ANGELINA, Abandonar o meu lugar?
Há anos que Vitor se foi. .. Nunca soubemos dele, mas voltou e quer levar-nos para cidade. Deixo tudo para ir com ele?
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
EFEITOS CAMPO, OVELHAS
VIZINHA (CHAMANDO) Dona Angelina, dona Angelina!
ANGELINA O que é? Por que essa gritaria?
VIZINHA Uma visita, dona Angelina. Da cidade. Vamos… rápido…
CONTROLE MÚSICA ANDINA
ANGELINA Deixei as minhas ovelhas ali mesmo, na pampa. Correndo descemos até o povoado. Quem será?
CONTROLE MÚSICA ANDINA
ANGELINA Meu coração começou a bater bem forte. Nunca recebia visitas da cidade. E se é uma má notícia? Será que Vitor morreu?
CONTROLE CAMPO, LATIDOS
ANGELINA (AGITADA) Filha, quem é?… Vitor!… É você, Vitor?
CONTROLE GOLPE MUSICAL
ANGELINA Lá estava ele. Mais velho, mas com os mesmos olhos. Fitou-me alegre, mas eu não estava alegre. Sentia raiva e vontade de gritar com ele. Por meus filhos me tranqüilizei. (BRAVA) O que você quer, Vitor?
VITOR Quero falar contigo, Angelina.
ANGELINA Fala, pois. Diga o que tem pra dizer.
CONTROLE MÚSICA SENTIMENTAL ANDINA
VITOR Minha vida tem sido difícil, Angelina, e não pude regressar ao povoado. Trabalhei aqui e acolá. Fiz de tudo.
ANGELINA Por que te esqueceste, Vitor? Por que nunca mais escreveu?
VITOR Não tinha o que dizer, não podia oferecer nada.
ANGELINA Só queríamos que te lembrasse.
VITOR Angelina, perdoa-me. Nunca os esqueci. Agora já tenho uma casinha e trabalho seguro. Vamos à cidade com nossos filhos. Você vai gostar.
CONTROLE MÚSICA ANDINA TRISTE
ANGELINA Meu coração se encheu de tristeza e em minha mente comecei a ver o passado todinho, como se fosse um filme. O Vitor tinha partido por pura necessidade. Nesses tempos havia seca, geadas. Muitos homens se foram do povoado.
CONTROLE MÚSICA DE TRANSICIÓN
EFEITO CAMPO
ANGELINA (REVER) Não vá, Vitor. Nossos filhos estão pequenos, como vou criá-los sozinha? Escute, vamos semear cevada, trigo, milho.
EFEITO VENTO
ANGELINA Mas as geadas destruíram os cultivos.
VITOR (REVER) Tá vendo? Não há como trabalhar aqui. Tenho que ir a buscar, Angelina. Logo vou lhes mandar um dinheirinho.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
ANGELINA No começo, nos mandava cartas, algumas vezes dinheirinho. Uma vez nos mandou um rádio. Depois… silêncio. Melhor se tivesse ficado. Melhor teria sido sofrermos juntos aqui em nosso povoado. Eu o esperei tempos. O esperava a cada dia, cada tarde.
MULHER 1 (REVER) Angelina, logo terá outra família.
ANGELINA (REVER) Não, ele tem que vir.
MULHER 2 (REVER) Talvez tenha morrido.
ANGELINA (REVER) Não! Ele vai voltar.
CONTROLE MÚSICA DE TRANSIÇÃO
ANGELINA Já tinha me resignado. Até eu pensei que nunca mais o veria. E agora? Deus Santíssimo, Vitor aparece e quer que nos mudemos para a cidade. Como vamos ir?… Tenho que perguntar para meus filhos…
CONTROLE MÚSICA TENSÃO
FILHA Sim, mamãezinha. Vamos viver na cidade. Lá vou estudar.
FILHO 1 Deixar esta terra, mãe? Não, nós lutamos muito para produzir.
FILHO 2 Eu não quero saber nada dele. Por que nos deixou? Meus companheiros têm seus pais. Eu não.
CONTROLE MÚSICA ANDINA TRISTE
ANGELINA Dez anos se passaram. Meus filhos cresceram e as ovelhas pariram várias vezes. Foi tanto o que agüentamos, tanto o que choramos. Por acaso tenho que ir à cidade com ele? Padecendo eduquei meus filhos. Tenho que deixar minha terra, meus animaizinhos?
VITOR Vamos para cidade, Angelina.
ANGELINA Eu não quero deixar minha casa nem minha parcela. Mas meus filhos têm o direito de estar com o pai deles. E eu nunca olhei para ninguém mais. Não sei o que fazer. E você, o que faria no meu lugar?
CONTROLE MÚSICA DE SUSPENSE
*PRIMEIRA SOLUÇÃO*
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Primeira solução…
ANGELINA E agora? Deus Santíssimo, Vitor aparece e quer que vamos morar na cidade. Como vamos ir embora? Tenho que perguntar a meus filhos…
FILHA (REVER) Eu quero ir para cidade.
