GRAVIDOS SEM TER PLANEJADO?

Radioclip en texto sin audio grabado.

Sempre é bom pensar em proteção, antes de fazê-lo. Cuide-se!

Os números são alarmantes. A idade da primeira relação sexual se situa entre os 13 e os 15 anos e 40% destes jovens fazem sexo sem proteção.

Na Nicarágua, por exemplo, uma de cada quatro adolescentes de entre 15 e 19 anos é mãe. Nos outros países latino-americanos os números são muito similares.

O pior é que a maioria destes jovens reconhece que não tem com quem falar sobre sexualidade ou métodos contraceptivos. Os pais e as mães, seja por vergonha ou por desconhecimento, calam. Na escola, ou porque são religiosas ou porque o professor não se atreve, não se educa sexualmente.

O resultado é uma grande desinformação que acarretam altos riscos de gravidez adolescente.

Se você é um destes jovens, que nem em casa nem na escola ouve falar de sexo e não encontra um lugar onde perguntar, recorra a Internet.

Diferentes instituições colocaram online a iniciativa Tua vida, Tua decisão, Teu contraceptivo. Uma página web onde você pode se informar e perguntar com liberdade. Há vídeos sobre como usar os diferentes tipos de contraceptivos, qual lhe é mais conveniente se você é homem ou mulher e uma lista de organizações em todos os países latino-americanos onde ir para esclarecer tuas dúvidas sobre sexualidade.

Na web também publicaram os vídeos da campamha “Agentes de Mudança” que listam alguns dos projetos latino-americanos mais inovadores em educação de jovens sobre saúde sexual e reprodutiva.

Ouça Sexvocêmesmo, a cunha da campanha que está sendo transmitida pela cadeia MTV América Latina informando aos jovens sobre seus direitos sexuais.

Não some às estatísticas. Sempre é bom pensar em proteção, antes de fazê-lo. Cuide-se!

BIBLIOGRAFÍA
Tuvidatudecision.com