INKARRI (continuação)

Radioclip en texto sin audio grabado.

O regresso de Tupac Amaru.

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

LOCUTOR Ainda que o império inca era tão forte, durou menos de um século

EFEITO CAVALOS

LOCUTORA Eram poucos e vieram do norte. Em 1532, os espanhois, a mando de Francisco Pizarro, um analfabeto criador de porcos em Extremadura, desembarcaram nas costas peruanas.

QUECHUA Por que nos venceram? A pólvora, sim. A pólvora e os cavalos, que não conhecíamos nestas terras. Essa foi a vantagem dos invasores.

LOCUTORA Pizarro matou ao Inca Atahualpa em Cajamarca e se balançou sobre o Cusco. A golpes de facha entrou no sagrado Templo do Sol.

EFEITO DESTRUÇÃO

QUECHUA Destruíram tudo. Converteram em lingotes os tesouros antigos, os braceletes, as lamas de ouro maciço que enfeitavam o Qorikancha, maravilhas guardadas durante gerações. Não respeitaram nem as múmias dos antepassados.

LOCUTORA Caiu o império dos filhos e filhas do Sol. E começou um dos piores genocídios da história.

CONTROL MÚSICA ANDINA

LOCUTOR Cristianizados a força, obrigados a escolher entre a cruz e a espada, os quechuas souberam manter seu idioma, suas tradições e seus deuses.

LOCUTORA O quechua ou quichua se fala no Equador, Peru, Bolívia e no norte da Argentina e Chile. Quinze milhões de pessoas seguem empregando a antiga língua inca.

QUECHUA Quando chega a noite longa, o solstício de inverno, celebramos o Inti Raimi. Pedimos ao Sol que volte, que não se distancie de nós.

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

LOCUTORA Depois de degolar o Tupac Amaru na praça do Cusco, seu corpo foi esquartejado. Enviaram a cabeça a Tinta, onde havia nascido. Os braços a Tungasuca, as pernas a Livitaca. O resto foi queimado e jogado no rio.

QUECHUA Inkarri… Inkarri… Inkarri… Tupac Amaru não morreu… Tupac Amaru volta…

LOCUTORA Dizem os índios que suas cinzas estão vivas. Que debaixo da terra, os membros despedaçados de Tupac Amaru estão se buscando, se juntando, para voltar, para libertar seu povo. Dizem e repetem “inkarri”… “inkarri”… Inca Rei.

CONTROL MÚSICA MUITO EMOTIVA

NARRADORA Dizem que agora seus braços são os indígenas do Chimborazo no Equador, que suas pernas são os camponeses do Chapare boliviano. Que sua memória se recupera em Santiago do Estero, ao sul, e seu sangue ainda jorra no Pasto, pelos lados da Colômbia.

CONTROL MÚSICA MUY EMOTIVA

NARRADORA Chegará um dia quando seu corpo torna a se juntar no Peru profundo. Esse dia amanhecerá no anoitecer. E se elevará novamente o arco iris, uma “wiphala” no céu, anunciando um mundo de paz e justiça.

DECLAMADOR

Coroarão com sangue sua cabeça,
suas maçãs com golpes
e com cravos suas costelas.
Lhe farão comer a poeira. O golpearão:
E não poderão matá-lo.

O colocarão no centro da praça, de boca para cima olhando o infinito.
Desejarão rompê-lo e não poderão rompê-lo.
Desejarão matá-lo e não poderão matá-lo.
Desejarão esquartejá-lo, triturá-lo, pisoteá-lo…

Ao terceiro dia de seus sofrimentos, quando se acreditava tudo consumado,
gritando liberdade sobre a terra, há de voltar.
E não poderão matá-lo!

LOCUTOR Uma produção de Radialistas com o patrocínio da UNESCO e o apoio do Conselho Insular de Menorca, Espanha.