EXTERMINAR COM O EXTERMINADOR

Radioclip en texto sin audio grabado.

Uma tecnologia perversa que atenta contra a soberania alimentar de todos os países do mundo.

GRINGO 1 Oh yes!… Já está pronto!… Já está pronto!

GRINGO 2 O que está pronto, colega?

GRINGO 1 Fabriquei estas sementes em laboratório… sementes estéreis…

GRINGO 2 Se são estéreis… para que servem?

GRINGO 1 Para enchermos os bolsos. Veja. Os agricultores as semeiam e dão uma só colheita, só uma. Quando querem semeá-las novamente, já não dão nada… São mais estéreis que uma mula… rá, rá, rá…

GRINGO 2 E então?

GRINGO 1 Então, vão ter que comprar novas sementes de nós, broder… Porque as primeiras já não servem… Sacou o negócio? Assim asseguramos a patente de nossas sementes transgênicas…

GRINGO 2 E que nome poremos a esta nova tecnologia?

GRINGO 1 Vamos chamar de… Exterminador.

GRINGO 2 Exterminador?

GRINGO 1 Sim, como no filme de Arnold Schwarzenegger. Exterminador porque extermina com as sementes nativas dos agricultores… Exterminam com essa agricultura primitiva… Maravilhosas sementes transgênicas e estéreis!

CONTROLSICA DRAMÁTICA

LOCUTORA Tecnologia Exterminador. Uma manipulação genética para conseguir que as sementes só sirvam para uma colheita.

LOCUTOR Foi desenvolvida por uma transnacional gringa, a empresa Delta & Pine, que agora é propriedade da Monsanto, junto com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

TESTEMUNHO O objetivo desta tecnologia é impedir que os agricultores guardem as sementes de cultivos transgênicos e voltem a semeá-las. Desta maneira, a cada ano se veem obrigados a comprar novas sementes. É um negócio sujo, muito sujo, das transnacionais.

LOCUTORA A tecnologia Exterminador foi recusada de imediato pelos movimentos camponeses e pelas organizações sociais.

LOCUTOR Em 1998, o grupo ETC denunciou esta tecnologia como uma ameaça para a soberania alimentar e para a biodiversidade do planeta.

LOCUTORA Em 2000, o Convênio da Diversidade Biológica das Nações Unidas declarou uma moratória global, que ainda está vigente, para impedir o uso da tecnologia Exterminador.

GRINGO 1 Temos que levantar essa moratória… O negócio é muito grande para que uns ecologistas estúpidos estraguem tudo…

LOCUTOR Os grandes latifundiários brasileiros, clientes e compadres da Monsanto, apresentaram uma proposta legislativa para “eliminar” a moratória.

LOCUTORA Em 2006, em Curitiba, o movimento internacional A Via Campesina e organizações de todo mundo protestaram massivamente contra a tecnologia das sementes estéreis defendendo sua proibição.

EFEITO BURBURINHO

MULHER Sem sementes não há agricultura, sem agricultura não há alimentos, e sem alimentos não há povos!… Por isso, hoje declaramos uma grande campanha mundial em defensa de nossas sementes para que sejam reconhecidas como patrimônio comum da humanidade. A vida não pode ser patenteada!

LOCUTOR As mulheres da Via Campesina interromperam as sessões das Nações Unidas em defensa das sementes nativas. Sua ação foi decisiva para que os delegados mantivessem a moratória contra a tecnologia Exterminador.

LOCUTORA Mas as transnacionais continuam atacando e se preparam para fazer pressão na próxima conferência internacional Rio+20 que será no Brasil em 2012.

CONTROLSICA BRASILEIRA

LOCUTOR Os movimentos e organizações estão alertas.

LOCUTORA Una-se você também à campanha internacional “Exterminar com o Exterminador” que busca a proibição definitiva desta perversa tecnologia.

LOCUTOR Assine o abaixo assinado.

LOCUTORA Apóie os agricultores, os povos indígenas e movimentos sociais em sua luta contra os transgênicos.

LOCUTOR Denuncie as sementes estéreis nesta emissora.  

BIBLIOGRAFÍA
Silvia Ribeiro, http://alainet.org/active/47757

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=21877

http://es.banterminator.org/La-Campana