LAURA, COLEGA E ASSEDIADOR

Radioclip en texto sin audio grabado.

Estou trabalhando a um ano na empresa. Faz algum tempo, um colega de trabalho começou a assediar-me.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

EFEITO RISADAS DE HOMEMS

HUGO Em que as mulheres se parecem com as formigas?… É que se tapar o buraco delas… (RISADAS. SE PERDEM.)

LAURA Estou farta. Tá ouvindo? Sempre está contando piadas grosseiras.

AMIGA Não liga, Laura. Os homens são assim.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LAURA Sou estilista de moda. Estou a um ano nesta empresa, mas ainda não me acostumei com as reuniões na cafeteria. Lá os colegas passam o tempo rindo à custa de nós mulheres. Em especial, Hugo.

EFEITO CAFETERIA

HUGO (PAQUERADOR) Laurinha, venha. Convido-te para um cafezinho.

LAURA (NERVOSA) Não obrigada, Hugo.

HUGO (SENSUAL) Está com medo de mim? Não mordo, Laurinha. (RISADA)

CONTROLE GOLPE MUSICAL

AMIGA 1 Laura, o Hugo está te incomodando?

LAURA (BRAVA) Incomoda-me sua forma de me olhar. É como se me despisse. E seu jeito de falar e rir.

AMIGA 1 Você mesma disse, é o jeito dele. (SUSPIRA) Mas é lindo, não é?

LAURA Quieta. O pior é que tenho que trabalhar com ele.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LAURA Hugo se dá bem com todo mundo. O chefe é amigo dele e colegas se derretem com suas cantadas. Eu, não.

EFEITO TECLADO COMPUTADOR

LAURA Uma tarde, estava fazendo um trabalho muito urgente.

HUGO O seu desenho ficou ótimo, Laurinha. Terminou?

LAURA Ainda não.

HUGO Que seriedade! Deixe para manhã, já é noite… Vamos à discoteca?

LAURA O gerente o quer rápido. Este vestido tem que ser lançado amanhã.

HUGO Não seja boba, não vai acontecer nada. (SENSUAL) Sabe que ele também gosta de você?

LAURA Hugo, o que está havendo? Solte-me.

HUGO É só um carinhozinho, Laurinha.

LAURA Me larga. Não me toque.

HUGO (RISADA ZOMBANDO)

LAURA Não foi uma mas várias vezes as que tentou abraçar-me e beijar-me.

EFEITO FORCEJO

LAURA (REVER) Solte-me, Hugo. Vou gritar.

CONTROLE MÚSICA SUSPENSE

LAURA Como não conseguia nada de mim, começou a ocupar-se da minha vida privada.

EFEITO CAFETERIA, MURMÚRIO

AMIGA 1 Laura, é verdade que você tem um filho?

AMIGA 2 E o pai? Vive com ele?

AMIGA 1 Não é que nos importe, mas…

LAURA Por favor, meninas. Quem disse isso?

AMIGA 2 Hugo contou para gente.

LAURA Hugo?

AMIGA 1 Sim. Ele é lindo… mas fofoqueiro.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LAURA Fiquei com medo. Hugo continuava metendo-se na minha vida, esperando-me na saída, tentando roçar-se comigo. Sentia-me muito mal e não podia trabalhar tranqüila. Um dia o chefe me chamou…

CHEFE Laura? Quero falar com você.

LAURA Sim. Diga-me.

CHEFE Então você anda de amores com Hugo.

LAURA (SURPRESA) O quê? Não é nada disso, senhor.

CHEFE As relações “afetuosas” estão proibidas entre o pessoal. Se você quer divertir-se, que seja fora da empresa.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LAURA Sai indignada do escritório do chefe e fui diretamente falar com Hugo. Joguei tudo na cara dele. Que se metia na minha vida privada, que ele inventou uma relação, que disse mentiras sobre mim.

HUGO Tranqüila, Laurinha. A história do filho é verdade, não é? Sobe a nossa relação poderia ser verdade se você quisesse.

LAURA Está louco, Hugo.

HUGO Laurinha, você poderia ter algumas vantagens na empresa… Não esqueça que o chefe é como um irmão para mim. Então seria ótimo para você ficar comigo.

LAURA Você é um infeliz, Hugo. Vou te denunciar.

HUGO “Se não pode vencê-lo, junte-se a ele.” Além disso, ninguém acreditará em você, Laurinha. Direi que… que você me provoca.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LAURA Me senti encurralada. Eu não quero nada com Hugo embora ele se ache muito bonito, o gostosão, o galã das novelas. Talvez fosse melhor procurar outro emprego. Não sei o que fazer. E você? O que faria no meu lugar?

CONTROLE MÚSICA SUSPENSO

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

HUGO Laurinha, te convém ficar bem comigo.

LAURA Você é um infeliz, Hugo. Te denunciarei.

HUGO Ninguém acreditará em você, Laurinha. Direi que… que você me provoca.

LAURA Ninguém cairá nessa.

HUGO Pague pra ver, Laurinha. Por acaso todos não sabem que você é assanhada?

LAURA Eu? Está louco, Hugo.

