Capítulo 6 – IRMÃO SOL

Quando o capital se converte em ídolo e dirige as opções dos seres humanos, quando a avidez pelo dinheiro tutela todo o sistema socioeconômico, arruína a sociedade, condena o homem, o converte em escravo, destrói a fraternidade inter-humana, coloca povo contra povo e, como vemos, inclusive põe em risco esta nossa casa comum.

FRANCISCO Que a paz esteja com vocês que me ouvem. Paz e bênçãos. Como sabem, eu, Francisco de Assis, estou conhecendo alguns países da parte do mundo por onde se põe o Sol. Em todos eles há problemas graves e o Papa de Roma está falando deles. Por isso, vim ver de perto o que está acontecendo… apesar de, agora mesmo, não saber onde estou. O que me chamou a atenção neste lugar é que, quando chega o meio-dia, não há sombras. Os raios do Sol caem como facas verticais.

SOL Francisco… Francisco!

FRANCISCO Estou reconhecendo a sua voz, irmão Sol. Para ti fiz um cântico, o cântico das criaturas, e o primeiro que nomeei foi você, irmão Sol.

SOL Obrigado, Francisco.

FRANCISCO Antes de agradecer-me, diga-me onde estou. Que terra é esta?

SOL Se chama Equador, porque está na metade do mundo. Como se a Mãe Terra tivesse um cinto. Aí, no meio, é onde agora você se encontra.

FRANCISCO No meu tempo pensávamos que você, irmão Sol, girava em torno da Mãe Terra. Que as estrelas e tudo o que brilha no céu era nosso teto e tudo dava voltas em torno de nós. Nós achávamos que éramos o centro do universo.

SOL Que arrogância e que ignorância! A Terra é minha filha, Francisco. É um planeta muito pequeno que gira em torno de mim. Igual a Venus, Mercúrio… Também tenho filhos grandes… Júpiter, Saturno com seus belos anéis…

FRANCISCO Então, você, irmão Sol, é o centro do universo?

SOL Não, Francisco, você tem muito que aprender nesta visita a Terra. Aqui onde me vê, sou só uma estrela, amarela e mediana. Como eu, e muitíssimo maiores que eu, são as milhares de estrelas que povoam o universo.

FRANCISCO Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos!

SOL Os céus o proclamam, sim, mas teus irmãos humanos esquecem disso com demasiada frequência!

FRANCISCO Por que você se irrita, irmão Sol?

SOL Porque não me aproveitam!… As que o fazem, as que descobriram o meu segredo, sabe quem foram?

FRANCISCO Diga-me você.

SOL As plantas. Sim, e o descobriram há milhares de milhões de anos…

CIENTISTA Eram algas pequenas, pequeníssimas, que flutuavam nos mares, e que aprenderam a comer luz. Os raios do Sol, ao entrar naquelas plantinhas primitivas, eram capturados por uma sustância verde chamada clorofila. Com ela as algas fabricavam seu alimento. Ainda hoje vivem graças a essa genial invenção da Natureza. Das ervas do campo até os altivos eucaliptos, todas as plantas comem luz. E os animais comem plantas. E assim, todos os seres vivos que compartilham a Terra se alimentam da energia do Sol.

FRANCISCO E as plantas descobriram essa maravilha?

SOL Sim. A verdade é que as plantas foram mais inteligentes que os seres humanos. Ouça, Francisco. Teus irmãos e tuas irmãs precisavam de energia para viver. De onde a tiravam? Dos alimentos. Tinham frio, queriam cozinhar. De onde tiravam a energia? Queimavam madeira. Depois inventaram máquinas… Inventaram trens de ferro… Inventaram o automóvel!

JORNALISTA Você sabia que a indústria automotriz coloca a cada ano no mercado mundial mais de 100 milhões de automóveis?

SOL Precisavam de muita energia para mover tudo o que inventavam….

FRANCISCO E de onde tiravam toda essa energia?

SOL Descobriram que o carvão, quando queimado, move motores. O mesmo com gás. E, sobretudo, com o petróleo. O petróleo move o mundo!

FRANCISCO Tenho que falar com esse petróleo. Meu xará de Roma o denunciou como o principal responsável pelo desastre.

SOL E é certo. Os países fazem guerras para roubar petróleo… Invadem outros países para apoderar-se do petróleo. Vivem angustiados pelos preços do petróleo, se sobem, se baixam… E não entendem…

FRANCISCO Não entendem o que, irmão Sol?

SOL Não entendem que o petróleo está acabando. Não acabaram os dinossauros? Pois o petróleo também vai acabar.

FRANCISCO Sim, tudo tem um princípio e um fim. Mas… o que isso tem a ver com o fato das plantas comerem luz?

SOL O que te disse, Francisco, que as plantas são mais espertas. Os seres humanos estão se matando por petróleo e eu estou aqui e não contam comigo. Eu tenho energia para mil planetas do tamanho da Terra e para acender todas as lâmpadas do mundo e mover todos os motores. Tenho energia de sobra. E energia limpa, a que não polui. E não me aproveitam!

FRANCISCO Mas, então, irmão Sol, se você é a solução… por que os humanos não recorrem a ti?

SOL Sim, já estão acudindo… Já inventaram os painéis solares, que fazem o mesmo que as plantas, trocam minha luz por energia.

FRANCISCO Louvado sejas, meu Deus!… Então, imagino que esses painéis já estão por toda parte…

SOL Bom, por toda parte ainda não, porque o negócio do petróleo dá muito dinheiro. E as empresas não querem mudar. Mas terão que fazê-lo…

JORNALISTA Os painéis solares estão baixando de preço rapidamente. Segundo informes recentes, a energia solar poderia garantir eletricidade a dois terços da população mundial no ano de 2030.

FRANCISCO Ouviu, irmão Sol? Tenha esperança, as coisas podem mudar.

Diz o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si, Louvado Sejas:

O aproveitamento directo da energia solar, tão abundante, exige que se estabeleçam mecanismos e subsídios tais, que os países em vias de desenvolvimento possam ter acesso à transferência de tecnologias, assistência técnica e recursos financeiros, mas sempre prestando atenção às condições concretas, pois “nem sempre se avalia adequadamente a compatibilidade dos sistemas com o contexto para o qual são projectados”. Os custos seriam baixos se comparados com os riscos das mudanças climáticas. Em todo o caso, trata-se primariamente duma decisão ética, fundada na solidariedade de todos os povos. (Laudato Si 172)

E disse o Papa Francisco no Encontro com os Movimentos Populares na Bolívia:

Quando o capital se converte em ídolo e dirige as opções dos seres humanos, quando a avidez pelo dinheiro tutela todo o sistema socioeconômico, arruína a sociedade, condena o homem, o converte em escravo, destrói a fraternidade inter-humana, coloca povo contra povo e, como vemos, inclusive põe em risco esta nossa casa comum.

PERGUNTAS PARA O DEBATE

1- No seu país se usam painéis solares? São muito caros?

2- A energia da água e do ar é limpa, mas as grandes hidroelétricas e os parques eólicos causam problemas. Quais?

3- Qual é o problema dos agrocombustíveis que substituem a gasolina e o diesel?