FABRICANTES DE GUERRAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

A guerra é um negócio muito rentável. O último giro de Condoleezza Rice não foi para resolver conflitos, mas para vender armas.

LOCUTOR Se você vende agasalhos, fica feliz quando chega o inverno.

LOCUTORA Se você comercializa inseticidas, necessita da aparição de pragas.

LOCUTOR E naturalmente, se você fabrica armas…

EFEITO BOMBAS

LOCUTOR … precisa de guerras onde essas armas possam ser empregadas.

LOCUTORA Mas, o que fazer se não há guerras?

LOCUTOR É preciso fabricá-las. Do contrário, a indústria bélica, uma das três mais rentáveis do mundo junto com a droga e o petróleo, seria paralisada.

LOCUTORA Nos últimos 50 anos, não houve um só dia de paz em nossa terra. Durante a chamada Guerra Fria, entre 1945 e 1988, ocorreram 43 conflitos entre países e 60 guerras civis.

EFEITO METRALHADORAS E BOMBAS

CONTROLE HINO NORTEAMERICANO

LOCUTOR No mercado mundial de armamentos, Estados Unidos abocanha a metade de todas as vendas.

LOCUTORA Muitas armas são vendidas para os próprios norte-americanos. Calcula-se que existam 230 milhões de armas de fogo em mãos de cidadãos estadosunidenses. Isso dá uma média de uma arma por pessoa adulta.

LOCUTOR Depois dos Estados Unidos está a Inglaterra com 19 por cento do mercado total de armas. Em seguida, vem a França e a Rússia.

LOCUTORA Não é por acaso que Estados Unidos, o maior fabricante de armas, seja também o maior fabricante de guerras no mundo.

LOCUTOR Desde sua independência até hoje, os Estados Unidos, sem ter sido atacados, enviaram as suas tropas 216 vezes contra outras nações.

LOCUTORA Desde o final da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos bombardeou 23 países.

EFEITO MAIS BOMBARDEIOS E METRALHADORA

LOCUTOR Para cada dólar que a Organização das Nações Unidas emprega em missões de paz, os Estados Unidos investem mil dólares em gastos militares.

LOCUTORA A guerra é um negócio muito rentável. O último giro de Condoleezza Rice pelo Oriente Médio não foi para resolver conflitos, mas para vender armas.

LOCUTOR A Secretária de Estado norte-americana conseguiu proveitosos contratos por 20 bilhões de dólares com os países do Golfo, 30 bilhões de dólares com Israel e 13 bilhões de dólares com o Egito.

LOCUTORA A guerra é um negócio redondo. Vendem-se armas, conquistam-se territórios, controlam-se reservas petrolíferas e mercados de drogas.

LOCUTOR A supremacia militar garante a hegemonia política.

LOCUTORA Isso explica a surpreendente recomendação do Documento de Santa Fé Número 4, elaborado por militares, diplomatas e acadêmicos republicanos, e apresentado ao governo de George W. Bush.

GRINGO Para os Estados Unidos é prioridade nacional a busca de um novo inimigo internacional.

LOCUTORA Esta recomendação terá algo a ver com a estranha queda das Torres Gêmeas em 11 de setembro?

CONTROLE PRIMEIRA ESTROFA DE “SOBREVIVIENDO” DE VÍCTOR HEREDIA.

BIBLIOGRAFÍA
Luis Hernández Navarro, Apuntes para comprender la guerra que llegó, La Jornada, México.