12- MARIA VIRGEM?

Radioclip en texto sin audio grabado.

Jesus cristo no nasceu de uma virgem declara ele mesmo

RAQUEL Interrompemos o sinal por uns minutos, mas já estamos de novo com nossa audiência, totalmente desconcertada, e com Jesus Cristo, nosso entrevistado especial.

JESUS Parece-me que você quer continuar perguntando sobre minha mãe.

RAQUEL Sim, claro, e o senhor me desculpe, mas eu me documentei muito bem para esta entrevista. Na Bíblia, encontrei a prova definitiva de que Maria foi mãe sem deixar de ser virgem.

JESUS Ah, sim? E onde a encontrou?

RAQUEL No livro do profeta Isaías. Escute: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel.” Isaías 7, 14.

JESUS Mas eu não me chamo Emanuel. Chamo-me Jesus.

RAQUEL O problema não é o nome do menino, porém a virgem que o pariu.

JESUS Pois não sei, mas me parece que você comprou gato por lebre.

RAQUEL Como gato por lebre?

JESUS Por que não pergunta a esse seu amigo para quem você ligou outro dia?

RAQUEL Não, a ele não, a uma amiga. Aqui tenho um telefone. Deixe-me ver… Vou ligar para Ivone Gebara,1 uma teóloga brasileira muito séria… Alô?

IVONE Sim?

RAQUEL Sou Raquel Pérez, de Emissoras Latinas. Estou ligando para uma consulta teológica. O profeta Isaías falou de uma virgem dando à luz. Verdadeiro ou falso?

IVONE Bom, na realidade, o profeta não escreveu “virgem”, mas sim “moça jovem”. Mas depois alguns tradutores mudaram “moça jovem” e escreveram “virgem”.

RAQUEL Os tradutores da Bíblia mudaram a palavra?

IVONE Sim. Isso costuma acontecer com as traduções.

RAQUEL Mas Mateus usa essa profecia em seu evangelho.

IVONE E Marcos, que é mais antigo que Mateus, nem a menciona. E Paulo, em todas as suas cartas, nunca fala de virgens dando à luz. Eu creio que não se esqueceriam de um prodígio semelhante, não acha?

RAQUEL Então, não entendo mais nada.

IVONE É muito fácil de entender. Na antiguidade, para tornar muitos homens famosos ainda mais famosos, os fizeram nascer de mulheres fecundadas por deuses. Assim fizeram com Buda, com Confúcio, com Zoroastro, fundadores de outras religiões. Seus seguidores disseram que haviam nascido de mulheres virgens. Assim os divinizavam.

RAQUEL E o mesmo fizeram com Jesus Cristo?

IVONE O mesmo.

RAQUEL Pois muito obrigada por esta informação, Ivone Gebara.

JESUS Vê o que eu lhe dizia, Raquel? Gato por lebre.

RAQUEL Mas, então, o anjo anunciando a Maria é também uma lenda? O senhor nasceu como… como…

JESUS Como você nasceu, como todos nascemos, de um homem e de uma mulher. Que mal há nisso?

RAQUEL Mal, nenhum. Mas…

JESUS Vou contar-lhe uma coisa que me aconteceu uma vez em Cafarnaum. Eu estava falando, anunciando o Reino de Deus. E uma mulher do povo levantou a voz: “Bendito o ventre que lhe levou e os peitos que lhe amamentaram.”

RAQUEL Bonito elogio para sua mãe.

JESUS Pois eu fiz um melhor. Eu disse: Não bendiga o ventre nem os peitos. Bendiga o espírito dessa mulher que ouviu a palavra de Deus e a conservou em seu coração.

RAQUEL Como assim?

JESUS Raquel, a palavra de Deus é uma semente que fecunda o espírito, não a carne. A palavra de Deus fecundou o espírito de minha mãe Maria e de quem luta pela justiça. Quer um milagre maior que esse?

RAQUEL O que quero é que nossa audiência opine. Se Maria não era virgem, onde fica nossa fé na virgem Maria? De Nazaré e para Emissoras Latinas transmitiu Raquel Pérez.