100 CONCURSOS PARA SUA RADIO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Façamos concursos, sim, mas divertidos. Para brincar, para rir-nos. Também para aprender algumas coisas. Mas, sobre tudo, para passá-la bem.

Em algumas rádios educativas promovem concursos desse tipo:

E que ano nasceu o libertador Simón Bolívar?
Que é uma planta fanerógama?

Resultam muito escolares. E soam ser chatas.

Façamos concursos, sim, mas divertidos. Para brincar, para rir-nos. Também para aprender algumas coisas. Mas, sobre tudo, para passá-la bem

E onde encontraremos esses concursos simpáticos e saborosos? Para começar, aqui lhes mandamos uma centena deles.

CHAMEM À RADIO!
O locutor convida a telefonar à emissora. Entre os que chamem, sem mais requisitos, que seu nome e endereço, se rifa um ou vários prêmios. Este concurso – o mais simples de todos – pode tornar muito últil quando a audiência é baixa e queremos fomentar a participação. Ou quando queremos conhecer desde de que lugar nos chamam. Também pode-se tirar aleatoriamente uma letra do alfabeto. E ganham todos e todas cuja inicial do primeiro nome coincida com esta letra.

ADIVINHA, ADIVINHAÇÃO…
A locutora lança ao ar uma adivinhação e pede a resposta.

¿QUIÉN SERÁ, SERÁ?
Se deixa escutar uma breve gravação com a voz de um personagem conhecido em nosso meio. Pode ser um político, uma artista, um desportista… Quem chama debe identificá-lo.

VAMOS CONTAR MENTIRAS
O público chama e conta mentiras. Ganha quem contar o maior disparate, a mentira mais mentirosa, o mais descabelado.

COMO SE CHAMA A CANÇÃO?
Soa um tema instrumental conhecido e há que adivinhar o nome da canção. Ou se lançam as primeiras notas instrumentais de um tema cantado. Ou também se pode convidar ao estúdio algum amigo ou amiga que vá tocando no teclado as notas mais sugestivas de uma canção.

O TESOURO ESCONDIDO
Em tal praça da cidade, num parque ou algum lugar público, há um tesouro escondido. Ganha quem primeiro o encontre e o traga à rádio! O que se esconde é um envelope com alguma contrasenha ou identificação da emissora. Se pode esconder no calho de uma árvore, debaixo de um banco ou onde seja. Quem dá com o envelope, deve ir à rádio a pagá-lo pelo prêmio indicado.

LA FRASE DESPELOTADA
Alo longo do programa se vão soltando, desordenadamente, várias palavras que formam uma frase com sentido. Quem primeiro complete a frase, ganha. Ou se rifam prêmios entre todas e todos os que chamem. Também podem-se ir dizendo letras desordenadas para formar uma só palavra.

TRAVANGUA!
Ganha quem chame primeiro à rádio e diga o travalínguas mais longo. Ou quem repita uma frase longa e enredada dita pelo locutor.

AVÍSA-O DE TRÊS MANEIRAS
Trata-se de dar uma noticia rindo, chorando e cantando. A locutora diz um texto breve e os concursantes devem interpretá-lo nesses três tons. As informações de farândula são as melhores para este concurso.

ESTA VEZ VOCÊ É O JUIZ
Um advogado dá os elementos de um caso e pergunta à audiência: quem é o culpado e por que? Ganha quem dá a resposta correta. Ou se rifa um prêmio entre os que acertaram. Também pode-se convidar a uma médica para que dê os síntomas de uma enfermidade e os ouvintes devem fazer o diagnóstico. Ou a uma psicóloga que proponha um problema de relações humanas. É uma espécie de consultório ao contrário, onde os ouvintes debem solucionar o caso. No final, é conveniente que o profissional confirme ou não a opinião correta.

Descarrega todos concursos.

BIBLIOGRAFIA
http://www.radialistas.net/clip2.php?id=1400021