CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INDÍGENA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Já se aproxima a Segunda Conferência Continental!

Nos aproximamos da Segunda Conferência Continental de Comunicação Indígena a se realizar de 7 a 13 de outubro de 2013 em Tlahuitoltepec, Oaxaca, México.

Os organizadores locais, a Rádio Comunitária Jënpoj, estão pedindo desde agora permissão e bençãos à Mãe Terra e ao Pai Sol para levar a cabo este magno evento que é de vital importância para todos os povos e comunidades indígenas de Abya Yala.

As comunicadoras e comunicadores indígenas que vão se reunir em Oaxaca, acompanhados de suas autoridades e dirigentes, vão formular estratégias a serviço de nossos povos e nações indígenas nas lutas pelo território, assim como na luta pelo pleno reconhecimento e vigência de nossos direitos pela vida e a dignidade.

O tema central da conferência é desafiante: Os meios de comunicação e a defesa dos territórios indígenas ante os projetos transnacionais.

Esses projetos transnacionais são, desgraçadamente, a mineradora a céu aberto, o fracking petroleiro, a monocultura com transgênicos, as empresas eólicas.

A Segunda Conferência se dá no estado de Oaxaca, onde dezenas de rádios comunitárias, todas sem legalidade, todas com legitimidade, estão brigando por seu direito à comunicação. E estão sofrendo represálias por levantar sua voz. A Rádio Huave, pioneira das rádios comunitárias no Istmo de Tehuantepec, lhe roubaram seus equipamentos de transmissão. Comunicadores da Rádio Xadani tem sido ameaçados de morte por denunciar os projetos eólicos. Comunicadores da Rádio Vozes dos Povos foram detidos. Rádio Totopo, de Juchitán, tem sofrido graves ataques, o roubo de seus equipamentos e a detenção de seus dirigentes. Quer dizer, vai estar quente esta Segunda Conferência. Tão quente como a indignação dos povos originários de nossa Pátria Grande.

Visitem a página da Segunda Conferência: http://www.comunicacionesabyayala.org/(http://www.comunicacionesabyayala.org/) como um presente muito especial lhes convidamos a ver este delicioso videoclip(http://goo.gl/nNqYBg) da nacionalidade Kukama na Amazônia peruana(http://goo.gl/x2wt57).

Vejam-no e nos contem!