LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

Radioclip en texto sin audio grabado.

Um super folheto da UNESCO… sobre a liberdade de expressão!

Neste 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e de Expressão, temos uma boa surpresa. O Escritório da UNESCO em Quito preparou um atrativo folheto sobre este direito fundamental de toda pessoa humana.

O que é liberdade de expressão? Como se promove? Como se protege? Quais são seus limites? Estas e outras perguntas são explicadas com simplicidade e profundidade no folheto que pode ser baixado deste link.

Fique especialmente atento quando se explica que os monopólios conspiram contra a democracia. São as leis discriminatórias contra os meios públicos e comunitários que ainda padecemos na maioria dos países da América Latina e Caribe as que atentam gravemente contra a liberdade de expressão.

Preste atenção também na obrigação dos Estados de redistribuir equitativamente as frequências radioelétricas entre os setores público, privado e comunitário. Esta meta será alcançada de forma progressiva reservando um terço das frequências para cada um dos setores nos dois tipos de emissoras (rádio e televisão) e nos diferentes tipos de bandas (as atuais analógicas e as próximas digitais). Isto garantirá o pluralismo e a diversidade de vozes, opiniões e idiomas.

Agradecemos este material à UNESCO. E estamos seguros que será de grande utilidade em muitas emissoras e meios de comunicação. Por que não se animam em organizar neste próximo dia 3 de maio uma conferência ou um painel utilizando as ideias deste folheto?

Equipe RADIALISTAS