A MUSA DO RISO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Palavras de Tália, musa da comedia, deusa da picardia.

LOCUTOR Antes de Melpômene, musa da tragédia, já habitava o Monte Parnaso outra musa, alegre e dançarina, coroada de hera e com uma risonha máscara na mão.

LIA Venham a mim os comediantes, as graciosas, os mimos e pantomimos, venham os palhaços, as brincalhonas, os bufões e jocosos, piadistas e humoristas, sátiras e saltimbancos, que reine a alegria e comece a festa!

LOCUTOR Chamava-se Tália e era a musa da comedia, a deusa da picardia, inspiradora de quem ri e faz rir à Humanidade.

CONTROLSICA ALEGRE

LOCUTOR Antes do teatro sério foi o cômico. Antes da tragédia e seus desafogos, foi a comedia e suas gargalhadas.

LIA O riso!… Presente dos deuses, beleza do rosto e remédio para a alma. Bem-aventuradas as que riem, bem-aventurados os que rolam de rir, porque descobriram um manjar mais delicioso que a ambrosia!

EFEITO RISADA DE CRIANÇA

LOCUTOR O riso ajuda a sobrelevar a vida. Se levarmos demasiadamente a sério os problemas da família, do bairro, da fábrica, do país, do mundo… ficamos a beira do suicídio..

LIA Eu, Tália, musa da comédia, digo: “no mal tempo, boa cara”. E digo também: “aprenda a rir-se de si, antes que os outros o façam”.

EFEITO RISADA DE UM ADULTO

LOCUTOR O riso é democrático. Põe todo mundo em seu lugar.

LIA Eu, Tália, digo que o riso é um tribunal invisível onde os seres humanos se igualam. Ante uma boa ironia não há petulância que resista, não ficam de pé nem convencidos nem vaidosas, metidos nem presunçosas. (RI)

EFEITO RISADAS DE VARIAS PERSONAS

LOCUTOR O riso é subversivo. Serve para enfrentar o inimigo. No carnaval, com máscaras e danças, nossos povos aprenderam a satirizar aos conquistadores e aos maus governantes. Burlando-se deles, perdem o medo deles.

LIA Eu, Tália, musa das musas, digo: “A cólera é a debilidade do forte. O riso, a força dos débeis.”

EFEITO RISADAS EM TERCEIRO PLANO

CONTROLSICA SUGESTIVA

LIA E as minhas irmãs mulheres lhes aconselho: “Levantem-se! Deixem a máscara da tragédia e mostrem o rosto alegre das vencedoras.”

CONTROL SOBESICA SUGESTIVA

LOCUTOR Dizem que na lua nova, quando a noite parece uma imensa cortina de teatro, a deusa Tália volta a rondar a terra. Faz cosquinhas nos tristes, torna ridículo aos pedantes e se reúne com as mulheres para dar-lhes valor.

BIBLIOGRAFÍA
Henri Bergson, La Risa, Espasa-Calpe, Madrid 1973.