COQUETELEIRA DE SONS (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Os consoles de áudio tornam o trabalho de uma rádio mais simpes. Mas, você sabe para que servem cada um dos botões? Nesta primeira entrega, as entradas.

O operador de rádio é praticamente um barman. A “coqueteleira” destes “barmans” do rádio é a mesa de mixar ou mixer. Em outros lugares, sobretudo na América Latina, a chamamos de console.

O console é um aparelho em que se combinam as diferentes fontes sonoras (voz recolhida por um microfone, efeitos do computador, música de um CD) para oferecer-nos um sinal único, um equilibrado e delicioso “coquetel de sons”.

Todos os consoles são similares, independentemente da marca ou do modelo, e em todos se distribuem as funções e os botões de forma parecida.

 

Console Mackie Onyx 1220i http://www.mackie.com/

– Botões: São potenciômetros circulares usados nos controles de canal para o ganho, equalização…

– Pulsadores ou Switches: Pequenos plugues que ativam ou desativam algumas funções.

– Faders: São potenciômetros lineares, também chamados atenuadores deslizantes. Sua função é aumentar ou diminuir o nível de sinal.

 

ENTRADAS

Os consolas têm diferentes entradas através de conectores. Costumam estar na parte superior ou em um painel posterior.

 

 

Entradas para microfone

São conectores XLR-Canon (1) ou Jack-Plug (2), em ambos os casos fêmeas. Sempre é recomendável conectar os microfones pelas entradas XLR. As entradas de microfone se identificam com a palavra MIC. Estas entradas têm um pré-amplificador que aumenta o débil sinal que sai de um microfone. Se conectamos o microfone por outra entrada, como a de linha, chegará um som muito baixo no console.

A maioria dos consoles trazem um interruptor para ativar a alimentação Phantom(3). Esta alimentação fantasma, em general de +48 volts, é necessária para o funcionamento dos microfones de condensador.

Entradas de linha

São identificadas como LINE (4). Nelas, conectamos todos os equipamentos exteriores como cassetes, leitores de disco compacto, o computador, instrumentos musicais… Os conectores são Jack-Plug ou RCA.

Entradas PHONO

Servem para os toca-discos ou vitrolas que, como os microfones, entregam um sinal muito baixo. Nessa entrada também há um pré-amplificador.

Se fizermos o contrário, por exemplo, conectar um leitor de CD a uma entrada de PHONO, como essa entrada está pré-amplificada, o som chegará saturado no console, isto é, teremos excesso de nível de áudio.

Entradas digitais

Os novos consoles, mesmo que sejam analógicos, trazem conexões digitais para comunicar-se com placas de áudio, com a vantagem de ter menos perda de qualidade que com as conexões análogas. As mais comuns são FireWire, S-PDIF e USB.

 

Agora que conhecemos as entradas, vejamos as diferentes saídas de um console na próxima entrega desta série.

BIBLIOGRAFÍA
Manual para Radialistas Analfatécnicos, de Santiago García Gago. http://www.analfatecnicos.net . Uma produção de Radialistas.net e UNESCO.