DEUS TERIA DITO… (2)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Segunda parte do texto do famoso filósofo do século 17 Baruch Spinoza.

SPOT 5

LOCUTOR Deus teria dito:

LOCUTORA Respeite teus semelhantes e não faças aos demais o que não queiras para ti.

LOCUTOR Amado meu, amada minha, esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é a única que há aqui e agora e a única de que precisas.

CONTROLESICA EMOTIVA

SPOT 6

LOCUTOR Deus teria dito:

LOCUTORA Te fiz absolutamente livre, não há prêmios nem castigos, não há pecados nem virtudes, ninguém leva um marcador, ninguém leva um registro. És absolutamente livre para criar em tua vida um céu ou um inferno.

LOCUTOR Não poderia dizer-te se há algo depois desta vida, mas posso dar-te um conselho. Viva como se não houvesse. Como se esta fosse tua única oportunidade de desfrutar, de amar, de existir.

LOCUTORA Então, se não há nada, pois terás desfrutado da oportunidade que te dei.

LOCUTOR E se há, tenha certeza que não vou te perguntar se te comportaste bem ou mal, vou te perguntar: Gostaste?… Divertiste?… O que foi o que mais desfrutaste? O que aprendeste?

CONTROLESICA EMOTIVA

 

SPOT 7

LOCUTOR Deus teria dito:

LOCUTORA Pare de acreditar em mim. Acreditar é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim, quero que me sintas em ti.

LOCUTOR Quero que me sintas em ti quando beijas a tua amada, quando agasalhas o teu filhinho, quando acaricias o teu cachorro, quando te banhas no mar.

CONTROLESICA EMOTIVA

 

SPOT 8

LOCUTOR Deus teria dito:

LOCUTORA Pare de louvar-me, que tipo de Deus ególatra achas que sou? Aborrece-me que me louvem, me cansa que me agradeçam. Tu te sentes agradecido? Demonstre-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo. Sentes admiração pela natureza?… Expresse tua alegria! Essa é a forma de louvar-me.

LOCUTOR Pare de complicar as cosas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza é que estais aqui, que estais vivo, que este mundo está cheio de maravilhas… Para que precisas de mais milagres? Para que tantas explicações?

LOCUTORA Não me busque fora, não me encontrarás. Busque-me dentro… aí estou, palpitando em ti.

CONTROLESICA EMOTIVA