HUGO (RISADA ZOMBANDO)

CONTROLE MÚSICA TENSA

LAURA Hugo ria quando me encontrava nos corredores, isso foi me dando um sentimento de culpa. Assanhada eu? Estaria eu provocando-lhe, aos outros colegas? Deixei de me arrumar, de vestir-me bem, até de sorrir.

AMIGA 1 (REVER) O que foi, Laura? Estás doente?

LAURA O que poderia dizer? Para elas o comportamento de Hugo parecia normal e engraçado. E Hugo? Ele continuava me provocando, consciente de seu poder sobre mim.

HUGO (TIRANDO SARRO) Você está muito acabada, Laurinha. Mas para mim, continua sendo a mais bela.

LAURA Deixe-me em paz, Hugo.

CONTROLE MÚSICA TENSÃO

LAURA Não sabia o que fazer. Tinha dificuldade no meu trabalho, não podia concentrar-me nem criar nada. Já era visível minha depressão.

CHEFE Perdoe-me, Laura. Seus últimos desenhos foram reprovados pelos clientes. O que está acontecendo?

LAURA Tinha vergonha. Sentia os olhos de todo mundo sobre minha pessoa. Não suportava mais.

HUGO (REVER) O chefe já me disse que está te avaliando, Laurinha. (MELOSO) Lembre-se que eu posso te ajudar…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LAURA Já decidi. Eu não me encaixo aqui nem posso submeter-me ao assédio de Hugo.

AMIGA 1 (REVER) Não ligue para ele. Ele é assim.

LAURA Assim? Coitadas das minhas colegas! Elas agüentam o riso de suas grosserias, mas eu não o suporto. É questão de dignidade. Vou me demitir.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

HUGO Laurinha, te convém ficar bem comigo.

LAURA Vou te denunciar.

HUGO Ninguém acreditará em você, Laurinha. Direi que… que você me provoca.

LAURA O que está pensando, Hugo? Quer ficar comigo? Pois nem em sonho. É mais fácil ganhar na loteria.

HUGO Vamos ver, gostosa.

CONTROLE CORTINA DRAMÁTICA

LAURA Sinto-me uma boba fazendo-me de difícil para este infeliz. Se todo mundo sabe ele é fofoqueiro, por que me preocupo? Melhor será passar a ofensiva…

EFEITO RISADAS MULHERES E HOMENS

HUGO Qual a diferença entre a mulher e o pneu? O pneu é furado para esvaziar. E a mulher é furada… (SE PERDE)

EFEITO RISADAS

LAURA (PENSA) Que estúpido!

HUGO Não achou engraçado, Laurinha? (ZOMBANDO Que garota séria! (RISADAS)

LAURA Não, é que eu sei uma melhor, Hugo. Então, meninas digam-me… Em que um homem se parece com um caracol?… É que é babão, tem cornos e ainda por cima acha que a casa é dele. (RISADAS)

CONTROLE MÚSICA TENSA

LAURA Um dia, Hugo arrumou para ficar trabalhando do meu lado.

HUGO Laurinha, está como pedi a Deus.

LAURA Que peninha de você, meu querido Hugo… Por que não acende uma vela para São Judas, o santo das causas impossíveis?

HUGO Vai ceder, vai ceder…

CONTROLE MÚSICA TENSA

LAURA Hugo se encarrapichou comigo. O detesto, mas também não me convém ficar brigando com ele. Primeiro, porque me amargo sozinha, ele não vai mudar.

EFEITO (REVER) RISADAS

LAURA E segundo, porque preciso deste trabalho e sinto-o tão amigo do chefe, quem sairá perdendo serei eu.

HUGO (REVER) O chefe é como um irmão para mim, não te esqueça disso.

LAURA Minhas colegas me diziam para ter paciência. Que em quanto entrar outra garota no trabalho, Hugo se esquecerá de mim e a seguirá como cachorro no cio. Mas nunca chegava a outra…

EFEITO AMBIENTE ESCRITÓRIO

HUGO (PAQUERADOR) Laurinha, você é o doce da minha vida.

LAURA Pois para mim, Huguinho, os homens mais doces são os diabéticos (RISADA ZOMBANDO)

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LAURA É difícil, mas tenho que manter este infeliz na rédea curta. Vamos ver quem agüenta mais, Hugo ou eu.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*TERCERA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DE LA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

HUGO Laurinha, te convém ficar bem comigo.

LAURA Vou te denunciar.

HUGO Ninguém acreditará em você, Laurinha. Direi que… que você me provoca.

LAURA Fiquei com tanta raiva que me levantei e dei uma bofetada nele.

HUGO Quer guerra, gostosa? Assim é que eu gosto. (RISADA)

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LAURA Fiquei tremendo de raiva. Quem esse mequetrefe pensa que é? Que morro por ele? Não vou permitir-lhe insolências.

CONTROLE MÚSICA TENSA

LAURA Naquela mesma tarde fui falar com o meu chefe.

EFEITO PORTA

CHEFE Entre, Laura. O que é tão urgente?

LAURA É o Hugo, senhor. Está me assediando.

CHEFE Assédio? Pois ele disse que você era namorada dele.

