DOIS RADIOAPAIXONADAS (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Franziska Moser e Elena Otero, fundadoras junto a Manuel Olivera do exitoso Serviço Radiofônico para América Latina, SERPAL.

LOCUTORA Uma alemã e outra espanhola. Franziska nasceu em Ast, próxima de Munich.

LOCUTORA Elena é de Cambadas, em terras galegas.

LOCUTOR Franziska estudou psicologia e teologia.

LOCUTORA Elena estudou idiomas.

LOCUTOR Em Lovaina, durante um encontro do Movimento Agrário Católico, se conheceram.

ELENA Neste movimento fizemos uma grande amizade.

LOCUTORA Franziska Moser e Elena Otero. De rádio não tinham muita experiência. Mas um bom dia, o prelado Wissing, diretor de um projeto de formação cristã a través dos meios…

PRELADO Franziska, como a ti te agradam estas coisas de comunicação, não querias dar a conhecer no Terceiro Mundo o que faz a igreja alemã?

FRANZISKA Eu disse que sim e assim comecei na Voz da Alemanha Católica.

LOCUTOR O prelado convidou a Franziska e Franziska e a Elena. As duas
amigas começaram a trabalhar, lá pelos anos 60, no que mais tarde se conheceria como SERPAL.

CONTROL MÚSICA BÁVARA

LOCUTORA A princípio, enviavam às emissoras de América Latina cintas gravadas com notícias da igreja alemã.

HOMEM A quem lhe interessa isto?… Estes programas não os escuta ninguém… (MEIAVOZ) Mas as fitas são de boa qualidade… A apagá-las, que falta nos fazem!

LOCUTOR Havia que mudar. Em colaboração com Rádio Sutatenza, da Colômbia, Franziska e Elena decidiram não enviar mais fitas e despachar os programas em discos de acetato. Isto tinha suas vantagens…

ELENA Muitas vantagens. Em primeiro lugar, quando nós mandávamos um material, o que se solicitava te dava uma certa garantia de que o ia emplegar porque era o disco. E a fita era para aproveitar-se…

LOCUTORA Mas o problema não estava no envear, si não nos mesmos conteúdos…

FRANZISKA Também pela temática temos pensado “Isso não serve para as pessoas”. E me lembro muito bem que temos feito um programa sobre a pastoral por telefone. E temos recebido cartas que disseram: “Ah, vocês com seus bem-estar e seus probleminhas e nós não temos telefone nem temos nada”… Pensei: isso não pode ser.

CONTROL MÚSICA DE TRANSIÇÃO

LOCUTOR Esse caminho não podia ser. Mas, qual? Por onde avançar?

LCOUTORA Em 1968, Munich foi sede da Assembleia Mundial de UNDA, a organização católica para a rádio e a televisão.

LOCUTOR Franziska e Elena conheceram nessa reunido a Manuel Olivera, jesuita uruguaio, recém nomeado presidente da seção latinoamericana de UNDA.

ELENA Manuel viu uma veta, porque era muito prático. Então diz: esta gente tem possibilidade e tem boa vontade. Pois aproveitemos porque a nós, para América Latina, com estes dois elementos se pode fazer algo bom.

LOCUTORA E começou uma estreita colaboração entre Franziska, Elena e Manuel. Um trio dinâmico, creativo, apaixonado.

MANUEL Façamos outros programas de rádio!…Eu conheço um bom escritor, excelente roterista. Se chama Mário Kaplún.

LOCUTORA Em poucos meses, saíram os primeiros programas do “Padre
Vicente, diário de um cura de bairrio”. Os discos se distribuíram em centenas de emissoras. Foi tanto o êxito que…

MANUEL Façamos mais produções, as emissoras as necessitam!… Há que divulgar os novos valores do Concílio Vaticano Segundo e da Conferência de Medellín. Os radioteatros são a chave, agradam às pessoas.

LOCUTOR Se estreava uma pedagogia inovadora na América Latina: aproveitar os radioteatros para a educação popular.

ELENA Com Manuel e com nós se idealisou fazer uma reunião na América Latina e aglutinar gente para ver como se lhe podia dar uma maior dimensão e melhor estruturado o serviço. E foi a reunião de Sutatenza no ano de 72.

LOCUTORA Na reunião de Sutatenza, se decidiu o nome de SERPAL, Serviço Radiofônico para América Latina, e se consolidou a estratégia dos coordenadores nacionais. Também se apresentou a segunda e mais impactante série de Mario Kaplún…

CONTROL JURADO NÚMERO 13, A SALA POR FAVOR.

ELENA Tínhamos uma lista enorme de emissoras, mil e pico. Se mandavam a todos os sitios gratuitamente. Havia financiamento para isso. Também aí falamos: há que ter um feed back. Cada disco ia acompanhado de um cartão.

LOCUTOR Os programas, com seus cartões de avaliação, chegavam a emissoras comerciais, rádios de igreja, universitárias, de cidade e de campo.

LOCUTORA O crescimento de SERPAL foi impresionante e descentralizado.

LOCUTOR Em Montevideo se produziam os programas. Em Bogotá se imprensavam os discos. Em cada país latinoamericano, os coordenadores nacionais os distribuíam. E em Munich, Franziska Moser e Elena Otero, duas radioapaixonadas, orientavam o trabalho e buscavam o financiamento.

(CONTINUARÁ)

BIBLIOGRAFIA
Entrevista en Munich a Franziska Moser y Elena Otero, mayo 2005.