A MAMÃE VOADORA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Fanny Blankers-Koen, corredora olímpica, pioneira da igualdade das mulheres no esporte.

CONTROLESICA EPORTIVA OLÍMPICA

COMENTARISTA No pódio de honra a treta campeã olímpica… ¡Fanny Blankers-Koen!

EFEITO APLAUSOS

COMENTARISTA Nunca se viu nada semelhante. A incrível Mamãe Voadora conquistou quatro medalhas de ouro nos 80 metros com obstáculo, nos 100, nos 200 metros e no revezamento 4 por 100. Espetacular, senhoras e senhores, é assombroso!

EFEITO APLAUSOS

LOCUTORA Em 1948, nos Jogos Olímpicos de Londres, Fanny Blankers-Koen, de 30 anos de idade, realizou um recorde histórico para uma atleta, quatro medalhas de ouro em uma só Olimpíada.

CONTROLESICA DE TRANSIÇÃO

LOCUTOR Fanny Blankers-Koen nasceu em 1919 no seio de uma família camponesa holandesa. Foi sempre uma garota forte e disciplinada. Praticava ginástica, natação e esgrima, até que aos quatorze anos decidiu:

FANNY Correr. É isso que eu quero. Serei a mais veloz de todas.

LOCUTORA Casou-se com seu treinador, Jan Blankers, e estreou aos 18 anos nos Jogos Olímpicos de 1936. Nessa primeira oportunidade Fanny ficou em quinta no salto em distância e quinta no revezamento 4 por 100 metros.

EFEITO BOTAS MILITARES

LOCUTOR Com a chegada da Segunda Guerra Mundial os Jogos Olímpicos foram interrompidos. Durante vários anos, Fanny dedicou-se a seu marido e a seus filhos, embora seguisse treinando sem parar.

CONTROLE MARCHA ESPORTIVA

LOCUTORA Terminada a guerra, os Jogos Olímpicos retornaram. Em 1948, Fanny Blankers-Koen chegou a Londres em um momento de plenitude. Já possuía seis recordes mundiais.

LOCUTOR Nessa época, as mulheres tinham pouca presença nas Olimpíadas e sua participação nos esportes tidos como varonis provocou escândalo.

MULHER 1 É uma péssima mãe. Abandona a seus filhos pequenos para meter-se em coisas de homens.

MULHER 2 Pois eu acho que é admirável. Um exemplo para nós mulheres.

CONTROLESICA ESPORTIVA

LOCUTORA A Mamãe Voadora, como a chamaram desde então, somou mais quatro medalhas de ouro a seus triunfos esportivos. E não pode competir no salto em altura e distância, provas nas quais sustentava recordes mundiais, pois as datas destas competições coincidiam com as corridas.

COMENTARISTA (EXALTADO) Mais longe, mais alto, mais forte!… O lema olímpico se encarna hoje na holandesa Fanny Blankers-Koen, uma atleta integral, uma vertiginosa corredora, uma mulher com asas!

EFEITO APLAUSOS

LOCUTORA Em 1999, quando se comemoravam os cem anos da participação das mulheres nos Jogos Olímpicos, Fanny Blankers-Koen, foi homenageada como a melhor atleta feminina do século vinte pela Associação Internacional de Federações de Atletismo.

FANNY Tudo o que eu fiz foi ganhar umas tantas corridas. Devo dizer que estou surpresa. Mas muito lisonjeada também.

LOCUTOR Até hoje, nenhuma mulher voltou a ganhar tantas medalhas de ouro em uma competição esportiva.

CONTROLESICA TRISTE

LOCUTORA Aos 85 anos de idade e com um quadro de medalhas completo, Fanny Blankers-Koen fez sua última corrida ao mais além. Morreu em Amsterdã a Mamãe Voadora, pioneira da igualdade das mulheres no esporte.

BIBLIOGRAFÍA
http://www.rnw.nl/cgi-bin/home/homeInforma.pl