BREVE HISTÓRIA DO DINHEIRO (7)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Das bolsas de valores, ações… e bolhas financeiras.

NARRADORA A esta altura da história do dinheiro, você deve estar se perguntando: o que aconteceu em Wall Street, no coração do império financeiro norte-americano?

EFEITO BOLSA

HOMEM Que barulheira é essa? Parece um manicômio…

NARRADORA Não é um manicômio, mas há muitos loucos… É Wall Street… a bolsa de Nova Iorque… São os “brokers”, os corredores da bolsa, comprando e vendendo ações…

MULHER Desculpe a minha ignorância, senhorita, mas a única bolsa que eu conheço é a que levo ao mercado para comprar batatas e verduras…

NARRADORA Pois a bolsa de valores se parece bastante com um mercado. Só que lá você não compra batatas nem verduras, mas “ações”.

HOMEM Ações?

NARRADORA Uma “ação” é um documento pelo qual o senhor se torna “co-proprietário” de uma empresa.

MULHER E para que me serve a ação?

NARRADORA Para ganhar dinheiro. Uma ação, digamos, é como uma cédula de dinheiro, mas não tem um valor fixo.

HOMEM E quem compra essas ações?

NARRADORA Bom, o senhor pode comprá-las. Ou também um banco. Como os bancos têm muito dinheiro, querem investi-lo. Às vezes, fazem empréstimos com altos juros. Outras vezes jogam na bolsa…

EFEITO ROLETA

BROKER Isto é como um cassino, como uma roleta… O senhor aposta…ganha ou perde… as ações sobem ou baixam…

NARRADORA A bolsa é um ninho de especuladores. Os especuladores compram e vendem ações fazendo com que o preço das mesmas suba muito acima de seu valor real. Dessa forma, o capital dessa empresa vai "inflando"…

MULHER Inflando como o quê?

NARRADORA Inflando como essas bolhas de sabão que as crianças fazem… Assim vai se formando a chamada “bolha financeira”.

CONTROLE RUFAR TAMBOR

BROKER Primeiro princípio dos que jogam na bolsa: o vivo vive do tonto.

EFEITO APLAUSOS

BROKER Segundo princípio: o tonto vive de outro mais tonto que ele.

EFEITO RISOS

BROKER Por exemplo, eu compro uma ação de uma fábrica de chocolates que vale, digamos, 50 dólares. E como parece que a fábrica vai bem, a vendo a outro por 75 dólares. Este começa a negociar e diz que é o melhor chocolate do mundo… e consegue vender a ação a 100 dólares. A fábrica não produz mais chocolate, mas o preço de suas ações sobe. O que comprou a 100, naturalmente, quer vender mais caro. E sempre encontrará um tonto otimista que lhe pague 125. E assim, de tonto em tonto, as ações da fábrica de chocolate sobem e são vendidas, digamos, a 300 dólares. É como uma pirâmide…

MULHER A pirâmide dos tontos. Porque no começo as ações dessa empresa só custavam 50 dólares. De onde saiu o valor de 300?

BROKER Da especulação, minha amiga. Não há mais chocolate, mas o preço se multiplicou. Essa é a bolha financeira.

MULHER E o que acontece se…

EFEITO EXPLODE BOLHA

BROKER Naturalmente, a bolha estourará quando o último tonto não puder encontrar outro tonto que lhe pague um preço mai alto. E como tudo está relacionado, uma bolha faz explodir a outra…

EFEITORIOS GLOBOS EM CADEIA

NARRADORA O neoliberalismo levou a economia do planeta a uma grande mentira multiplicando por até 6 vezes o valor real das coisas.

HOMEM Ou seja, que os dólares não têm respaldo em ouro nem as ações da bolsa têm respaldo no chocolate real.

NARRADORA Exato. E por isso, explodiu Wall Street. Mas isso já é outra história

BIBLIOGRAFÍA
Carlos Malbrán, Paren el mundo, me quiero bajar, octubre 2008.