DECÁLOGO PARA DAR UMA PALESTRA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Vão dez mandamentos úteis para quando tiver que falar em público.

As palestras e conferências abundam, se organiza uma para tudo.

Antes, dava gosto assisti-las. Mestres da palavra e magas da conversação seduziam seus públicos.

Hoje, são um castigo. Inclusive as de muitas comunicadoras e comunicadores. São tediosas, chatas, longas e incompreensíveis.

Se além de “sofrê-las”, você também tem que fazê-las, tome nota deste decálogo na hora de dar uma palestra.


1. Prepare tua palestra
Isto te dará segurança na hora de falar. Ter um esquema e uma estrutura evitará que você se perda, repita, não saiba como terminar e te estenda além da conta. Se por algum motivo você não pode preparar bem o que vai dizer, não comece a palestra pedindo desculpas por isso. Predisponha o auditório antes de começar.

2. Fale de pé
Assim terá o corpo em posição mais dinâmica. Poderá expressar-se melhor com as mãos, poderá inclusive deslocar-se entre o público. Se tiver que falar sentado, gesticule, mova-se, chame a atenção de quem te escuta.

3. Não leia
Se preferir escrever toda a conferência (e não levar somente um esquema) leia o texto um par de vezes antes para que trabalhe o conteúdo com desenvoltura. Isto te permitirá “contar” o que tem escrito, mas não lê-lo. Em geral, a leitura se torna tediosa, artificial, e o público desconecta depois da primeira página.

4. Procure não usar Power Point
E se o fizer, que sejam imagens, esquemas de apoio, apontamento de ideias. Para projetar o texto completo e lê-lo junto a teu público como se fosse um “karaoke-point”, é melhor que o envie pelo correio para quem vai assistir a tua palestra, e o lerão mais comodamente em suas casas.

5. Comece com algo muito atrativo
No primeiro minuto se decide o êxito ou fracasso de uma palestra. Comece sem dar rodeios nem pedir desculpas nem anunciar o que vai dizer… Comece contando uma anedota ou dizendo uma frase surpreendente ou fazendo algo que capte a atenção do público. Se ganhar esse primeiro momento, ganhou a palestra.

6. Varie as tonalidades de tua voz
Que estas acompanhem o que você está dizendo. Levante a voz, seja contundente quando afirmar, acompanhe de sorrisos e onomatopeias os relatos para amenizar a palestra… Se falar de forma ceremoniosa, será um efetivo sonífero para quem te escuta. Seja natural, fale com entusiasmo. E com convicção.

7. Use uma linguagem simples e inclusiva
Abandone as palavras abstratas e grandiloquentes, e empregue uma linguagem apropriada a teu público. Palavras simples, compreensíveis, com exemplos e histórias que expliquem os conceitos mais complexos. Por certo, não empregue uma linguagem “masculinista”, que torna as mulheres invisíveis. Palavras inclusivas para os companheiros e companheiras.

8. Empregue o humor
Que tua exposição seja divertida. Rompa com o preceito de que o importante deve ser dito de forma séria e formal. Ria e faça rir para criar um ambiente alegre. Porque só lembramos as ideias ditas de forma emotiva. E o humor é uma emoção básica do ser humano.

9. Não perca de vista teu público
Suas caras são o termômetro para saber se estão entendendo ou se aborrecendo com a “novela” que está lhes contando. Se começarem a bocejar ou a brincar com o celular… é momento de contar uma piada para distender o ambiente. Busque formas para que o público participe em tua palestra, aproxime-se das primeiras filas, pergunte-lhes, peça-lhes uma opinião. Ao sentir-se interpelados, prestarão atenção e se interessarão mais no tema.

10. Seja pontual
Pontal para começar. E para terminar. Se a palestra dura 20 minutos, não fale meia hora. Se dura meia hora, não fale uma hora. Se te deram tanto tempo para tua exposição, prepare-se para falar um pouco menos, porque quase sempre costumamos nos estender mais do que o previsto. Em todo caso, se tiver que tomar uns minutos a mais, não os gaste em dizer a cada instante “um momentinho que já estou terminando”.

Pratique estes conselhos… e depois nos conte os resultados!