ÁRVORES DA PAZ

Radioclip en texto sin audio grabado.

A mensagem de paz traspassou as fronteiras do Japão. As sementes da árvore de Nagasaki crescem hoje em mais de 24 países.

EFEITO BOMBA

LOCUTORA A As 8 e 15 da manhã daquele fatídico 6 de agosto de 1945, um avião norteamericano jogou uma bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

EFEITO BOMBA

LOCUTOR Três dias depois, às 11 e doi minutos de 9 de agosto, uma segunda bomba de plutônio era descarregada sobre Nagasaki, novamente sobre população civil.

LOCUTORA Esta atrocidade do governo norteamericano, absolutamente injustificável, custou a vida de mais de 300 mil pessoas, a maioria muloheres, anciãos e crianças, sem contar os milhares de feridos e outros que seguiram morrendo até os dias atuais por efeio da radioatividade

CONTROLSICA EMOTIVA

LOCUTOR Um mês depois do bombardeio, a través dos escombros das cidades, em meio da desolação causada pelas armas nucleares, permaneciam em pé os troncos de algumas árvores. Calcinados, mas vivas.
EFEIO PASSARINHOS

LOCUTORA Caquis e alcanfores tornaram a florescer devolvendo a esperança à pouca população que restou com vida em Hiroshima e Nagasaki.

MASAYUKI Recolherei sementes desta árvore. As mandarei às escolas. E lhes direi às crianças : semeie-as, cuídem delas… Elas lhes haverão recordar-lhes o ocorrido. É a mensagem de paz das árvores de Nagasaki.

LOCUTORA Era o botânico Masayuki Ebinuma. Desde 1994, começou a distribuir nas escolas do Japão pequenas plantinhas a partir das sementes de uma árvore de caqui, sobrevivente daqueel horroso crime.

MIYAJIMA Eu conhececi este botânico quando visitei Nagasaki e me somei com entusiasmo a seu projeto. É um símbolo da força da vida.

LOCUTOR É o artista japonês Tatsuo Miyajima. Com ele, a mensagem de paz traspassou as fronteiras do Japão. As sementes da árvore de Nagasaki crescem hoje em mais de 24 países.

CRIANÇA Eu quero semear uma árvore, mamãe!

MAMÃE Á Claro que sim, minha filhinha. Semeá-lo, regalo e, sobre tudo, escuta-o.

LOCUTORA A árvore de Nagasaki da frutas cada ano. Com suas sementes nascen nova árvores. Biruma, o botânico, desenvolve as plantinhas e Miyajima, o artista, ajuda a distribuí-las pelo mundo.

MASAYUKI As árvores vivem mais que nós. Vivem muito tempo. E enquanto isto possa florecer este caqui, seguirá dizendo-nos sem palavras: sinalem aos culpáveis, não esqueçam semelhante atrocidade. E que nunca, nunca mais, se repita.