KIWAYU E PASACANA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Uma romântica lenda Aimara sobre a origem do Cardón.

LOCUTOR América Profunda. Buscando o futuro em nosso passado.

EFEITO RUIDOS DE PASOS

NARRADORA Se alguém se larga a percorrer os Andes, por onde for encontrará cardones.

EFEITO VENTO

NARRADORA Esses imensos cactos capazes de agüentar o frio e a altitude, o sol e o vento, de crescer solitários entre pedras ressecadas, de vencer o tempo.

CONTROLE COMO EL CARDON ANDA MI CORAZÓN SUBIENDO LOS BRAZOS, ROGANDO TU AMOR

NARRADORA Quando nos encontramos frente a eles, esbeltos, erguidos, meio arrogantes, não deixamos de nos perguntar de onde vêm.

CONTROLE QUENA

NARRADORA Os aimaras contam que Kiwayu amava Pasacana e que ela desmanchava-se por ele. O amor que tinham era imenso mas, apesar disso, não podiam ficar juntos. Uma disputa de caciques os havia separado em dois bandos.

CONTROLESICA MISTÉRIO

NARRADORA Sua dor era tal que numa noite decidiram fugir para muito longe para poder ficar juntos. Mas foi impossível. Para onde iam, os guerreiros de ambas as tribos os perseguiam para evitar que continuassem juntos.

EFEITO PASSOS AGITADOS

NARRADORA Assim rogaram ao diabo para que os escondesse. Mas o diabo, como sempre, lhes pedia muito. Em troca de uma nuvem que os tornava invisíveis, exigia suas almas. E continuaram fugindo.

EFEITO VOZES PACHAMAMA

NARRADORA Pasacana rezou então para Pachamama. E a Mãe Terra a ouviu. Primeiro tomou a Kiwayu e o converteu em cacto. E em seu interior colocou Pasacana com a ordem de não sair nunca dali. É assim, dizem os aimaras, que o cardón cresce forte e espinhoso para proteger a sua amada. O que não pode evitar é que por todo canto, curiosa e assanhada, ela saia em forma de flor para banhar-se sob o sol qual fulgor da lua.

CANCIÓN AY FLORCITA DE CARDÓN

NARRADORA Os cardones que vemos hoje nos Andes são filhos dos filhos de Pasacana e Kiwayu. Eles, como seus pais, não reconhecem nações nem fronteiras, só têm uma pátria que, como antes, os alberga e os protege: a Pachamama.

COLABORAÇÃO
www.americaprofunda.com.ar

você pode escutar o resto das produções na Radioteca.net
http://www.radioteca.net/indice.php?id_usuario=1200003