GUERRA Á GUERRA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Clara Zetkin, feminista, pacifista, incansável mulher.

CLARA: Companheiras, em reconhecimento à luta das mulheres por seus direitos e o amor à paz, proponho celebrar cada ano O Dia Internacional da Mulher!

EFEITO APLAUSOS

LOCUTOR : As delegadas da Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague aprovaram com entusiasmo a proposta de Clara Zetkin. Era o ano de 1910 e ventos de guerra sopravam pela Europa.

CLARA: E por que esta data, companheiras? Porque nos recorda a luta daquelas costureiras de Nova Iorque que em 1857 exigiram igualdade de salários e jornadas de 10 horas. Elas morreram queimadas pelos donos da fábrica… Mas viverão sempre entre nós!

EFEITOS APLAUSOS

CONTROLE MUSICA ALEMÃ

LOCUTORA: Clara Zetkin nasceu em Wiederau, Saxônia, em 1857, o mesmo ano da rebelião das obreiras texteis norteamericanas.

LOCUTOR: Sua mãe estava vinculadas às primeiras feministas alemãs. Seu pai era professor rural. Clara herdou as idéias dela e a profissão dele.

LOCUTORA : Com 24 anos, se uniu ao Partido social-democrata. Casou-se com Ossip Zetkin , um revolucionário russo exilado na Alemenha.

LOCUTOR: Por suas idéias, também viveu exilada na Suiça durante oito anos. De regresso à Alemanha, fundou o jornal A Igualdade, primeira publicação das mulheres socialistas.

LOCUTORA: Em suas páginas e nas tribunas, Clara Zetkin militou ativamente pelo voto feminino.

CLARA: Todas as mulheres maiores de 20 anos tem o direito de votar, de eleger e ser eleitas!

EFEITOS APLAUSOS SE FUNDEM COM MARCHA DE SOLDADOS

LOCUTOR: 1914. Estoura a Grande Guerra e Clara Zetkin , Rosa Luxemburgo e outras pacifistas, empreendem uma intensa campanha em favor da paz mundial.

CLARA: Quem se beneficia desta guerra? Os fabricantes de canhões e barcos de guerra. Eles tem fomentado o ódio entre as nações para seu benefício. Nós lutaremos pela paz. Guerra à guerra, companheiras!

VARIAS: Guerra à guerra!

LOCUTOR: Em plena guerra, Clara Zetkin se compromete na organização da Conferência Internacional de Mulheres pela Paz, na Suiça.

CLARA: Se os homens matam, nós lutaremos para preservar a vida. Se os homens calam, é nosso dever levantar a voz em favor da Paz.

CONTROLESICA EMOTIVA

LOCUTOR: Os social-democratas alemães apoiaram a guerra. Clara Zetkin, contrária a esta decisão, renunciou ao seu partido. Um ano depois , em 1917, apoiou a revolução bolchevique.

LOCUTORA: Foi presa várias vezes. Junto com Rosa Luxemburgo, colaborou na fundação do Partido Comunista Alemão e foi eleita ao Parlamento em 1920.

LOCUTOR: Em 1932, com 75 anos e sendo a deputada de mais idade, Clara Zetkin pronunciou o discurso inaugural no Congresso Alemão. Doente, meio cega e frente a dezenas de soldados nazistas, sentenciou:

CLARA: A exigência do momento é fazer uma frente única dos trabalhadores e das trabalhadoras para repudiar … o fascismo.

CONTROLE MARCHA DE SOLDADOS

LOCUTORA : Um ano depois, ao subir ao poder Adolfo Hitler, Clara Zetkin teve que se exilar na União Soviética. Ali foi nomeada Presidenta da Junta Internacional de Mulheres.

CONTROLE MUSICA EMOTIV

LOCUTOR: Teria 76 anos quando se apagou a vida desta incansável mulher.

BIBLIOGRAFÍA
Alexandra Ayala Marín, Clara Zetkin: La mujer de hoy, la igual, www.unifemandina.org/unifem/01_03/pandora.htm