CONTRATOS DE LIXO (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho a taxa de desemprego juvenil é o dobro que a dos adultos.

CONTROL SINAL INFORMATIVO

PERIODISTA Boletim de última hora. Os jovens franceses, com Julie Coudry a frente, ganharam a batalha. O Presidente Jacques Chirac se rende diante das enormes manifestações estudiantis e sindicais destes últimos meses e revoga a controvertida lei do Primeiro Emprego.

EFEiTO GRITARIA

CONTROLSICA LA MARSELLESA

LOCUTORA A coisa empeçou em março de 2006. Milhares de jovens franceses, indignados pelo Contrato do Primeiro Emprego, tomaram as principais cidades do país respaldados por trabalhadores e trabalhadoras que se unieram às greves e aos protestos.

LOCUTOR Um contrato neoliberal, injusto, que permitia a despedida sem justa causa e afundava ainda mais a precária situação trabalhista dos jovens.

LOCUTORA Na Espanha não causou surpresa. Ha anos, os chamados “contratos de lixo” são as opções de trabalho que têm os mais jovens ao terminar seus estudos, como nos conta Antonio Rodriguez, integrante da Associação Astúrias Verdes.

ANTONIO RODRÍGUEZ Trabalhos sobre tudo de hotelaria: camareiros, serviços, entregadores de pizza… Esse tipo de trabalho que te permitem ganhar uns poucos euros, mas desde logo não te dão independência para sair de casa. O que chamamos aqui trabalhos de lixeira.

LOCUTOR Sim isto sofrem os jovens das chamadas “nações desenvolvidas”…

EFEITO AVIÃO DECOLANDO

LOCUTORA … que nos encontraremos ao cruzar o charco?

CONTROLSICA ARGENTINA

FLAVIO GIMÉNEZ Eu recebi de técnico superior de jornalismo no ano 97 mas na Argentina é bastante complicado trabalhar nos meios. Ou seja, que estou me virando trabalhando de eletricista e pintor.

MARIELA SCIORRA Eu sou docente de nível inicial, dos mais pequenos. Igual nestes momentos tampouco estou exercendo. Estou fazendo artesanato, bijuteria, tecendo e, a por sua vez, fazendo comida em casa para vender.

LOCUTORA Flavio e Mariela, um jovem casal argentino. Igual a eles, muitos dos profissionais recém incorporados ao mercado de trabalho na América Latina se vêem obrigados a ganhar-se a vida jeito que for possível.

CONTROL QUENA PERUANA

FERNANDO MONTALVÁN Nos encontramos com jovens dirigindo táxi. Logo se dedicam trabalhos incríveis. Já vi jovens que estudam na Universidade, mas como não têm rendas, além do mais dos pequenos que fazem malabarismos nas esquinas, vi jovens fazendo coisas idênticas.

CONTROLSICA CHILENA

HUGO ZAPATA Ha muito profissional jovem e isso está gerando uma sobre oferta no mercado de trabalho que traz como consequência que a maioria dos jovens não têm trabalho quando sai de seus estudos. Ou se o têm é sob condições muito precárias e salários muito baixos. Se está dando a tendência de que todo o estudo e o trabalho se está especializando cada vez mais. Já não basta ser um profissional neste país. Além de ser profissional ha que ter um postítulo, já seja de doutor ou magíster.E prefervelmente, no estrangeiro.

CONTROLSICA VENEZOLANA

NICA MARCHESI Na Venezuela creio que o trabalho se junta com o tema da criação de famílias ou de responsabilidades e cargas familiares dos jovens. Realmente a porcentagem de gravidez precosse, de chamos ou jovens que têm uma namorada e sai grávida e se lhes complica um pouco a vida. Uma das opções que se fortaleceu nos últimos anos é a venda ambulante que na Venezuela lhe dizemos “buhoneros”, e isso lhes ajuda.

CONTROLSICA COLOMBIANA

LIZARDO ROJAS Aqui na Colômbia não ha garantias de emprego. Caso pessoal: trabalhamos por cooperativas ou por outras formas de subcontratos para que não haja vínculos de tipo trabalhista, para que o empresário, o Estado, em fim, o empregador, não tenha a forma de responder pelos direitos trabalhistas que temos os trabalhadores.

LOCUTORA Segundo a Organização Internacional do Trabalho a taxa de desemprego juvenil é o dobro que a dos adultos.

LOCUTOR Desemprego. O drama diário para milhares e milhares de jovens, eles e elas, em todo o mundo.

BIBLIOGRAFIA
Este radioclip fue elaborado com chamadas via SKYPE a diferentes países da América Latina. Obrigado, amigas e amigos radialistas!