CARNABAILANDO! (2)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Mais sete trivias musicais para o segundo dia de carnaval…

TRIVIA 8

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE ENTRE RIOS

LOCUTOR Adivinha, minha vizinha. A música que você está ouvindo é de…

A. Argentina
B. El Salvador
C. Paraguai

LOCUTOR A resposta correta é a A, Argentina. A música que ouvem é a do carnaval de Gualeguaychú, província de Entre Rios. As ruas se inundam de sorrisos e todo mundo desfila até o Corsódromo da cidade. Batucadas, fantasias e plumas coloridas, desenterrando o Rei Momo e explodindo de alegria e sensualidade… Não me deixem, che, esperem!

TRIVIA 9

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE GUARANDA

LOCUTOR Adivinha, tangerina. A música que você está ouvindo é de…

A. Peru
B. Nicarágua
C. Equador

LOCUTOR A resposta correta é a C, Equador. Na cidade de Guaranda, província Bolívar, se brinca o carnaval com serpentinas, talcos, confetes e, é claro, água. Bombas de água, baldes de água e todo mundo ensopado. Comem porquinho da Índia e o doce de sambo. Bebem a chicha e a popular aguardente Pájaro Azul. Máscaras, guitarras, e os infindáveis brindes. Espere, minha rainha, que vou pra aí!

TRIVIA 10

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE PONCE

LOCUTOR Adivinha, florentina. A música que você está ouvindo é de…

A. Argentina
B. Porto Rico
C. República Dominicana

LOCUTOR A resposta correta é a B, Porto Rico. Na cidade de
Ponce, há desfile e carros alegóricos. No desfile, aparecem os “bexigantes” mascarados com balões ou "bexigas" para bater nos desprevenidos. O carnaval se despede com o enterro da sardinha. As rainhas e o rei Momo a choram fazendo trejeitos, e a galera canta: "Hoje enterram a sardinha, passarei o funeral cruzando de esquina em esquina". Samba no pé, bendito!

TRIVIA 11

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE MAZATLÁN

LOCUTOR Adivinha, moreninha. A música que você está ouvindo é de…

A. Chile
B. Guatemala
C. México

LOCUTOR A resposta correta é a C, México. Sim, no porto de Mazatlán, Sinaloa, segundo o dito popular, “o tempo se mede entre um carnaval e outro”. Como está proibida a chateação, as festas iniciam com a Queima do Mal Humor. Há de tudo em Mazatlán. Rainhas e Reis da Alegria, Carros Alegóricos, Noitada de Artes, Jogos Florais, Baile de Fantasia, Combate Naval… E tudo, ao ritmo de tambores. Órale, mano, se me procurarem, em me encontram Mazatlán!

TRIVIA 12

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE ENCARNACIÓN

LOCUTOR Adivinha, meninha. A música que você está ouvindo é de…

A. Paraguai
B. Brasil
C. Peru

LOCUTOR A resposta correta é a A, Paraguai. Em Encarnación, perola do sul paraguaio e capital do carnaval, os corsos e os blocos, ao ritmo de batucadas, inundam a cidade, principalmente no sambódromo. Belas bailarinas com deslumbrantes trajes adornados com plumas de mil colores. Ao cair a tarde, começam a soar os tambores, os bongôs e as cavazas. Que viva o carnaval guarani!

TRIVIA 13

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE NICARAGUA

LOCUTOR Adivinha, saltarina. A música que você está ouvindo é de…

A. Chile
B. Nicarágua
C. Costa Rica

LOCUTOR A resposta correta é a B, Nicarágua. Sim, em Manágua, nos primeiros dias de março, a cidade se alvoroça com os lindos blocos do carnaval Alegria pela Vida. Tambores, trombetas e maracas, uma rainha eleita e um público pinolero. Esta balada não perco por nada, broder!

TRIVIA 14

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE CAJAMARCA

LOCUTOR Adivinha, garotinha. A música que você está ouvindo é de…

A. Guatemala
B. Argentina
C. Peru

LOCUTOR A resposta correta é a C, Peru. Cajamarca é a capital nortista dos carnavais peruanos. Ao ritmo de La Matarina, vizinhos e vizinhas saem pelas ruas para dançar ao redor da Unsha, uma árvore adornada com balões, frutas e garrafas de licor. Ningém se salva de um balde d’água nem de um bom trago de chicha de milho… Saúde!