DECÁLOGO DA ATUAÇÃO RADIOFÔNICA

Radioclip en texto sin audio grabado.

10 conselhos para atrizes e atores da rádio.

Atores e atrizes da rádio:

Tomem em conta dez mandamentos e melhorarão notavelmente sua atuação quando estiverem atrás de um microfone.

1- Esqueça teus problemas pessoais e familiares ao começar a ensaiar e, sobretudo, na hora de gravar. Desligue o celular. Desconecte de tuas preocupações e concentre-se no libreto.

2- Marque teu libreto durante o ensaio. Sublinhe as palavras difíceis ou as que você deve enfatizar, assinale as pausas, indique os estados de ânimo, aproprie-se do texto que você vai interpretar.

3- Caracterize teu personagem. Imagine como fala, como se comporta. No teatro, você se caracteriza do personagem com uma máscara ou um traje. No rádio, você tem que caracterizar a voz. Imagine também o lugar onde ocorre a cena. Isto te ajudará a interpretar melhor.

4- Grave de pé. Solte os casacos, cinturões, gravatas, toda a roupa que aperte. Se tiver uma mão ocupada com o libreto, empregue a outra para gesticular e dar força à voz, para modular melhor. Aprenda a falar com todo o corpo (sem sair do plano, claro).

5- Observe as indicações de quem dirige. Se te manda repetir duas ou quatro vezes, não fique chateado com isso. Mantenha o mesmo entusiasmo da primeira vez. Respeitar a direção não te impede, entretanto, de fazer sugestões quando considerar que é preciso mudar algo no libreto ou na forma de atuação.

6- Jogue com a voz. Em radio não é preciso gritar, o microfone não é surdo. Você pode experimentar os mais variados e finos matizes da interpretação sonora. Pode brincar com as palavras, suspirar, sussurrar, tem a tua disposição desde as inflexões mais sutis até as mais estridentes.

7- Encadeie bem os diálogos. Não pode cortar os finais das frases e os outros atores ou atrizes, mas também não pode esperar, deixando brechas e perdendo ritmo.

8- Parafraseie teu libreto. Embora não estejam escritas, acrescente frases e giros do teu estoque, duplique algumas palavras, titubeie outras, flexibilize o texto com pequenas “linguiças” que darão naturalidade e frescura a tua interpretação.

9- Apostile o libreto alheio. Como em uma conversação normal, faça presente pequenas expressões de apoio ou de interesse (ah… isso… é mesmo?… hummm… então…). Para que estas expressões saiam com naturalidade e oportunamente, você tem que atender bem o texto dos outros atores e atrizes.

10- Seja versátil. Às vezes, você terá que interpretar a um bandido ou uma freira, atuar como esperto ou de bobo, de popular ou de acadêmico. Às vezes, o papel será dramático, outras cômico ou tragicômico. Atreva-se com todos os papeis, inclusive com aqueles que não combinam com tuas ideias pessoais. Atreva-se a explorar novas propostas!

Cumpra este decálogo de atuação… e verá os resultados!