FILHO 1 (REVER) Como vamos deixar a terra, mãe?
FILHO 2 (REVER) Por que nos deixou?
CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA
ANGELINA Tenho como uma faca cravada no meu coração. Meus três filhos têm razão. Eu tenho que pensar, tenho que decidir.
CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA
ANGELINA Vitor ia ficar uns dias no povoado. Esperava nossa resposta.
CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA
ANGELINA Minhas amigas do povoado me aconselhavam uma e outra coisa.
MULHER 1 (REVER) Não vá, Angelina, não sabe como será.
MULHER 2 (REVER) É teu marido. Quer viver sozinha quando ficar velha?
ANGELINA É verdade. Não é fácil viver sozinha criando filhos e cuidando dos animais. Estou cansada. E eu ainda gosto do Vitor…
CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA
ANGELINA Passaram os dias e me animei. Filhos, vamos para cidade com seu pai.
FILHO 1 Eu não vou, mãe. Acha que vou deixar nossas terras?
ANGELINA Podemos vender.
FILHO 1 Não, mãe. Eu fico. Aqui é meu lugar.
ANGELINA Chorei bastante naquela noite. Por minha vida no campo, por minhas amigas que tanto me ajudaram. Por meu filho mais velho, tão bom, que ficava.
CONTROLE CORTINA ANDINA TRISTE
ANGELINA O João fica, Vitor. Ele não quer deixar a terra.
VITOR Então, vamos? Não fique com pena, Angelina, viremos visitá-lo…
EFEITOS AMANHECER CAMPO E ÔNIBUS
ANGELINA Saímos de madrugada. E no carro que nos levava à cidade eu fui pensando, olhando como em um filme, como será uma nova vida com meu Vitor.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
*SEGUNDA SOLUÇÃO*
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Segunda solução
ANGELINA E agora? Deus Santíssimo, Vitor aparece e quer que vamos morar na cidade. Como vamos ir embora? Tenho que perguntar a meus filhos…
FILHA (REVER) Eu quero ir para cidade.
FILHO 1 (REVER) Como vamos deixar a terra, mãe?
FILHO 2 (REVER) Por que nos deixou?
CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA
EFEITO CAMPO
ANGELINA Naquele dia fui sozinha para o campo, subi a montanha, desci até o rio. Olhava tudo como se fosse a primeira vez. E lembrei.
VITOR (REVER) Vou voltar, Angelina.
ANGELINA Tanto tempo! Ele não sabe como vivemos. Eu aprendi a enfrentar os problemas sozinha.
EFEITO CAMPO NOTURNO
ANGELINA Quase de noite voltei para casa. Lá me esperavam o Vitor e minhas amigas do Clube de Mães.
MULHER 1 Onde se meteu, Angelina? Estamos te procurando para ir à festa.
MULHER 2 Convidamos o Vitor, também.
ANGELINA (SURPRESA) O Vitor? Bom. Vamos.
CONTROLE MÚSICA ANDINA DANÇANTE
ANGELINA Eu dancei, cantei, ri muito com minhas amigas. Vitor ficou de lado, calado, olhando. Não parecia do povoado, bem diferente de todos. Um estranho.
EFEITO RISOS, FESTA
ANGELINA As festas do Clube de Mães são muito bonitas. Trabalhamos, sofremos quando nos falta a comida, quando adoecemos. Mas também nos divertimos, nos alegramos.
EFEITO RISOS, FESTA (SE PERDE)
EFEITOS AMANHECER
ANGELINA Naquela manhã acordei contente. Vou ficar aqui. Não serei feliz em um lugar onde não conheço ninguém. Este é meu povo, minha gente. Não me acostumaria a viver outra vez com Vitor. Já é um estranho para mim.
CONTROLE MÚSICA ALEGRE
ANGELINA (CHAMANDO) Rapazes, hora de levantar. E você filha, vai pra escola, já é tarde.
CONTROLE MÚSICA ALEGRE
ANGELINA Naquele mesmo momento, lhe falei… Vitor, não vou ir contigo. Meu coração já não sente nada por ti. Eu tenho minha vida aqui.
VITOR Angelina, na cidade tudo será diferente.
ANGELINA Por isso mesmo, Vitor. Por isso mesmo.
CONTROLE RÁFAGA MUSICAL
ANGELINA Vitor se foi novamente. Ele disse que vai voltar, que algum dia o seguiremos. Quem sabe.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
*TERCEIRA SOLUÇÃO*
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Terceira solução
ANGELINA E agora? Deus Santíssimo, Vitor aparece e quer que vamos morar na cidade. Como vamos ir embora? Tenho que perguntar a meus filhos…
FILHA (REVER) Eu quero ir para cidade.
FILHO 1 (REVER) Como vamos deixar a terra, mãe?
FILHO 2 (REVER) Por que nos deixou?
CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA
ANGELINA Eu não quero abandonar o povoado, mas e o Vitor? Nós o queremos tanto…
CONTROLE MÚSICA TRANSIÇÃO
VITOR (REVER) Você pare uma florzinha do campo. Te amo, Angelina.
