KAY KAY E TXEG TXEG

Radioclip en texto sin audio grabado.

Mito Mapuche da luta entre Kay Kay e Txeg Txeg, as serpentes da água e da terra.

Há quase quatro anos que as produtoras e produtores argentinos da América Profunda http://www.americaprofunda.com.ar/ apareceram nos Radialistas pela primeira vez.

Nestes anos, dividiram com todas e todos os Radialistas suas histórias com o único fim de enriquecer nossa identidade com o que vão escutando pelos caminhos da América.
http://www.radioteca.net/indice.php?id_usuario=1200003

Hoje eles te fazem um pedido. Que lhes escreva para saber:

A onde foram parar seus contos? O que aconteceu com os que os ouviram? E se alguma professora ou professor fez seus alunos ouvir? O que eles disseram?

Também, se você deseja, América Profunda pode dar forma a alguma historia que você quiser contar.

Em suma, eles não são mais que cozinheiros do rádio, os ingredientes principais são as contribuições do povo americano.

São necessárias tuas historias para que eles continuem contando e cantando…! E você, escutando!

Escreva para: contacto@americaprofunda.com.ar

Um abraço enorme da América Profunda.

________________________________________

LOCUTOR América Profunda

LOCUTORA Buscando o futuro no nosso passado.

NARRADORA Há muito, muito tempo, havia na nossa terra duas cobras enormes: Kay Kay, filha das profundezas e Txeg Txeg, filha do Sol.

EFEITO SIBILOS DE SERPENTES
NARRADORA Um dia, Kay Kay furiosa porque os povos não a respeitavam, quis destruir tudo. Kay Kay era tão poderosa, que só com o movimento de seu rabo fez crescer a água dos lagos, rios e mar.

EFEITO TROVÕES E CHUVA

NARRADORA Homens e mulheres correram até as montanhas. A terra tremeu. Txeg Txeg vendo o que acontecia, veio ajudar. Aproximou seu dorso, sibilou forte, os homens e as mulheres, ao ouvi-la, vieram correndo. Os que puderam, começaram a subir pelo seu corpo para escapar da inundação.

CONTROLE CANTO MAPUCHE

NARRADORA Depois, as cobras se enfrentaram. Seus enormes corpos se cruzaram uma e outra vez. Kay Kay tentava sufocar entre seus anéis a Txeg Txeg, mas esta se recuperava e agora era ela quem buscava asfixiar sua rival.

EFEITO RUIDOS DE LUTA

NARRADORA A cada golpe seguiam-se gigantescas ondas. As árvores caíam, os montes desmoronavam e outros novos tomavam seu lugar. Parecia que a luta não ia terminar nunca. Txeg Txeg continuava dobrando-se e Kay Kay dava rabadas para que a água não deixasse de crescer.

CONTROLESICA DE TRANSIÇÃO

NARRADORA Assim passaram sóis, passaram luas. Nossos anciãos sofriam, alguns não puderam se salvar. Hoje são peixes, são rochas. Os que estavam mais próximos do fogo solar ficaram bronzeados. Os que se salvaram fizeram sacrifícios.

CONTROLE CANTO MAPUCHE

NARRADORA Kay Kay foi acalmando-se e Txeg Txeg deixou de crescer. Homens e mulheres desceram dos montes e se espalharam pela Mapu, a terra. E logo os Mapuche, a gente da terra, povoaram os vales.

CONTROLE CANTO MAPUCHE

NARRADORA Nossos avós dizem que cada vez que a terra ficar velha e cansada aparecerá Kay Kay e tudo se inundará. Mas que sempre Txeg Txeg estará atenta ao que aconteça para vir nos salvar.

Uma produção de www.america profunda.com.ar