COMO GIRAMUNDO

Radioclip en texto sin audio grabado.

De onde íamos a imaginar que ia ser um grande homem, foi a mão direita de Fidel Castro?

CHE Porque esta grande humanidade disse basta e se pôs a andar…e sua marcha de gigantes já não se deterá até conquistar a verdadeira independência… Pátria ou morte!

FLOR Eu me chamo Flor de Maria Iglesias López, natural de Iquitos, tenho 83 anos. Um amigo me disse, senhora Flor, você conheceu a Cheguevara? Sim, lhe disse. Ah, por que não conseguiu dele nem um lenço, se quer? Como iria saber que ele seria um grande homem? Aquele tempo era um simples homem, disse-lhe. Como poderia imaginar que seria no futuro, um super homem? Se eu ficasse sabendo, mesmo que seja um pedacinho de lenço teria roubado-lhe para presentear-te…

REPÓRTER Quando chegou a Lima, Ernesto Guevara, o Che?

FLOR Chegaram a Lima uma noite, tinham contacto com o doutor Hugo Pesce. O doutor Pesce deu-lhes alojamento no Hospital de Guia. O hospital é o leprosário da costa, de Lima, onde se alojavam os pacientes.

REPÓRTER De que ano estamos falando?

FLOR Creio que 1952, se não me engano.

REPÓRTER Quanto tempo esteve aí?

FLOR Ele terá permanecido como que uns dois meses. Aí conversava muito com os pacientes, era uma pessoa muito amigável, uma pessoa muito simples. Notava-se-lhe que era muite inteligente. As vezes, ficávamos aí, comíamos juntos, o pessoal, o companheiro e ele, ficávamos conversando a noite, contando-nos suas ideias. A ideia dele era…queria transformar uma sociedade… queria igualdade, não que alguém tenha mais e muitos tenham menos. Esse era seu pensamento.

CONTROL SI EL POETA ERES TU

REPÓRTER O Che Guevara era muito jovem quando veio ao Peru?

FLOR Ele era bastante jovem, estava em quinto de medicina quando veio. Ernesto Guevara e ao companheiro que vinha com ele, um biólogo. Granados apelidava-se o jovem. Pensávamos que eram esses jovens que lhes agradava… como giramundo, assim, que lhes agrada ir de um lugar para outro. Claro, ele não veio elegantemente vestido. Ele veio com uma vestimenta de um pobre, não?

REPÓRTER Ele e seu amigo Alberto Granados Como faziam para viver em Lima?

FLOR Por exemplo, eles iam a pé dede o Hospital de Guía até o Callao, desde o Rímac até o Callao. Caminavam a pé, isso que somente eram 30 centavos o ônibus, mas não tinham eles nem para comprar um pão. Aí no hospital lhes davam comida. Bom, como o doutor Pesce havia ordenado que lhes dessem uma marmita a cada jovem, por exemplo, era uma marmita de sopa, outra de guiso, outra era de arroz, outra era de feijão…

REPÓRTER Tinham muito apetite?

FLOR Um apetite extraordinário. Dez pães não era nada para eles, nós puxávamos um caixote e punhámos os pães que não queríamos. Eles vinham de dois ou três días e esses pães já duros, os comiam como se bolachas. Eram bons jovens, para que. Alegres, começavam a cantar seus tangos, aí no quarto. Tinham um vozerão, pois. Simpático jovem era. O mal que ele sofria de asma, assim que quando tinha suas crises de asma, tomava seu mate de… tomava um mate. Isso tomava o jovem, talvez para safar um pouco, não sei que mais tomaria. Mas tinha suas crises de asma.

CONTROL SI EL POETA ERES TU

REPÓRTER E como chegou o Che até o leprosário de São Paulo, junto ao rio Amazonas?

FLOR Os pacientes, pouco a pouco começaram a fazer uma bolsa, uma bolsa para dizer, aqui está para que… ele tinha ideia de ir a São Paulo, chegou a ir-se. Lá em São Paulo, dizem, uma vez um paciente esteve muito mal, mas muito mal durante a noite, porque quando os nervos se engrossam, se dilata o nervo e pressiona o canal por onde vai o nervo cubital, então produz muita dor e toda a noite choram. O que fez ele em São Paulo? Quando um paciente esteve chorando, ele, nem duvidou nem teve preguiça, agarrou o bisturi e um corte e pronto. Tirou o nervo fora, costurou-lhe e se acabou o sufrimento do pobre paciente. Fez operações lá em São Paulo.

REPÓRTER Como ficou sabendo que o Che estava em São Paulo?

FLOR Porque entre pacientes se falam. Se escreviam os pacientes de São Paulo com os do Hospital de Guia.

REPÓRTER Esteve pouco tempo o Che no leprosário de São Paulo?

FLOR Sim… Daí já se foi para o Brasil, para Bolívia e novamente, quando fracassou Perón, entrou na Argentina. Regressou à Argentina para terminar medicina. E depois de terminar regressou ao Peru, como médico. Logo se casou com uma jovem, Hilda, creio, uma peruana.

REPÓRTER Flor Iglesias López, enfermeira, conheceu a Che Guevara quando de sua passagem pelo Peru. Depois de tanto tempo, como o recordas?

FLOR Bom, nós lhe mirávamos como qualquer pessoa, comum e corrente, eram estudantes pobres, um pouquinho sujinhos. De onde íamos a imaginar que ia ser um grande homem, foi a mão direita de Fidel Castro? Ele foi Ministro de Economia e Finanças em Cuba.

CONTROL SI EL POETA ERES TU

REPÓRTER Ernesto Che Guevara. Em 8 de outubro de 1967 foi ferido em combate na Quebrada de Yuro. No dia seguinte, assassinado no povoado de Higuera, na Bolívia.

FLOR Não o houvessem acolhido, acolheram-lhe na Bolivia, porque ele adoeceu com a asma. Por isso caiu, não pode evitá-lo.

CONTROL SI EL POETA ERES TU

ENTREVISTA
Señora Flor de María Iglesias López,

Iquitos, Peru. Octubre 2006