ANGELINA (REVER) Eu também, Vitor.
VITOR (REVER) Vamos nos casar, pois.
ANGELINA (REVER) Sim, sim.
CONTROLE MÚSICA TRANSIÇÃO
ANGELINA Vitor sempre foi carinhoso, bom pai. Ele disse que sua vida foi difícil. Para minha também foi difícil, sozinha com meus filhos. Tenho rancor. E desconfio. Mas tenho que dar-lhe uma resposta. Amanhã já terei que regressar à cidade.
FILHO 1 (AGITADO) Mãe, as ovelhas escaparam do curral. Temos que ir procurá-las antes que as roubem.
ANGELINA Vitor, nos ajuda a procurar as ovelhas…
VITOR As ovelhas?… Sim, claro, vamos…
ANGELINA Filhos, ajudem o seu pai, vão…
FILHO 2 Ao meu pai? Qual pai?
ANGELINA Vamos todos, vamos…
CONTROLE CORTINA ANDINA ALEGRE
EFEITOS LATIDOS, BALIDOS, CORRIDAS
FILHO 1 (CANSADO) Todas já estão no curral.
ANGELINA Certeza? Contaram bem?
VITOR Sim, Angelina. Muito bem.
EFEITO RISOS E CANTOS DOS TRÊS
ANGELINA Hoje, no campo, tocando nosso gadinho, pareceu que tudo tinha voltado a ser como antes. Meus filhos já grandes… e Vitor. Meu coração estremeceu. Já sei o que vou dizer-lhe.
CONTROLE CORTINA ANDINA ALEGRE
ANGELINA Vitor…
VITOR Angelina?
ANGELINA Não nos vamos contigo. Queremos que você fique aqui, no povo.
VITOR Angelina, eu tenho um trabalho, minha casinha na cidade. Como vou a deixar?
ANGELINA Aqui está nossa vida, Vitor. Aqui está tua família, teus amigos.
CONTROLE MÚSICA ANDINA DULCE
ANGELINA Vitor ficou calado. Agora já sabe, meus filhos e eu não iremos para cidade. Se ele quiser que vivamos juntos, que venha. Esta é nossa casa, nosso povoado. Ele tem que pensar.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE
p=. GUIA PARA O DEBATE*
_Há anos que Vitor se foi. Fiquei sozinha em minha roça com meus filinhos. A vida foi dura. Nunca soubemos dele, mas voltou e quer levar-nos para cidade. Deixo tudo para ir com ele?_
_Primeira solução: Angelina deixa o campo e vai para cidade com seu marido._
* _Segunda solução: Angelina foca no campo, seu marido volta para cidade._
* _Terceira solução: Angelina propõe a seu marido que ele volte para o campo._
*Dados interessantes*
No mundo, as mulheres rurais são mais de 1,6 bilhão. Mais de um quarto da população total.
Na América Latina existem ao redor de 60 milhões de mulheres rurais que trabalham mais de 12 horas diárias para assegurar a subsistência de suas famílias. Elas contribuem para gerar cerca de 48 % do rendimento familiar na região (FAO).
Elas assumem uma tríplice carga de trabalho: produtivo, reprodutivo, e comunitário. Nas últimas décadas o número de mulheres das zonas rurais que vivem na pobreza absoluta aumentou em 50%.
*Chefas de família*
As mulheres sozinhas a cargo de um grupo familiar constituiriam, ao parecer, a quarta
parte dos chefes de família na América Latina. Calcula-se que entre 8 e 10 milhões de lares rurais na América Latina estão encabeçados por mulheres.
Isto não significa que as mulheres tenham hoje maior espaço de poder e igualdade. A sociedade não responde adequadamente às necessidades das mulheres que chefiam o lar. Por outro lado, a migração masculina, seja por qual motivo for, produz mais separações de casais e abandono das filhas e filhos.
A ausência do homem, geralmente se deve à emigração por razões econômicas. Mas seu retorno, muitas vezes pode fazer a mulher perder espaços ou autonomias conquistadas e repetir as antigas formas de relação de subordinação.
bq. _Tu que podes, volte…_
_Disse-me o rio chorando._
_Os montes que tanto queres,_
_me disse_
_Lá te estão esperando._
– Mercedes Sosa
*Para completar…*
* Dados de migração interna masculina em teu país ou localidade
* Porcentagem ou número de mulheres sozinhas chefas de família em teu país e localidade
* Lembre um caso de uma mulher rural sozinha que seguiu em frente
* Leis nacionais que favoreçam as mulheres rurais
* Lugares de orientação e projetos produtivos para mulheres rurais sozinhas (endereço e telefone)
*Como usar este programa?*
1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este
conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há alguns dados para comentar o tema.
6. Também pode convidar uma chefa de família do campo. Como é sua vida?
7. Para terminar, seria conveniente escutar o programa completo com a solução mais votada pela audiência.