LAURA Não é verdade.

CHEFE Enfim, se isso se mantém em segredo não me importa, mas se se torna público, não posso aceitá-lo. Já teve uma empregada que teve que se demitir pelo mesmo motivo.

LAURA Eu estou acusando Hugo de assédio. Isso é grave.

CHEFE Grave é que as mulheres liguem para o Hugo. Se sabem que é um brincalhão, um namorador… por que se deixam conquistar?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LAURA Saí chorando de impotência. Não podia contar com meu chefe. É a solidariedade dos machos. E agora? Tenho que deixar meu trabalho? Não darei esse gostinho para ele.

EFEITO SINAL TELEFONE

LAURA Ministério do Trabalho? Quero fazer uma denúncia de assédio sexual. Na empresa… (SE PERDE)

CONTROLE MÚSICA TENSA

LAURA Felizmente, em meu país, o assédio sexual é um delito e é penalizado. Agora veremos se o chefe salva seu amigo Hugo.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

HUGO Laura, o que é isso?

LAURA Isso? Vejamos… Ah, já chegou a citação.

HUGO Como?

LAURA Diga, em que se parecem as aranhas e as mulheres que se defendem dos abusadores?… Não adivinha, Huguinho?

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

p=. **********************************

p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Estou trabalhando a um ano na empresa. Faz algum tempo, um colega de trabalho começou a assediar-me. Eu não quero ter nenhum tipo de relação amorosa com ele. Não sei o que fazer, é muito amigo do chefe e todo mundo o tem como boa pessoa._

_Primeira solução: Laura pede demissão e sai do trabalho._
* _Segunda solução: Laura fica no emprego e mantém o assediador na rédea curta_
* _Terceira solução: Laura o denuncia no Ministério do trabalho._

p=. **********************************

*Assédio sexual no trabalho*

É uma exigência ou chantagem por parte de um chefe ou colega dirigida a uma subordinada ou subordinado para que lhe conceda favores sexuais com o fim de conseguir ou conservar um trabalho ou certos benefícios (aumento de salário, uma promoção ou transferência). Tudo isso implica violência, abuso de autoridade um atentado ao respeito e à dignidade que toda pessoa merece e pode afetar sua saúde física e mental.

*Informe de OIT sobre Discriminação no Trabalho – Maio 2007*

* Em Hong Kong 25 % das trabalhadoras e trabalhadores entrevistados sofreram assédio sexual, dos quais um terço eram homens.
* Na Itália: 56 % de mulheres entre 14 e 59 anos declararam ter sido vítimas de assédio sexual no trabalho.
* Na União Européia: quase 50% das mulheres denunciaram alguma forma de assédio sexual.
* Nos Estados Unidos (2006) a comissão criada a respeito recebeu mais de 13.000 queixas sobre assédio sexual.
* Na América Latina 2 de cada 3 trabalhadoras foram assediadas sexualmente.

*Níveis de condutas de assédio sexual*

1. Assédio leve, verbal: piadas, cantadas, conversas de conteúdo sexual.
2. Assédio moderado, não verbal e sem contacto físico: olhares, gestos lascivos, caretas.
3. Assédio médio, forte verbal: ligações telefônicas e/ou cartas, pressões para sair ou convites com intenciones sexuais.
4. Assédio forte, com contato físico: manuseios, sujeitar ou encurralar.
5. Assédio muito forte: pressões físicas e psíquicas para ter contatos íntimos.

*Quais são suas conseqüências?

Para as vítimas: estresse, perda da auto-estima, ansiedade, depressão, impotência, doença física. Risco de perder seu trabalho ou sua formação profissional.
* Para a empresa: insuficiente colaboração e trabalho em equipe, baixo rendimento, absenteísmo, diminuição da produtividade, perda do bom ambiente de trabalho, afastamento voluntário ou não, de pessoal qualificado. Inclusive, riscos financeiros.

*Algumas idéias para enfrentar o assédio sexual no trabalho*

Criar uma rede de autodefesa entre mulheres da empresa e que se mobilize como um só corpo ante os casos de assédio.
Envolver os homens no problema fazendo que tomem consciência e se comprometam, por escrito, apoiando a suas colegas.
Mobilizar a empresa para realizar campanhas de divulgação entre os empregados e empregadas, que todos conheçam sobre o assédio e saibam onde recorrer e com que mecanismos contam para enfrentar este problema.

bq. _“Se teu trabalho é atender ao telefone, não podem tocar as nádegas”_

*Para completar…*

* Estatísticas sobre assédio sexual no trabalho em teu país e localidade
* Lei sobre assédio sexual no trabalho em teu país
* Situações de assédio sexual no trabalho que se apresentam em tua localidade
* Lembre um caso de uma trabalhadora que denunciou e ganhou em caso de assédio sexual no trabalho
* Lugares de orientação e programas de atenção ante assédio sexual no trabalho (endereço e telefone)

*Como usar este programa?*

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que você faria em um caso semelhante? Como terminará este
conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há dados para comentar o tema.
6. Também pode convidar a uma trabalhadora e uma advogada para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente escutar o programa completo com a solução mais votada pela audiência.