ADÉLIA, SER EU MESMA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Desde pequena sempre quis agradar aos demais deixando de lado meus desejos. Meu pai sugeriu que eu estudasse química quando eu queria ser jornalista. Meu marido não me deixa ser química. Não sei o que fazer.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

EFEITO FESTA

ADÉLIA A festa estava em seu apogeu. Muita gente se divertindo, conversando, paquerando… menos eu.

LIZ Adélia, o que você está fazendo aí neste cantinho? Vem dançar. Mário está que te paquerando.

ADÉLIA Já vou, Liz. Estou admirando o jardim, você sabe que eu gosto da natureza.

LIZ Deixe isso pra depois. É hora de se divertir.

ADÉLIA Tudo bem. Vamos.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Mas eu não me diverti. Eu não era boa dançarina, então, depois de algumas danças, os garotos já não me convidavam mais. Muitas lembranças vieram a minha mente enquanto minhas amigas e amigos se divertiam. Como quando na minha infância…

CRIANÇAS (RISADAS)

MÃE (REVER) Adélia, o que você está fazendo pulando desse jeito? Comporte-se como uma boa menina.

ADÉLIA Mas, mãe, estou brincando…

MÃE Brincando? Você está é se sujando. Mas que menina tão tonta!… A quem será que você puxou? Eu não sou assim… Vai lá comprar pão… Anda… rápido!

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Passaram os anos. E na universidade, todas as garotas tinham um namorado, menos eu… Eu gostava tanto de Joãozinho, mas quando achei que ele ia se declarar…

EFEITO UNIVERSIDADE

JOÃOZINHO Adélia, venha, quero te apresentar a minha noiva… (PAUSA)… Sabe, meu amor? Adélia é minha melhor amiga…

ADÉLIA (PENSANDO) Amiga? (ECO)

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Diferente de mim, Liz sempre foi muito popular. Éramos amigas desde pequenas e eu me escondia atrás do seu brilho…

LIZ (RISO ALEGRE) Vou te maquiar… (CANTAROLA) Hummm!… Veja, Adélia, você ficou lindíssima. E agora, vamos à cafeteria. Vou te apresentar uns amigos…

EFEITO BAR, RUMORES

AMIGO (CAÇOANDO) Nossa, que garota tão calada!… O gato comeu a sua língua?

LIZ Não seja grosseiro.

AMIGOS (RISOS)

LIZ Vamos falar de química e verão como ela começa a falar.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ADÉLIA E tinha isso. Eu gostava de comunicação, queria ser jornalista. Mas meu pai, que era químico, me “sugeriu” essa carreira. E eu não pude me negar.

EFEITO APLAUSOS

PAPAI Estou orgulhoso de ti, filhinha. Você seguiu os meus passos.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Custou-me para conseguir trabalho, mas, no fim, entrei em um laboratório. Eu tratava de ser amável com meus colegas, mas acho para eles, eu não parecia simpática.

GAROTA Você vem à reunião?

ADÉLIA Que reunião?

GAROTA É a apresentação de um novo produto e o chefe convidou todo o departamento.

ADÉLIA (PENSANDO) Menos a mim.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ADÉLIA Se estou casada? Sim, com Mário. O conhecia desde a infância e bom…

EFEITO MARCHA NUPCIAL

ADÉLIA Meu casamento era normal, como qualquer um… Eu trabalhava, cuidava da casa e apoiava Mário em tudo…

EFEITO CASA

MÁRIO Adélia, preciso terminar uns informes. Você faz isso muito bem, me ajuda?

FILHO Mamãe, arruma o meu quarto? Não tenho tempo.

ADÉLIA Quem não tem tempo sou eu. Tenho muito trabalho pendente…

MÁRIO Amor…

FILHO Mãe…

ADÉLIA Está bem, está bem.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Até que um dia…

EFEITO CASA

ADÉLIA Mário, a empresa me manda a um congresso. É a primeira vez que me levam em conta. Estou feliz.

MÁRIO Ah, sim? Quando?

ADÉLIA Dentro de um mês.

