AFINANDO O OUVIDO (2)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Diferentes tipos de equalizadores.

No radioclip anterior repassamos as freqüências que o ouvido humano é capaz de distinguir, o chamado espectro audível (20 Hz a 20 kHz) e como o dividimos em graves, médios e agudos.

Este espectro é o que o ouvido escuta, mas as vozes que emitimos também podemos classificá-las da mesma forma. As mulheres, por exemplo, emitem sons mais agudos que os homens.

• Freqüências centrais (chamado corpo da voz):

Homens: 100-150 Hz.
Mulheres: 200-250 Hz.

Estes são os padrões, mas quando, por exemplo, estamos gripados nossa voz soará mais nasal, entre 500-1000 Hz.

Também há garotas que têm muitos agudos e seus “s” assobiam, emitindo freqüências acima dos 6 kHz.

Mas na hora de gravar ou editar, podemos jogar com estas freqüências. Se quisermos baixar os agudos que apitam, deveremos atenuar as freqüências de 6 kHz ou, caso contrario, aumentá-las dando-lhes ganho.

Esta operação pode ser executada com os equalizadores. E falamos de “operar” porque para equalizar temos que ser como meticulosas cirurgiãs e delicados cirurgiões.

Tipos de Equalizadores

Nos softwares de áudio para computadores temos uma infinidade de tipos e apresentações de equalizadores gráficos, mas todos funcionam de maneira similar aos que encontramos nos consoles de áudio.

Podemos dividir os equalizadores em três tipos:

1. Shelving

De estante, pelo seu nome em inglês. São os equalizadores mais básicos. Encontram-se em equipamentos de som e consoles simples.

Só têm um controle que, girando para um lado, sobe os agudos, e para o outro sobe os graves.

Outros, um pouquinho mais evoluídos, separam as freqüências em três ou mais bandas para que atuemos independentemente.

2. Paramétricos

São mais complicados de usar, mas conseguimos uma equalização mais detalhada.

Por cada freqüência, graves, por exemplo, temos dois botões. Com um, selecionamos a freqüência sobre a qual vamos atuar, e com o outro, atenuamos ou aumentamos o ganho da freqüência escolhida.

3. Filtros

A maior parte das vezes são um simples botão no console que, ao apertá-lo, corta todas as freqüências abaixo da freqüência de corte, por exemplo, 80 Hz.

Em outros filtros mais avançados, sobretudo os que vêm no software, podemos escolher a partir de que freqüência será o corte.

Os mais comuns são os filtros de corte passa por baixo ou passa por cima.

Os primeiros deixam passar as freqüências que estão abaixo da freqüência de corte e atenuam ou eliminam as que estão por cima. Os de passar por cima fazem o contrario.

Já equalizamos muito por hoje. Deixemos para o próximo clip a forma de usar estes equalizadores ao gravar vozes e instrumentos.