ESMOLEIROS DE SEUS FILHOS E FILHAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

As remessas dos imigrantes mantêm de pé a economia dos países latino-americanos.

JORNALISTA 1 A seguir, nosso boletim econômico de final de ano.

EFEITO SINAL INFORMATIVO

JORNALISTA 2 El Salvador. Os dólares enviados pelos imigrantes superam todas as divisas de exportação do país. Estas divisas cobrem o déficit comercial e constituem o principal ativo da economia do país.

EFEITO SINAL INFORMATIVO

JORNALISTA 1 Guatemala. Os guatemaltecos e guatemaltecas residentes no exterior sustentam com suas remessas mais de 30 por cento da população. Estes envios de dinheiro do exterior são a principal fonte de divisas, superando as exportações e o turismo.

EFEITO SINAL INFORMATIVO

JORNALISTA 2 México. Este ano, as remessas alcançaram a cifra recorde de 25 bilhões de dólares. México ocupa o primeiro lugar mundial em envio de dinheiro por parte dos trabalhadores e trabalhadoras imigrantes a suas famílias.

CAMPONÊS Essa maldição de Tratado de Livre Comércio arruinou a agricultura. Eu cultivava milho e tive que vir vender pizzas aqui em Los Angeles.

EFEITO SINAL INFORMATIVO

JORNALISTA 2 Equador. A dolarização expulsou do país um milhão de equatorianos e equatorianas. Neste ano, esses imigrantes enviaram mais de 3 bilhões de dólares a seus familiares, o que representa a segunda fonte de recursos do país.

EFEITO SEÑAL INFORMATIVA

JORNALISTA 1 No Peru, o dinheiro enviado pelos imigrantes estabiliza a economia do país. No Brasil e Colômbia, as remessas equivalem às exportações de café.

JORNALISTA 2 As remessas dos imigrantes de Honduras e Nicarágua, de República Dominicana e Haiti, significam a principal fonte de divisas destes países.

JORNALISTA 1 São 25 milhões de imigrantes latino-americanos que só neste ano enviaram 70 bilhões de dólares a seus países.

CONTROLESICA DRAMÁTICA

LOCUTOR Não são os investimentos estrangeiros que sustentam a economia da América Latina.

LOCUTORA Não são as doações da AID nem empréstimos do BID nem a cooperação internacional o que mantêm de pé nossos países.

LOCUTOR São os cheques de 50 dólares, de 100 dólares, enviados todo mês da Espanha, Estados Unidos ou Itália, de todos os lugares para onde nossos compatriotas tiveram que emigrar porque não tinham trabalho na terra onde nasceram.

INDÍGENA Veja nosso país, converteu-se em um esmoleiro de seus filhos e filhas.

CONTROLESICA DRAMÁTICA

LOCUTORA Hoje, 18 de dezembro, agradecemos aos homens e mulheres imigrantes por seu esforço e valentia. Sem vocês, a economia da América Latina já teria vindo abaixo há muito tempo.

IMIGRANTE Mas o que eu quero é voltar. Votar, como diz o forró. Reunir-me com a minha gente, comer minha comida, falar minha própria língua.

CONTROLESICA DE ESPERANÇA

LOCUTOR Sim, chegará o dia em que poderão regressar. Quando os governos dignos se unam e rompam as correntes da injusta dívida externa e cumpram a dívida social que tem com vocês, imigrantes da América Latina.

BIBLIOGRAFÍA
http://news.bbc.co.uk/hi/spanish/business/newsid_2703000/2703793.stm