A SÁBIA DOUTORA DE SALERNO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Trotula de Salerno, pioneira da ginecologia e da obstetrícia.

TROTULA Vocês são homens. O que sabem sobre o corpo de uma mulher?

LOCUTOR Casada com um famoso médico italiano, mãe de dois filhos médicos, Trotula de Ruggero também havia estudado medicina em Salerno, a primeira universidade de medicina daquela Europa medieval do século 11.

EFEITO CHÔRO DE BEBÉ

DOUTOR Mas, doutora Trotula, você tirou o bebê ao contrário…

TROTULA O importante é que estão vivos, o menino e a mãe.

LOCUTOR Naquele tempo, a cesárea somente era empregada para salvar a vida do feto quando a mãe já havia morrido.

RELIGIOSO Na Bíblia, doutora Trotula, Deus disse claramente à mulher: “parirás com dor os teus filhos”.

TROTULA Desculpe-me, padre, mas para mim o principal interesse como médica é aliviar o sofrimento das mulheres, que são muitos. Claro, como os homens não dão a luz, o que lhes importa. Eu queria vê-los parindo enquanto lêem a Bíblia!

CONTROLSICA ITALIANA DE ÉPOCA

TROTULA A infertilidade pode dever-se tanto à mulher como ao homem. Ambos podem ter defeitos para conseguir a fecundação.

DOUTOR Nunca ouvimos nada semelhante. Se a mulher não fica grávida… quem senão ela será a responsável?

TROTULA E o que sabe você, meu senhor, sobre os nossos órgãos internos? Por isso é necessário que muitas mulheres estudem medicina.

LOCUTOR Trotula de Ruggero foi a primeira ginecologista da história. Na Escola de Salerno liderava um grupo de mulheres médicas. De toda Europa vinham para estudar com ela.

TROTULA (MEIA VOZ) Este é outro de nossos sofrimentos. Como os homens dão tanta importância a esta pelinha…

LOCUTOR Trotula desenvolveu muitos métodos para “reparar” a virgindade perdida, desde delicadas costuras até sanguessugas na noite de bodas.

CONTROLSICA ITALIANA DE ÉPOCA

LOCUTOR A doutora de Salerno escreveu vários tratados sobre a anatomia e fisiologia feminina. O mais famoso, conhecido como Trotula Maior, explica a menstruação, a concepção, a gravidez, o parto, o puerpério, o controle de natalidade, as doenças do útero e das vias urinarias. Esta magnífica obra foi referencia obrigatória nas melhores universidades da Europa até o século 16.

DOUTOR Se morrem, será por vontade de Deus…

TROTULA Não, doutor, morrem por causa da sujeira.

LOCUTOR A doutora de Salerno considerava a prevenção como o aspecto mais importante da medicina. Por isso, escreveu um segundo tratado sobre o cuidado com a pele, a higiene e a cosmética.

TROTULA Uma alimentação equilibrada, uma dieta sadia. Massagens com azeites. Banhos mornos com ervas. Exercícios ao ar livre. A beleza dos corpos reflete a harmonia do universo.

LOCUTOR As obras de Trotula foram plagiadas e copiadas inúmeras vezes, mas atribuindo sua autoria a cientistas homens.

DOUTOR Ela não poderia ter escrito um texto tão extraordinário. Estes livros de medicina são muito profundos para a mente de uma mulher.

LOCUTOR Trataram de eliminar seu nome da história da medicina. Até disseram que a sábia doutora de Salerno nunca existiu.

CONTROLSICA ALEGRE

LOCUTORA Mas Trotula de Ruggero, pioneira da ginecologia e a obstetrícia, sim existiu. Seus avanços científicos atravessaram os séculos e aliviaram, como ela queria, a dor de uma infinidade de mulheres.

BIBLIOGRAFÍA
Monica H. Green, The Trotula, A Medieval Compendium of Women´s Medicine, University of Pennsylvania, USA.