letras, os homens necessitavam uma religião para bendizer a desigualdade entre os sexos. Os sacerdotes mudaram as deusas mães por divindades masculinas.

MILITAR A partir de agora, todos os homens do reino de Babilônia deverão servir a grande deusa Marduk!

MULHER E as mulheres, grande senhor?

MILITAR A servir a nós, naturalmente.

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTORA O público e o privado ficaram bem estabelecidos. Os homens eram os produtores. As mulheres reprodutoras. A uns, donos de terras. A outras, relegadas as tarefas domésticas.

LOCUTOR Foi o arado, a maldição do arado, um dos principais desencadeadores da dominação dos homens sobre suas companheiras.

MULHER Ah, sim, verdade ? Pois haverá que inventar outra ferramenta, um arado de idéias, e arar outro campo. Sabem qual? O cerebro dos homens, para que entendam que o jugo é para os bois, não para nós.

BIBLIOGRAFIA
Helen Fisher, El primer sexo, Taurus, Madrid 2000.