AS DESTRAMBELHADAS (7)

Radioclip en texto sin audio grabado.

E estas, as desordenadas, você as conhece? E a estes, os improvisados? Não tem alguns exemplares em tua emissora?

Topamos-nos agora com uma classe de entrevistadores e entrevistadoras que não se preocupam com quase nada. Entram correndo na cabine e então ficam a par de quem vão entrevistar. Se a entrevista é fora da emissora, esquecem o gravador ou o seu celular não tem crédito. Nem lembram o lugar aonde será a entrevista.

Mais vale perder um minuto antes da entrevista
que a entrevista intera depois de duas horas de trabalho.

Os destrambelhados também não preparam o tema da entrevista. Confiam em sua grande experiência, em sua facilidade para falar.

Esta improvisação não anuncia nada de bom. As entrevistas sairão desordenadas, caóticas. A audiência, naturalmente, percebe a irresponsabilidade do jornalista.

Antes da entrevista, o primeiro dever é investigar sobre o tema que vai ser tratado. Não tem que ser um especialista no assunto, mas sim conhecer os pontos principais, os aspectos de maior atualidade sobre os quais vai perguntar.

Ordene com certa lógica o questionário de tua entrevista. Para consegui-lo, lhe ajudará conhecer estes três tipos de perguntas:

PERGUNTAS DE ESCLARECIMENTO
Servem para conhecer mais dados sobre o tema que está sendo tratando. Ou para aclarar uma resposta confusa do entrevistado.

Quantas crianças foram vacinadas nessa campanha de saúde?
Quais são as doenças mais freqüentes por aqui?

PERGUNTAS DE ANÁLISE
Servem para compreender melhor os problemas, para descobrir as causas dos
mesmos. Também são utilizadas para aprofundar algumas respostas simples.

Por que as mães não trazem seus filhos ao posto de saúde?
Como é o atendimento dado pelas enfermeiras e agentes de saúde?

PERGUNTAS DE AÇÃO
Empregadas para passar da teoria à prática, para que os entrevistados expressem as ações que vão desenvolver frente aos problemas analisados.

Como melhorar a saúde das crianças nesta localidade?
O que vocês se propõem a fazer para assegurar um bom atendimento médico?

Em general, se começa a entrevista com perguntas de esclarecimento e depois continua com as de análise e conclui com as de ação.

Supere o destrambelhamento jornalístico, o labirinto radiofônico, o mangue informativo. Recorde o sábio conselho da vovó: “veja-me devagar que tenho pressa”. E na hora de realizar a entrevista, aprenda a combinar os três tipos de perguntas.

La entrevista, Manuales de capacitación ALER, Quito1993