AS MELHORES GENETICISTAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

As mulheres conservaram as plantas nativas, melhoraram as sementes, preservaram a biodiversidade.

EFEITO AMBIENTE CAMPO

REPÓRTER Estamos em Chetilla, um lugarejo dos Andes peruanos. Aqui está Acontecendo uma feria agrícola. Vieram camponesas e camponeses de todas as comunidades vizinhas. Diga-me, senhora, de quem são estas sementes de batata?

ANCIÃ De quem mais poderia ser? Das mulheres.

CAMPONESA O homem é responsável pela colheita e transporte. Quando nos entrega a semente, aí nós a cuidamos, a preparamos a nosso gosto. Aí ele já não se mete.

CONTROLESICA ANDINA ALEGRE

REPÓRTER Na tradição andina, o cuidado e conservação das sementes pertence à mulher. Este costume está relacionado com o sêmen do homem ao que chamam semente. Assim como este o deposita no ventre materno, também deposita a semente no lar. Da casa só puderam tirá-la quando chegar o tempo de semear.

CAMPONESA Guardamos as melhores batatas, o melhor milho, o olluco, os feijões, as mais bonitas para voltar a semear. Cuidamos como os nossos filhos. Assim deve ser. Assim nos ensinaram.

MENINA Minha mãezinha disse que as sementinhas são apanhadas na manhã, não à noite, porque as sementinhas são vivas, estão descansando.

CONTROLESICA ALEGRE ANDINA

LOCUTOR Há nove mil anos, as mulheres inventaram a agricultura.

LOCUTORA Antes das descobertas genéticas, elas já faziam seus viveiros nas hortas evitando que as espécies se extinguissem. Elas guardaram as melhores sementes.

CONTROLE TAMBORES AFRICANOS

LOCUTOR Geneticistas previsoras, as mulheres de todo o mundo conservaram as plantas nativas, mantiveram a biodiversidade.

LOCUTORA As mulheres negras, ao fugir das fazendas onde eram escravas, levavam sementes ocultas em seu cabelo encrespado e as cultivavam depois nos quilombos e fortificações.

LOCUTOR Em meio à guerra e o deslocamento forçado, as mulheres colombianas colocavam em seus minúsculos bordados algumas sementes para recomeçar quando tiverem um lugar onde viver.

EFEITO SOM DO CAMPO, MACHADOS

CAMPONESA Na minha roça tenho mandioca, ervilha, banana da terra. Todo tipo de verduras, tomate, cenoura, alface. Nunca me faltaram os mamões e o limão. Todo o ano temos o que comer.

CAMPONESA 2 E a toranja, o hortelã, o anis, a alfavaca e o coentro
chimarrão, são plantas santas que curam nossas doenças.

LOCUTOR A biodiversidade, fonte de nossa saúde e nossa alimentação, hoje está ameaçada pelas multinacionais que impõem a agricultura industrial e que inundam os campos com sementes transgênicas.

LOCUTORA As sementes naturais, cultivadas e melhoradas durante milênios por mulheres, as melhores geneticistas do planeta, estão em perigo de extinção.

BIBLIOGRAFÍA
Vandana Shiva, Monocultivos, monopolios, mitos y la masculinización de la agricultura,
http://www.lolapress.org/artspanish/shivs10.htm