LEITE PATERNO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Os homens também podem dar de mamar. Um habitante do Sri Lanka demonstrou isso.

LOCUTORA Última hora! Um viúvo aprende a amamentar. Wijeratne, um habitante do Sri Lanka, decidiu dar o seio a sua filhinha pouco depois da morte de sua esposa. A menor estava tão acostumada com o leite materno que recusava qualquer tipo de mamadeira.

WIJERATNE Não suportava vê-la chorar e lhe ofereci meu peito. Aí foi quando descobri que podia amamentá-la.

LOCUTORA Ao conhecer o caso, o doutor Jayasinghe explicou que "os homens com hormônio prolactina hiperativo podem produzir leite."

EFEITO CHORO DE BEBÊ

LOCUTORA Os maridos modernos trocam fraudas, dão banho e colocam os bebês para dormir.

HOMEM A única coisa que não podemos fazer é amamentar porque… porque não temos tetas!

LOCUTORA A presença de leite nos seios é questão de um hormônio chamado prolactina que é liberado normalmente durante a gravidez. Mas a estimulação dos mamilos também produz prolactina.

HOMEM Eu sei que na antiguidade contratavam mulheres como amas-de-leite para criar filhos alheios. Com a sucção do bebê elas produziam leite. Mas… e o que tudo isso tem a ver conosco, os pais?

LOCUTORA Ocorre que a estimulação dos mamilos provoca um aumento de prolactina tanto nas mulheres como nos homens. Por incrível que pareça, a lactância está ao alcance de vocês, os homens, forma parte de seu potencial fisiológico.

HOMEM Um momento, minha amiga, um momento. Se as coisas são assim, por que a natureza não favoreceu que ambos, mulheres e homens, dessem de mamar?

LOCUTORA Por uma razão muito simples. Se os dois, o pai e a mãe, se dedicassem a dar de mamar ao bebê, viria o tigre e comeria os três.

HOMEM Ou seja, a natureza nos especializou para defender o território, enquanto, vocês, as mulheres, alimentavam as crias?

LOCUTORA Exatamente. Mas já não há tigres a espreita. Hoje em dia, os trabalhos de ambos os sexos se igualaram muito. Por que não igualar também a lactância? O que o senhor acha, doutor Jayasinghe?

DOUTOR (TOM ESTRANGEIRO) Veja, você. Nós, seres humanos, modificamos muitíssimo nossa sexualidade. Atualmente, a fecundação pode ser feita fora da mãe, ou com sêmen de outro pai, mudando os códigos genéticos, mudando o rumo cego da evolução. Por que não pensar, então, em promover a lactância masculina?

LOCUTORA E que vantagens teria isso, doutor?

DOUTOR Bom, a lactância masculina desenvolveria uma maior relação emocional dos pais com seus filhos e filhas. Partilhariam melhor as tarefas da criação dos filhos e filhas. E se por qualquer razão a mãe não pudesse amamentar, o pai poderia supri-la.

LOCUTORA E o senhor, papai, o que diz de tudo isso?

HOMEM Eu acho… acho a ideia incrível. E assim, pouco a pouco, gota a gota de leite, aprenderíamos a ser melhores maridos e pais mais ternos… Não é mesmo, minha pequenina?

EFEITO BEBÊ RINDO

BIBLIOGRAFÍA
Jared Diamond, ¿Por qué es divertido el sexo?, Debate, Barcelona 1999.