GINA E CLAUDIA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Testemunho de Gina Pinedo, mãe de Cláudia, uma menina com Síndrome de Down.

CONTROLSICA EMOTIVA

CLAUDIA Me chamo Claudia Requena e tenho 18 anos.

GINA Eu sou Gina, mãe de Claudia. Bueno, desde o ventre tive muitas expectativas com minha filhinha. Pensava um futuro muito grande para ela… Aos cinco dias, quando fui ao pediatra dizer que queria falar com os pais, não sabia que dizer-me o pediatra. Então, viemos a Lima para sua avaliação e nos disseram que era uma menina especial. Visitamos os melhores médicos e já estávamos convencidos que era uma menininha com Síndrome de Down.

CONTROLSICA

GINA Então, chorei um mês . Recorri a milhares de lugares, a orações . Depois, comecei a informar-me sobre tudo, a ler muito… Pensei e disse: minha responsabilidade de mãe é lutar por minha filha e comecei a trabalhar com Cláudia em Iquitos, na amazônia peruana. Aí não tinha um futuro minha filhinha. Em Iquitos formei um grupo de mães com os mesmos filhinhos que tinham Down, também outros tipos de retardo. Realmente, não tinham conhecimento, não sabiam que nossos filhinhos eram como qualquer outro menino que podia falar, que podia caminhar, que poderia aprender milhares de coisas.

EFEITO AVIAO

GINA Fomos com Cláudia a Lima com a idade de seis aninho e a pus num ninho comum e corrente em Lima. E depois, pelo prejuízo dos pais, que os meninos copiavam algumas das condutas dela… Cláudia não tinha nenhuma conduta anormal, toda criança é travessa, assim que decidi que fosse a um colégio especial..

CLAUDIA Eu vivo com minha mãe.

GINA iEu já havia perdido o pai, o meu esposo. Morreu quando Cláudia tinha dois aninhos e meio. Ainda mais assim, minha meta se triplicou para levar Claudia adiante. Agora em Lima começava com seu colégio especial, com sua terapia de linguagem, com sua terapia física, que eu lhe fazia em casa.

CLAUDIA Faço minha tarefa toda a manhã, regresso a minha casa, faço minha tarefa. Minha mãe chega a noite, revisa minha tarefa. Somar, diminuir, brincar com meus amigos.

GINA Realmente, a meta dos professores e dos pais que somos é que eles aprendam a ler, a somar, que aprendam a multiplicar, por que essas coisas? Para que eles possam comprar, para que possam, algum momento, subsistir por eles mesmos.

CONTROLSICA ALEGRE

EFEITOS OVAÇÃO DESPORTIVA

CLAUDIA Pratico todos os dias faixa preta, arco, balão e mãos livres.

GINA Primeiro começou como nadadora, depois, com a ginástica. E com a ginástica teve tanto êxito minha filha!

CLAUDIA Tenho medalhas de bronze, ouro e prata de faixa, arco, mãos livres e balão.

GINA Viajou ao mundial daIrlanda, que aconteceu em Dublin em 2003, viajou como corresponsável de olimpíadas Peru.

CLAUDIA Eu viajei de Lima a Irlanda. Eu falei em inglês. Eu só com minha amiga Eliana e Johana.

GINA Viajou só, sem sua mãe. Dezesseis dias e realmente foi uma experiência boníssima porque compreendia que pode compartilhar, ou pode valer-se por si mesma, dizer o que sente, o que não lhe agrada ou não. Faz dois anos Cláudia estava na seleção de Lima e agora este ano novamente classificou para fazer as competições em ginástica para o mundial que acontecerá em 2007, na China. Me sinto a mãe mais feliz da terra, a verdade, com todos os êxitos de minha Cláudia!

CONTROL APLAUSOS

GINA Nunca me senti deprimida. Sim, quando saía de onde estavam outros meninos nos jogos infantis eu sofria quando Cláudia se aproximava de outras crianças e elas, as vezes tinham atitudes que os aceitavam não os aceitavam, os separavam do grupo. Aí sofria, realmente. Mas conseguira forças e falava com os meninos e lhes dizia que ela pode, só que tinham que esperar um pouco mais, mas que ela podia fazer o que eles faziam.

CLAUDIA Danço Axe Bahia, perreo, marinheira e tudo. Como ceviche. Eu canto Axe amo…(CANTA)

CONTROLSICA ALEGRE

GINA Cláudia participou num congresso sul americano de educação especial como expositora, aprendeu o tema que tinha que expor e leu ela sem nenhum papel. No final do congresso, as câmaras para ela, fotos por todos lados. Eu tinha que estar longe dela olhando-a, observando-a, enquanto o flash era para ela. Foi algo maravilhoso. Eu ainda mais orgulhosa de Cláudia.

EFEITO APLAUSOS

GINA Gostaria de ter muito mais recursos, para eu poder investir nela, fazê-la uma carreira, que se especializasse numa profissional de decoração, trabalhos em madeira. Que aprenda, trabalhe, ao mesmo tempo ensinar a outros meninos, realmente, essa é minha meta.     

CONTROLSICA EMOTIVA

GINA Eu lhes diria aos pais e mães de jovens especiais, com Síndrome de Down ou qualquer outro retardo mental, que não temos que pensar que nossos filhos são enfermos e que não podem conseguir coisas que qualquer outro menino possa conseguir.

CLAUDIA Saudações para meus amigos. Me chamo Claudia Requena Pinedo.

GINA Nossos meninos podem sim sair adiante. Aí temos Cláudia, feliz da vida!    

CONTROLSICA MUITO ALEGRE

BIBLIOGRAFIA
Gina Pinedo, Claudia Requena, Lima, Peru.