DESCOLONIZAR A INFORMAÇÃO

Radioclip en texto sin audio grabado.

13 pilares para uma comunicação mais democrática.

_Durante os dias 28 a 31 de agosto 2013, CEPRA e o Ministério da Comunicação da Bolívia realizaram em Cochabamba uma oficina de capacitação em jornalismo radiofônico com a participação de mais de 90 radialistas representantes de rádios comunitárias e de povos originários, provenientes dos nove departamentos bolivianos._

_Inspirados nos 13 pilares da Agenda Patriótica proposta pelo presidente Evo Morales, elaboramos estes 13 critérios que resumem a ética jornalística para a prática de comunicadoras e comunicadores. Os primeiros reúnem os três mandamentos ancestrais dos povos andinos (ama llulla, ama sua, ama qhella) e um quarto, mais atual._

p=. ********************

*1- AMA LLULLA*

Não mentir. Dizer sempre a verdade, porque a verdade é revolucionária. Não esconder a corrupção. A cidadania deve exercer controle social através dos meios de comunicação. 

*2- AMA SUA*

Não roubar a honra nem a privacidade das pessoas com notícias falsas ou indiscretas. Também não insultar nem permitir insultos nos meios de comunicação. 

*3- AMA QHELLA*

Não ser frouxos nem frouxas para verificar as notícias nem para buscar a outra versão dos fatos. Que as informações sejam completas e contextuadas, sem dar cabida a rumores ou especulações. 

*4- AMA LLUNKU*

Não ser aduladores com as autoridades nem com quem tem poder. A crítica construtiva é a melhor contribuição para o processo de mudança.
*5- SOBERANIA*

Ter agenda própria e não depender dos titulares que impõem os monopólios midiáticos. 

*6- PLURALISMO*

Buscar variedade de fontes. Que todas as vozes e opiniões sejam ouvidas e respeitadas. O sectarismo é uma forma de colonialismo e só consegue convencer a convencidos.

*7- IDENTIDADE*

Informar nos idiomas que se falam na Bolívia e falar com as palavras simples que o povo entende.

*8- NÃO DISCRIMINAÇÃO*

Despatriarcalizar a linguagem e o tratamento das informações. Usar uma linguagem inclusiva, nunca sexista nem homofóbica nem racista nem intolerante com nenhuma diversidade.

*9- NÃO SENSACIONALISMO*

Rechaçar a crônica sensacionalista e a morbidez na informação.

*10- AUTONOMIA*

No aceptar censura previa de poderes mercantiles, políticos o religiosos, pero asumir la responsabilidad ulterior de lo dicho o escrito.

*11- AUTOCRÍTICA*

Quando se cometem erros, respeitar o direito a réplica das pessoas afetadas e cumprir o dever de retificação. 

*12- NÃO INDIVIDUALISMO*

Aprender a trabalhar em equipe em nosso meio de comunicação e a trabalhar em rede com outros meios locais, nacionais e internacionais.

*13- COMPROMISSO*

Comprometer-nos com os Direitos Humanos e os Direitos da Naturaleza. Não somos mercenários mas sim militantes da informação. Não somos netros, mas apaixonados e apaixonadas pela democratização da palavra.