MÁRIO Acho que… Escute, Adélia. Você não poderá ir.

ADÉLIA Como?

MÁRIO Coincide exatamente com uma viagem de negócios que tenho agendada.

ADÉLIA Mário, isto é muito importante para mim. É a primeira…

MÁRIO Não fique chateada, meu amor. O meu é urgentíssimo.

ADÉLIA Mas…

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Me senti tão mal que contei para a Liz. Ela ficou furiosa…

LIZ Mário é um egoísta, amiga. Mas você é boba. Como não vai a esse congresso? Por favor!

ADÉLIA Mas o que vou fazer, Liz? É meu marido.

LIZ Você é uma profissional, Adélia.

ADÉLIA Ele tem uma viagem de trabalho.

LIZ Você também, Adélia. Você também.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA (PENSANDO) Sinto raiva de mim mesma. Minha vida toda tenho buscado agradar a minha família: ao meu pai, aos meus irmãos, ao meu filho…

LIZ (REVER) Adélia, estão se aproveitando de você.

ADÉLIA Sim, se aproveitam e eu deixo que eles façam isso. Mas, como posso dizer não se eles precisam de mim? Como posso enfrentar a minha família? Não, não é isso… Liz tem razão, eu devo enfrentar é a mim mesma. Não sei o que fazer. E você, o que faria no meu lugar?

CONTROLE MÚSICA SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

ADÉLIA Mas o que eu faço, Liz? É meu marido.

LIZ E você é uma profissional, Adélia.

ADÉLIA Ele tem uma viagem de trabalho.

LIZ Você também, Adélia. Você também.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Depois de conversar com Liz, me pus a pensar em mim mesma…

MÃE (REVER) Adélia… Que garota tonta!

PAI (REVER) Uma química como eu!

MÁRIO (REVER) Não vai viajar, Adélia.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ADÉLIA Liz sempre me disse que aceito imposições dos demais porque eu mesma não gosto de mim.

CONTROLE CAFETERIA

LIZ Então, Adélia? Vai ou não vai viajar?

ADÉLIA Liz, não quero brigar com o Mário.

LIZ E a forma de não brigar é renunciando a tua viagem?

ADÉLIA Não diga isso, Liz.

LIZ E se eu falar com Mário?

ADÉLIA Está louca.

LIZ Sim, seria pior… Veja, tenho uma idéia… quer vir comigo?

CONTROLE MÚSICA NEW AGE

ADÉLIA Fomos a um lugar onde havia muitas mulheres. Estavam fazendo ginástica, outras cantado, algumas meditando, ou simplesmente, conversando. Senti-me fora de foco.

LIZ O que você acha?

ADÉLIA Não sei, me sinto estranha.

LIZ Vamos, te apresentarei a uma amiga.

CONTROLE MÚSICA SUAVE

ADÉLIA Sua amiga era uma fantástica psicóloga. Rapidamente, confiei nela.

TERAPEUTA E como você está, Adélia?

CONTROLE MÚSICA NEW AGE

ADÉLIA Ela me ensinou que a auto-estima não é um remédio para tomar, que passará algum tempo até que eu entenda que eu sou o mais importante para mim mesma. Mas que eu tinha que por em prática já…

EFEITO CASA

ADÉLIA Mário, tenho que te dizer algo.

MÁRIO Ah, sim? O quê?

ADÉLIA Que vou viajar. Sinto muito, Mário. Esta é a minha vez.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

ADÉLIA O congresso foi ótimo. E eu continuo aprendendo com o grupo de mulheres que não posso renunciar a mim para servir e agradar aos demais, ainda que sejam meu filho e meu marido.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

ADÉLIA Mas o que eu faço, Liz? É meu marido.

LIZ E você é uma profissional, Adélia.

ADÉLIA Ele tem uma viagem de trabalho.

LIZ Você também, Adélia. Você também.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Liz tem razão. Eu sou uma profissional e esta é uma oportunidade para que reconheçam o meu trabalho. Durante muito tempo sofri porque ninguém me dava valor e agora…

MÁRIO (REVER) Adélia, você não poderá ir.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ADÉLIA Me deprimi. Mário não percebia meu sofrimento e meu filho era como ele.

