ALIMENTADORAS DO MUNDO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Elas, as mais pobres, as camponesas sem terra, nos dão de comer.

AGRICULTORA 1 Eu trabalho só a terra do meu marido. Ele viajou para Espanha para colher lá. Então, veio a seca e tudo foi perdido, minhas vaquinhas, meu trigo…

CONTROLSICA TRISTE

LOCUTOR Há no mundo um milhão e seiscentos milhões de mulheres camponesas, a maioria agricultoras, mais de um quarto da população do planeta.

LOCUTORA Elas alimentam o mundo. Produzem 80 por cento do que consomem os países pobres e a metade do que comem os ricos. Mas o número de mulheres camponesas que vivem em extrema pobreza duplicou desde 1970.

AGRICULTORA 1 Meus filhos não têm o que comer. Aí está o caçula, doente, magrinho está. Dizem que é mal de fome.

CONTROLSICA TRISTE

LOCUTOR As mulheres agricultoras só têm a propriedade de dois por cento da terra e apenas recebem um por cento dos créditos destinados à agricultura. No entanto, elas devolvem melhor os empréstimos e são mais confiáveis que os homens.

AGRICULTORA 2 Como somos donas de casa, não temos dinheiro para comprar terras. Também não nos dão créditos porque não temos terras como garantia para os bancos. Como vamos viver?

CONTROLSICA MÁS DINÁMICA

LOCUTORA As agricultoras realizam uma infinidade de tarefas. Buscam água e lenha longe da comunidade. Madrugam para preparar a comida do marido e dos filhos, limpar a casa, cuidar dos animais. Depois, vão para o campo semear e colher. Ou pastorear as ovelhas.

LOCUTOR O trabalho doméstico se estende à horta e à parcela. Mas não é Reconhecido o valor econômico destes trabalhos. As mulheres do campo são consideradas “ajudantes” dos maridos.

AGRICULTORA 1 O Anastácio disse que ia vender a vaquinha para ir para a capital. Eu não quero, mas ele já falou com o comerciante. E agora, o que eu faço?

LOCUTOR Muitas mulheres agricultoras se vêem obrigadas a se transformarem em trabalhadoras agrícolas temporárias.

LOCUTORA Colher algodão, arroz, uvas, aspargos ou morangos, significa salários baixos e nenhuma segurança social. Suas famílias ficam abandonadas, suas terras sem cultivo.

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTOR Na África, as mulheres cultivam quase a totalidade dos alimentos para a família e para venda.

LOCUTORA Só em Ruanda, as mulheres produzem as favas conhecidas como a “carne” do campo, que correspondem à metade das proteínas que a população ingere.

LOCUTOR No sudeste asiático, as mulheres representam até 90 por cento da mão-de-obra necessária no cultivo do arroz.

LOCUTORA Na Bolívia, Equador, Colômbia e Peru, as mulheres mantêm os bancos de sementes de que depende a produção de alimentos.

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTOR Um milhão e 600 milhões de mulheres camponesas, mais que um quarto da população do planeta.

LOCUTORA Elas, as mais pobres, nos dão de comer. Elas, as sem terra, são as alimentadoras do mundo.

BIBLIOGRAFIA

www.fao.org/gender/genero.htm