A VOLTA AO CORPO EM 23 SEGUNDOS

Radioclip en texto sin audio grabado.

A grande aventura do sangue e sua circulação ao redor de nosso corpo.

TURISTA: Querem vir passear comigo? Animem-se!…O turismo de aventuras… pura adrenalina!…Como explico a vocês? … É como subir e cair em uma montanha russa… Não, não… é como se lançar de um tobogã, desses que vemos nas piscinas… só que este tem vários quilômetros de comprimento!…Que dizem? Vem comigo?
 
CONTROLE MUSICA DE SUSPENSE

LOCUTOR Em breves instantes, começará a grande corrida.

EFEITO BATIDAS DO CORAÇÃO

LOCUTOR O coração está preparado.

TURISTA : Mas antes, eu tenho que ficar pequenininha … mais pequenininha… mais… agora meço … uma coisinha de nada… uma milésima parte de um milímetro… assim de tão pequenina que sou!

LOCUTOR: É o momento de subir no bote, um diminuto bote inflamável, parecido com um salva-vidas, de cor escarlate… Junto ao seu , viajarão muitíssimos mais… São os conhecidos glóbulos vermelhos.

TURISTA: Que emoção!… Vou fazer uma viagem pelo corpo humano…Uma viagem pelas artérias e as veias, no jato de sangue que sai do coração…

LOCUTOR: Já está preparada?

TUISTA: Sim, quando quiser.

LOCUTOR: Pois agarre-se bem!… Sinal de partida!

EFEITO JATO

TURISTA: Aiiiiiiiiiiiii!

LOCUTOR: A aventura começa na parte alta do coração… O coração se contrai e o sangue é impulsionado para baixo… Uma nova contração e uma correnteza de sangue entra no grande canal, a artéria aorta…

TURiSTA: Esta artéria é como o rio Amazonhas do corpo humano!… Me afogo!

LOCUTOR: A grande artéria aorta se ramifica em numerosos riachos. Uns sobem à cabeça, outros descem aos braços, à coluna, se bifurcam, se atiram pelas pernas.

TURISTA: Não tão rápido que…!

LOCUTOR: Infinitos riachos, mais finos que um tubinho, mais finos que um cabelo, levam sangue por todo o organismo. A extensão deste intrincado sistema de rigação é de 150 mil quilômetros…! 150 mil quilômetros!… muito mais extenso que o esgoto da maior cidade do mundo.

EFEITO DE ÁGUA CORRENTE

TURISTA (SOPRO): Ufff… agora está mais suave….Sigo montada neste glóbulo vermelho. Junto a mim, na gota de sangue em que vou, viajam cinco milhões de botinhos redondos iguais ao meu.

LOCUTOR: Como temos cinco litros de sangue, no corpo humano há um total de 25 bilhões de glóbulos vermelhos.

TURISTA: Quantos disse? 25 bilhões?

LOCUTOR: Sim, uma quantidade que escapa a toda imaginação. Se forem colocados em um fila, um atrás do outro, os glóbulos vermelhos de uma só pessoa chegariam a formar um cinto tão comprido que poderia dar quatro vezes a volta ao planeta Terra pelo Equador.

CONTROLE MUSICA SUGESTIVA

TURISTA RESPIRA PROFUNDAMENTE

LOCUTOR: Os glóbulos vermelhos são transporte de carga. Levam o oxigênio a cada uma das células do corpo, desde o cocuruto até o dedo mindinho do pé. Com esse oxigênio, as células produzirão a energia necessária para nos mover e viver.

TURISTA (TOSSE): E agora… o que acontece?

LOCUTOR: Entregado o oxigênio, os glóbulos vermelhos voltam a carregar… mas desta vez carregam lixo, recolhem o resto de dióxido de carbono produzido pelo trabalho das células… E fazem a viagem de regresso ao coração.

TURISTA: Ei, ei… que rota é esta?

LOCUTOR: Mas agora vão por outro caminho, o das veias, um intrincado sistema de conductos semelhante ao das artérias…

TURISTA: Isto está muito contaminado…

LOCUTOR: O sangue sujo chega aos pulmões, de onde se expulsa para fora do corpo o gas venenoso, o dióxido de carbono…

TURISTA RESPIRA FUNDO

LOCUTOR: Os pulmões respiram novamente o oxigênio… Já purificados, os glóbulos vermelhos, como pequenos barquinhos que voltam ao cais, regressam ao coração.

CONTROLE MUSICA EMOTIVA

TURISTA: Ufff… finalmente, chegamos. Olharei meu relógio para ver quanto durou minha viagem…Não é possível… apenas 23 segundos… inacreditável.

LOCUTOR; O sangue não dá a volta ao redor do corpo em 80 dias, como a novela de Lulio Verne. Nem em 80 horas , nem em 80 minutos. Em apenas 23 segundos, os glóbulos vermelhos que sairam do coração em uma apertada esquadra de milhões de diminutos barquinhos, regressam a ele… e começa de novo o ciclo.

CONTROLE MUSICA EMOTIVA

LOCUTOR: Ao final de um só dia, o sangue dá mais de 03 mil voltas completas ao redor do nosso corpo.

CONTROLESICA ALEGRE

LOCUTORA: Deixa-se surpreender pela Natureza. Ela não lhe pertence. Você pertence a ela.

BIBLIOGRAFÍA
perso.wanadoo.es/icsalud/circu.htm#sangre