ARUTAM, O ESPÍRITO DA SELVA

Radioclip en texto sin audio grabado.

No Equador são conhecidos como Shuar, e no Peru como Awajún-Aguarunas e Wampis-Huambisas.

“Reconhecendo nossas raízes milenares, forjadas por mulheres e homens de distintos povos, celebrando a natureza, a Pacha Mama, da que somos parte e que é vital para nossa existência…”

Este é o início da Constituição do Equador, similar ao começo da nova Constituição Boliviana: “Em tempos imemoriais se erigiram montanhas, se deslocaram rios, se formaram lagos. Nossa Amazônia, nosso chaco, nosso altiplano e nossas planícies e vales se cobriram de verde e flores. Povoamos esta sagrada Mãe Terra com rostos diferentes, e compreendemos desde então a pluralidade vigente de todas as coisas e nossa diversidade como seres e culturas”.

Os povos e nacionalidades indígenas sempre viveram e entenderam a conexão da Mãe Terra com os que a habitam. Cuida-la, senti-la e respeita-la é a única maneira de assegurar nossa própria existência.

Por isso, RADIALISTAS e a Fundação PACHAMAMA te convidamos a celebrar este 22 de abril, o Dia da Terra, com uma semana completa de produções que partilham as vivências de cinco povos transfronteiriços e sua relação com a Pachamama ou Mãe Terra, situados nas zonas de Equador-Colômbia e Equador-Peru: Os Awá, Os Achuar, Os Kichwa, Os Sápara e Os Shuar.

Os textos e áudios poderão ser ouvidos tanto em castelhano e em português, e muito em breve nas línguas indígenas na RADIOTECA. Felicitamos à Fundação Pachamama por seu trabalho em favor do resgate das tradições e valores ancestrais dos povos indígenas amazônicos.

ESCUTE O ÁUDIO

EFEITO SOM DE ARCABUZES, CAVALOS, GRITOS INDÍGENAS

UWISHIN Não puderam. Nem os incas nem os homens de barba puderam com nossos antepassados. Eles não deixaram que tirassem nossa terra, que escravizassem e matassem os Shuar.

JOVEM Uwishin, grande xamã, e como puderam resistir tanto?

UWISHIN Kirup estava à frente. Kirup, o mais valente, possuía o Arutam, o espírito da selva que torna os guerreiros shuar invencíveis. Ele foi guiado por Etsa, nosso pai Sol, para vencer o mal, para fazer justiça e devolver o equilíbrio.

JOVEM Uwishin, eu quero ser como Kirup. Quero defender o meu povo dos invasores.

UWISHIN O caminho é longo, filho. Mas teu avô e teu pai receberam o Arutam de guerreiros. Você será como eles.

CONTROLESICA SHUAR

LOCUTORA No Equador são conhecidos como Shuar, e no Peru como Awajún-Aguarunas e Wampis-Huambisas.

LOCUTOR Os espanhóis os chamavam jíbaros, sinônimo de selvagens, pelo costume de praticar a tzantza, reduzindo a cabeça de seus inimigos.

UWISHIN A tzanza era feita para que o vencedor tivesse sorte e afastasse todo mal. Para que esquecesse a guerra, para que a terra do morto ficasse abandonada e o mato apagasse seus caminhos. Assim se restabelecia a justiça e a comunidade podia viver em paz e alegria.

CONTROLESICA SHUAR

EFEITOS SELVA AMAZÔNICA

LOCUTORA No Equador, os Shuar são aproximadamente 120 mil pessoas. Habitam as províncias de Zamora Chinchipe, Morona Santiago, Sucumbíos, Orellana e o sul da província de Pastaza. Seu idioma é o shuar chichám.

LOCUTOR No Peru, os Awajún-Aguarunas são cerca de 45 mil, situados nas bacias dos grandes rios das regiões peruanas de Amazonas, Cajamarca, Loreto, e San Martín.

LOCUTORA Os Wampis-Huambisas são cerca de 10 mil pessoas. Habitam os rios Morona e Santiago e as regiões de Amazonas e Loreto.

CONTROLESICA SHUAR

LOCUTOR Os Shuar, Awajún e Wampis viveram até pouco tempo isolados, pelo difícil acesso do território amazônico e por sua fama de guerreiros.

LOCUTORA E LOCUTOR No entanto, a extração de borracha e a canela, as missões de evangelização, a guerra entre Peru e Equador em 1941, as empresas petroleiras, mineradoras e madeireiras, provocaram a perda de seus territórios e a destruição da natureza.

LOCUTOR Os Shuar se viram empurrados a ocupar terras ribeirinhas e de selva baixa no território peruano.

CONTROLESICA TRISTE OU CANTOS TRISTES

EFEITO TRANSMISSÃO DE RÁDIO EM SHUAR.

UWISHIN Está ouvindo? É Kirup. Está bravo pela destruição de nossa casa, pela poluição dos rios e da terra.

JOVEM Não, Uwishin, é o rádio.

UWISHIN Sim, eu sei. São os guerreiros de hoje que falam pela rádio para restabelecer o equilíbrio. Para expulsar os novos invasores que trazem fome e miséria para os Shuar.

CONTROLE DANÇA GUERREIRA SHUAR

LOCUTORA Os Shuar, Awajún e Wampis estão organizados em várias instituições indígenas, tanto no Equador como no Peru.

LOCUTOR Através do trabalho que realizam seus dirigentes, em conjunto com as comunidades de base, seguem lutando, em pleno século 21, para proteger sua cultura e seu território amazônico das grandes empresas mineradoras e petroleiras.

LOCUTORA Entre abril e junho de 2009, os Awajun-Aguarunas e os Wampis-Huambisas, junto com outros grupos indígenas da selva no Peru, se levantaram para oporem-se à entrega da Amazônia às empresas petroleiras, que o governo aprista estava orquestrando através de um pacote de leis denominada “A Lei da Selva”.

CONTROLE FRASE DE DIRIGENTE SHUAR, mulher aguaruna

LOCUTOR Enquanto isso, em setembro do mesmo ano, os Shuar no Equador, apoiaram o protesto nacional indígena contra a aprovação da Lei de Águas, onde em enfrentamentos com a polícia nacional, morreu o professor Bosco Wisuma.

CONTROLE FRASE DE DIRIGENTE SHUAR

CONTROLE CANTO SHUAR CERIMONIA DE NATEM

UWISHIN Hoje, a luta não é só com lanças, flechas, e curare. Hoje, os Shuar, Awajún e Wampis, homens e mulheres, levantam sua voz e pela sua boca sai o mandato de Etsa, nosso pai Sol, para derrotar o mal. Para que, enfim, nossos povos possam viver em paz.

BIBLIOGRAFÍA
Actualidad étnica.com