AS INTERNAUTAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

As mulheres já não somos turistas na Rede. Navegamos por ela todos os dias. O ciberespaço não é o futuro, é nosso presente.

EFEITO TECLADO DE COMPUTADOR

JUDE (ALEGRE) Meninas necessitam de modems!

LOCUTOR “As meninas necessitam de modems” era o lema de Jude Milhon,
aincansável “hacker” norteamericana que nos anos 80 irrompeuassombrosamente no
ciberespaço.

LOCUTORA Quando a internet estava monopolizada pelos homens, Saint Jude,como era seu pseudônimo, alentava e ajudava às demais mulheres a conectar-se.

JUDE Deveríamos pensar na internet como uma escola à que muitas meninas como nós nunca tiveram a ocasião de assistir. LOCUTOR Seu mundo de bytes, software, hardware, conexões e cabos, terminou muito cedo. Jude Milhon morreu de câncer em julho de 2003. Ninguém sabia exatamente sua idade. Em seu mundo virtual, isso não tem importância.

EFEITO RÁFAGA ESPACIAL

LOCUTORA Nós mulheres temos fama de medrosas e passivas diante da tecnologia. Sobretudo, as que ultrapassaram os quarenta. MULHER Ai, amiga, eu dessas máquinas não entendo nada!… Se queresdizer-me algo, chama-me por telefone.

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTOR Não faz muito que existia a divisão sexual da educação. Os números para os meninos e as letras para as meninas. A técnica para eles e as manuais para elas. Felizmente, isso está mudando a umavelocidade vertiginosa.

JUDE Quando esta no ciberespaço, ninguém sabe qual é teu sexo. Temos que utilizar a Rede para superar o medo de não ser o bastante cultas, ou bastante fortes, ou bastante belas, ou o que seja.

LOCUTOR Nos Estados Unidos, mais da metade dos conectados à internetsão mulheres.

LOCUTORA Na América Latina, o acesso todavia é limitado. Sem dúvida, em 2003 já se contavam 35 milhões de usuários na região.

LOCUTOR E cada vez mais, há mais mulheres internautas que navegam na Rede, sobretudo em países como Argentina, Chile e Brasil.

MULHER 1 Através da internet nos informamos sobre milhares de coisas, de ciência, de temas políticos e até de cozinha. É como um supermercado do saber.

MULHER 2 É algo muito importante: nos comunicamos com outras mulheres que pensam como nós. Temos formado redes de tudo o que nos interessa.

EFEITO TECLADO DE COMPUTADOR

JUDE Pode ser que nós, mulheres, não sejamos tão boas numa briga de corpo a corpo. Mas somos boníssimas teclando como uma rajada de metralhadora.

LOCUTORA Com um teclado e um modem as mulheres desejam ouvir sua voz mais além das fronteiras de cada país.

LOCUTOR Basta uma navegada rápida na internet para descobrir umasurpreendente quantidade de sites web organizados por mulheres e destinados a elas.

MULHER 2 Já não somos turistas na Rede. Navegamos por ela todos os dias. O ciberespaço não é o futuro, é nosso presente.

BIBLIOGRAFIA
Mercè Castells, Mujeres en Internet : ¿una cuestión de género?