CARNABAILANDO! (3)

Radioclip en texto sin audio grabado.

E mais trivias do carnaval latino-americano para o terceiro dia do carnaval

TRIVIA 15

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DO PANAMÁ

LOCUTOR Adivinha, rosinha. A música que você está ouvindo é de…

A. Guatemala.
B. Panamá
C. Equador

LOCUTOR A resposta correta é a B, Panamá. Na cidade de Las Tablas e ao grito de "água, água", milhares de panamenhos e panamenhas dançam a cada manhã de carnaval e cumprem o rito da "molhadeira" com carros pipas que os ensopam. Nas noites e ao ritmo das bandas, saem as rainhas da Rua de Cima e Rua Debaixo com seus trajes de gala, enquanto fogos artificiais iluminam o céu. Vou ficar por aqui, meu sangue, rumbeando no Panamá!

TRIVIA 16

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DO CALLAO

LOCUTOR Adivinha, engraçadinha. A música que você está ouvindo é de…

A. Venezuela
B. Porto Rico
C. Peru

LOCUTOR A resposta correta é a A, Venezuela. No Callao, estado Bolívar, se celebra o carnaval ao ritmo contagioso do calipso. Lá vão os blocos e os carros alegóricos. Lá vão as madames com trajes coloridos e xales, os diabos com máscaras ameaçadoras, tridentes e chicotes. E os mediopintos fazendo a farra. Espera aí, não empura… Simbora pachanguear, galera!

TRIVIA 17

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE EL SALVADOR

LOCUTOR Adivinha e alucina. A música que você está ouvindo é de…

A. El Salvador
B. Chile
C. Bolívia

LOCUTOR A resposta correta é a A, El Salvador. Em San Miguel, a Pérola do Oriente, se celebra o carnaval em novembro. A padroeira, a Virgem da Paz, percorre durante o dia as ruas da cálida cidade. E durante a noite, se arma a festa em cada bairro e colônia. Como dizem os miguelenhos e também as miguelenhas, “para dançar, para gozar… não há nada igual ao carnaval”… E pá lá vou eu!

TRIVIA 18

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE CUBA

LOCUTOR Adivinha, gulosinha. A música que você está ouvindo é de…

A. Brasil
B. Colômbia
C. Cuba

LOCUTOR A resposta correta é a C, Cuba. Em Santiago de Cuba, no oriente da ilha, soam os atabaques, as trombetas, as caixas de madeira, as frigideiras… e até a corneta para chamar os foliões! Uns vizinhos começam a conga em seus bairros. No percurso, as pessoas vão se juntando e a conga se alarga mais e mais. Quem quer aproveitar de longe, termina contagiado pelo ritmo. No carnaval de Santiago não há espectadores. Coisa mais grande, cara!


TRIVIA 19

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DE IQUIQUE

LOCUTOR Adivinha, a da esquina. A música que você está ouvindo é de…

A. Colômbia
B. Chile
C. Nicarágua

LOCUTOR A resposta correta é a B, Chile. No norte grande, cidade de Iquique, a municipalidade resgata tradições com o carnaval andino Jallalla Festejañani. Para festa chegam grupos musicais e dançantes dos países andinos, Bolívia e Peru. Reis morenos, diabos e capatazes, fantasias coloridas e as sensuais bailarinas, mesclando sayas com cuecas e com bandas. Viva Chile, minha linda pátria!


TRIVIA 20

LOCUTOR Dou-lhe uma, dou-lhe duas… e ao carnaval!

CONTROLESICA DA GUATEMALA

LOCUTOR Adivinha, florentina. A música que você está ouvindo é de…

A. Bolívia
B. Guatemala
C. Paraguai

LOCUTOR A resposta correta é a B, Guatemala. No estado de Suchitepéquez, município de Mazatenango, se celebra um carnaval muito alegre com brincadeiras florais e agitação da galera. Os bairros competem na corrida do coelho, no desfile de carros alegóricos, blocos, e os jovens atirando ovos, farinha e serpentinas. E a bela rainha mazateca recém coroada. Viva os chapines e, sobretudo, as chapinas, hip!

HAITI

No Haiti também se celebra o carnaval com música muito linda e muita alegria. Mas este ano, dada a tragédia que está vivendo nosso povo irmão do Caribe, não queremos fazer uma trivia, mas mandar-lhes daqui do Equador nossa solidariedade latino-americana.