DIREITOS DAS HUMANAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

A maior novidade do século 20 foram as mulheres. Sua presença, suas lutas, suas conquistas.

EFEITO APLAUSOS

ORADOR Considerando que a liberdade, a justiça e a paz no mundo têm por base o reconhecimento da dignidade intrínseca de todos os membros da família humana… (SE PERDE)

EFEITO MAIS APLAUS0S

LOCUTOR 10 de dezembro de 1948, a comunidade internacional das nações proclamou o documento de princípios mais importante da história, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

MULHER E os direitos das humanas?

LOCUTOR A Declaração Universal refere-se a todos, a mulheres e homens de todas as cores de pele, de todos os povos, sem distinção de nenhum tipo.

MULHER Sim, está muito bem. Mas nós mulheres temos outros problemas que não aparecem na Declaração. Por isso, conseguimos que…

CONTROLEFAGA MUSICAL

LOCUTOR … Em 1993, a Conferência Mundial de Direitos Humanos de Viena reconheceu a violência contra as mulheres e meninas como um problema de direitos humanos.

CONTROLESICA BRASILEIRA

LOCUTORA Em 1994, a Convenção de Belém do Pará definiu a violência de gênero e chamou à responsabilidade dos Estados para eliminá-la.

CONTROLESICA CHINESA

LOCUTOR Em 1995, durante a Quarta Conferência Mundial da Mulher em Beijing, aprovou-se a Plataforma de Ação que compromete os Estados membros a estabelecer políticas para conquistar a igualdade, o desenvolvimento e a paz para as mulheres.

CONTROLESICA ITALIANA

LOCUTOR Em 1998, em Roma, adotou-se o Estatuto da Corte Penal Internacional. As mulheres conseguiram incorporar o tema de gênero assinalando como delitos as violações de guerra, a escravidão sexual, a prostituição forçada, a mutilação genital, e tantos abusos sofridos desde sempre pelas mulheres.

CONTROLESICA INSTRUMENTAL

LOCUTORA Em 1999, as Nações Unidas aprovaram o Protocolo Facultativo da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, CEDAW. Graças a este protocolo, nós mulheres podemos apresentar denúncias ao Comitê da CEDAW enquanto não se faz justiça em nossos países.

CONTROLESICA ALEGRE

LOCUTOR As mulheres conseguiram leis nacionais contra o maltrato intrafamiliar, a violação dentro do casamento, o assédio sexual, leis de participação política, contra a discriminação laboral, de proteção as migrantes, leis sobre diretos sexuais e reprodutivos, sobre direitos econômicos e sociais…

MULHER Leis, leis, leis… mas na prática, o que muda

LOCUTORA Se, leis, declarações, convênios. Mas não são só papeis. São instrumentos que nos serem para fazer valer nossos direitos, para exigir a nossos governos que as cumpram.

CONTROLESICA MUITO ALEGRE

LOCUTOR A maior novidade do século 20 foram as mulheres. Sua presença, suas lutas, suas conquistas, estão mudando radicalmente as relações na sociedade e equilíbrio dos gêneros.

LOCUTORA Nenhum setor social teve um avanço tão notável, tão decisivo, como nossas, as mulheres. E ainda há muito o que conseguir, este caminho de libertação não tem retorno.

LOCUTOR 10 de dezembro. Dia dos Direitos Humanos.

LOCUTORA 10 de dezembro. Dia dos Direitos das Humanas.

MULHER Porque sem os direitos das mulheres não há direitos humanos!