CHAVES PARA INICIAR UMA RÁDIO LOCAL

Radioclip en texto sin audio grabado.

Manuais de formação para meios comunitários.

Na América Latina estamos de parabéns. Desde há alguns anos, muitos países da região começaram a democratizar o acesso às frequências de Rádio e Televisão. 

Foram aprovadas leis no Uruguai, Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador que reservam 33% ou 34% do espectro radioelétrico para os meios Comunitários. 

Mas não basta aprovar leis é necessário capacitar as organizações e os meios para que conheçam os procedimentos para solicitar uma licença, os equipamentos que devem comprar, como desenvolver a programação de uma rádio e como obter fundos para mantê-la. 

Com esse objetivo, a Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual da Argentina (AFSCA) tem elaborado um material completo que põe à disposição de todas as rádios da América Latina. 

O manual “Chaves para iniciar uma rádio local, no marco da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual” tem um capítulo de procedimentos que se centra na normativa argentina, mas nos outros capítulos, aborda temáticas que são úteis a qualquer rádio local e comunitária, por exemplo: os meios a nível local, a rádio entre o ar e o território, características da linguagem radiofônica, gêneros e formatos radiofônicos, a programação radiofônica e equipamento da emissora. 

Este manual integra uma série de materiais de formação em comunicação editados pela AFSCA que se completa com os textos “Produtoras audiovisuais Comunitárias” e “Organizações sociais e Comunicação Popular” Foram escritos por Diego Jaimes e Gabriel Katz e as ilustrações pertencem a Emilio Utrera e Martín Marino.

Pode-se baixá-los livremente em http://www.afsca.gob.ar/materiales/, seção Caderninhos.

BIBLIOGRAFÍA

http://www.afsca.gob.ar/