FILHO (REVER) Tchau, mãe. Tenho uma partida de basquete, já volto.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Dois colegas que também tinham sido convidados pro congresso estavam se preparando…

HOMEM Já está com tudo pronto, Adélia? Falta pouco para a viagem…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ADÉLIA Sim, já tinha preparado alguns informes e estava preparando o material que a empresa tinha que expor. Eu tinha muita vontade de ir, mas Mário tinha se esquecido do assunto.

CONTROLE MÚSICA ROMÂNTICA

EFEITO CASA

MÁRIO Adélia, vamos ao cinema?

ADÉLIA Não, Mário. Não…

MÁRIO O que está acontecendo? Você está tão arisca.

ADÉLIA Não. Não é nada.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ADÉLIA Faltava muito pouco para o congresso e o chefe nos chamou a uma reunião para coordenar nossa participação. Eu tremia quando me perguntou…

CHEFE Adélia, tudo pronto?

ADÉLIA Sim, senhor.

CHEFE Então, a viagem é na próxima terça. Comece a providenciar a sua passagem.

ADÉLIA Senhor, gerente… É que… eu… não posso ir.

CHEFE Como?

ADÉLIA Aconteceu um problema muito sério na minha casa. É que eu não posso ausentar nesses dias… eu…

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA O chefe ficou muito bravo e nomeou outra pessoa para me substituir. Ainda que tenha perdido a viagem, me senti aliviada, já não tinha que enfrentar o Mário. Assim é que tem que ser, a família em primeiro lugar. Espero que haja alguma outra oportunidade para mim.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*TERCEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

ADÉLIA Mas o que eu faço, Liz? É meu marido.

LIZ E você é uma profissional, Adélia.

ADÉLIA Ele tem uma viagem de trabalho.

LIZ Você também, Adélia. Você também.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ADÉLIA Liz me deixou inquieta. Por que sempre tenho que adiar meus desejos? Eu quero ir a esse congresso…

EFEITO TELEFONE

ADÉLIA Alô, Liz? Quero falar contigo, amiga.

CONTROLE MÚSICA SUAVE

ADÉLIA Com ela eu me sentia bem, podia sentir seu carinho e o grande valor de sua amizade.

LIZ Lembra quando no colégio você fazia o jornal mural? Você era tão tímida que não colocava o teu nome. Eu é quem levava os aplausos.

ADÉLIA Sim, eu queria ser jornalista. Mas meu pai…

PAPAI (REVER) Química, filhinha… química

LIZ Não fique triste. O que você acha se brincarmos de perguntas e respostas rápidas?

ADÉLIA Como?

LIZ Eu te falo uma palavra e você responde a primeira coisa que te vier à cabeça.

ADÉLIA Ok…

CONTROLE MÚSICA TENSA

LIZ Vermelho…

ADÉLIA Fogo

LIZ Homens…

ADÉLIA Controle

LIZ Mulheres…

ADÉLIA É… amor

LIZ Mãe…

ADÉLIA Resignação

LIZ Química…

ADÉLIA Me obrigaram.

LIZ Jornalismo…

ADÉLIA É… Não. Já não quero continuar. Este jogo me deixa mal. (SOLUÇANDO)

CONTROLE MÚSICA TRISTE

LIZ Desculpe, amiga. Só queria te ajudar. Diga-me, você está realmente interessada nesse congresso?

ADÉLIA É uma oportunidade.

LIZ Mas você quer essa oportunidade?

ADÉLIA Não sei… não sei…

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ADÉLIA Pensei muito, chorei muito, lembrei de muita coisa. Depois de tanto chorar comecei a ver as coisas de outro modo. O que eu queria na realidade? (PAUSA, RINDO) Sim, isso é…

EFEITO TELEFONE

ADÉLIA Liz? Amiga querida, não vou viajar. Tinha razão, não estou interessada.

LIZ Então, Adélia?

ADÉLIA Vou fazer o que sempre quis, Liz. Jornalismo. Um programa de rádio.

