CITTÁ DI CARNEVALE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Este tradicional e elegante carnaval se remonta ao século onze.

CONTROLSICA ITALIANA DE CARNAVAL

LOCUTORA A Praça de San Marcos em Venesa está repleta. Arlecrins com seus trajes festivos e coloridos. Mulheres com roupas majestosas e belíssimas máscaras, como saídas dos palácios reais europeus.

LOCUTOR Num ambiente de muita alegria e sensualidade, esperam o "vôo da colombina", o vôo da pomba, que inaugura oficialmente o carnaval.

EFEITO BATIDAS DO CORAÇÃO, FOGOS ARTIFICIAIS E RISADAS

HOMEM Rei Momo… A tua saúde!… Teus disparates serão nossas leis!

LOCUTOR Em Venesa, o Rei Momo, deus da gozação e da irreverência, preside a festa do carnaval.

CONTROLSICA CLÁSSICA ITALIANA

LOCUTORA Este tradicional e elegante carnaval se remonta ao século onze. Ao que parece, durava vários meses e sua fama foi tão grande que Venesa foi conhecida como a "Cittá di Carnevale".

EFEITO GRANDE JOLGORIO

CURA Se tapam o rosto para esconder seus pecados… Se espojam como porcos libidinosos!

LOCUTORA A igreja tentou impedir a "decadência moral" das máscaras.

LOCUTOR Atras do anonimato das máscaras e disfarces, os príncipes e as plebeias, as nobres e os extranjeiros, se juntavam sem distinções em festas populares onde se permitia comer, beber e fazer de tudo.

MULHER (SARCÁSTICA) Se te vi, não me lembro. 

HOMEM (MAIS SARCÁSTICO) E se te desvisto… não me esqueço! (RISADAS)

EFEITO TROMPETA

LEILOEIRO A nome do "Maggior Consiglio da República Serenissima di Venesa", se proíbe a toda mulher e todo homem o uso de máscaras. Quem desobedecer esta ordem, será duramente multado e castigado.

RIOS Oh….!

LOCUTORA As autoridades civis queraim controlar a libertinagem do carnaval. Mas também lhes convinha…

CHEFE Durante uns dias ao ano, o populacho desfoga e tem a sensação de que não existem barreiras sociais… Despois, tudo segue igual… (RISADAS)

CONTROLSICA ITALIANA FESTIVA

LOCUTOR As proibições ficarão no papel. Pobres e ricos seguiram mascarando-se. E envolvendo-se em capas de seda. E luzindo tricornios multicolores.

CONTROLSICA ITALIANA

LOCUTOR No final do século dezoito, com a invasão de Napoleão a Venesa, começou a decadência da cidade e o carnaval praticamente desapareceu.

VARIOS Oh….!

LOCUTORA Tiveram que passar dois séculos, para que, recentemente, em 1980, os carnavais venesianos voltassem a recuperar todo seu esplendor. Na atualidade, se celebram nos dez dias precedentes a quarta féira de Cinzas.

LOCUTOR De novo, os pierrots e as colombinas dançam livremente nas praças e palácios e as gôndolas desfilam com tochas iluminando a "cittá belissima" dos canais.

LOCUTORA quarta-feira de carnaval, a mea noche, na Praça de San Marcos, todos os misteriosos e buliciosos assistentes tiram suas máscaras…

VARIOS Ah…..!

LOCUTORA … E despedirão a festa cantando em coro…

VARIOS SE VA, SE VA, SE VA, SE VA… SE FOI.

BIBLIOGRAFIA
http://www.planetasaber.com/theworld/dossiers/card.asp?pk=986