LIZ Adélia!

ADÉLIA Sim, é o meu. E agora tenho mais motivos para fazê-lo…

LIZ Adélia!

EFEITO DIAL, MÚSICA DA SÉRIE

ADÉLIA Amigas, amigos… Sou Adélia Gonçalves. Trago-lhes histórias cotidianas, como as de cada uma de nós. Uma história para contar, um conflito para resolver…

CONTROLE MÁSCARA DE MULHERES EM CONFLITO

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

p=. **********************************

p=. GUIA DE DEBATE*

_Desde pequena sempre quis agradar aos demais deixando de lado meus desejos. Meu pai sugeriu que eu estudasse química quando eu queria ser jornalista. Meu marido não me deixa ser química. Não sei o que fazer._

_Primeira solução: Adélia vai ao congresso de química, ainda que contra a vontade de seu marido._
* _Segunda solução: Não vai ao congresso e aceita a negativa de seu marido._
* _Terceira solução: Decide deixar a química e fazer um programa de rádio para ajudar a outras mulheres como ela._

p=. **********************************

*Auto-estima*

A auto-estima é uma necessidade básica que temos de satisfazer para alcançar o desenvolvimento harmônico de nossa personalidade. Ajuda-nos a seguir em frente com nossos planos e projetos:

* Porque faz crescer nossa imagem interna.
* Nos dá força, mantém a motivação ante fracassos e falhas.
* Nos ajuda a fixar metas e aspirações posteriores.

A auto-estima é uma obrigação radical, básica, como respirar, alimentar-nos bem e dormir suficientemente. É o dever que temos de nos conhecer, nos aceitar e nos amar tal qual somos.

_A auto-estima compreende dois elementos:_

1. A consciência que temos sobre nós mesmos, de quais são os traços de nossa identidade, qualidades e características mais significativas de nossa maneira de ser. Este grau de consciência o chamaremos autoconceito.
2. O segundo componente é um sentimento: o apreço e amor que experimentamos sobre nossa própria pessoa, a consideração que mantemos dos nossos interesses, crenças, valores e modos de pensar.

*Autonomia pessoal*

É a capacidade e o direito de controlar, afrontar e tomar, por iniciativa própria, decisões pessoais sobre como viver de acordo com as normas e preferências próprias, assim como de desenvolver as atividades básicas da vida diária.

*Empoderamento da mulher*

É um processo no qual a mulher alcança o controle de sua própria vida e suas condições. Em que ocorre uma mudança da dependência, marginalização e insegurança para a independência, participação, tomada de decisão e auto-estima fortalecida.

*Relações equitativas do casal*

Uma boa relação de casal deve estar relacionada com os direitos humanos do outro ou da outra. Suas características são:

* Respeito: escutar o companheiro sem julgar, compreender, apoiar, apreciar e validar as opiniões do companheiro.
* Negociação e justiça: tentar chegar a resoluções mútuas para a solução de conflitos. Promover e aceitar mudanças.
* Aceitação das diferenças: ser flexíveis ante as opiniões do parceiro e receptivos às mudanças ainda quando sejam inesperadas.
* Responsabilidade compartilhada. Chegar ao acordo mútuo sobre a partilha equitativa das responsabilidades do lar e tomar juntos as decisões sobre a vida de ambos.

bq. Companheira
você sabe
pode contar
comigo
não até dois
ou até dez
mas contar
comigo
_Mário Benedetti_

*Para completar…*

* Faça uma lista das características das relações de casal em tua localidade.
* Relembre um caso de casal que tenham tido uma boa relação e examine os fatores positivos que influenciaram.
* Lugares de orientação e programas de atenção a mulheres e a casais com problemas de relacionamento (endereço e telefone).

*Como usar este programa?

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a
protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Esta ficha contém dados para comentar o tema.
6. Também se pode convidar mulheres de idades diferentes para comentar o programa e responder às perguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente escutar o programa completo com a solução mais votada pela audiência.

BIBLIOGRAFÍA

Conflictos de pareja(enlace)