LINGÜICÍDIO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Quantas línguas são faladas no mundo? Quantas estão desaparecendo?

LOCUTOR Quantas línguas são faladas no mundo? Quantos idiomas existem?… Cem?… Talvez 200?… Ou talvez cheguem a 500?

LOCUTORA A etnologia catalogou mais de seis mil e setecentas línguas que são faladas atualmente em 228 países do mundo.

LOCUTOR Não são dialetos nem gírias. São línguas, idiomas diferentes.

LOCUTORA A língua é a alma de uma cultura. A língua expressa uma determinada forma de pensar e de compreender a vida, uma maneira original de relacionar-se com a natureza e entre os seres humanos.

LOCUTOR A primeira identidade de uma pessoa é sua língua. Essa identidade foi recebida de seus pais e de sua primeira comunidade.

EFEITO FRAGMENTOS DE LÍNGUAS INDÍGENAS AO LONGO DE TODO O PROGRAMA

LOCUTORA Com freqüência se acredita que América Latina é um todo homogêneo porque sua população fala espanhol ou português, as duas principais línguas com que fomos colonizados.

LOCUTOR Mas no Paraguai se fala o guarani. E na serra dos Andes, o quíchua e o aimara. No sul do continente, se fala o mapudungun. E em Tierradentro, Colômbia, o paéz.

LOCUTORA No México, oito milhões de pessoas se comunicam empregando as antigas línguas astecas. E na Guatemala, os filhos e filhas da grande civilização maia falam 25 idiomas diferentes.

LOCUTOR Sobrevivem as línguas da Amazônia e as línguas do Caribe, Do misquito até o garífuna, passando pelo creole que é majoritário no Haiti.

LOCUTORA E a nível mundial não é diferente. Só na Nigéria foram identificadas mais de 400 línguas. Na Índia existem 1.682.

LOCUTOR A imensa maioria das quase sete mil línguas que nós seres humanos falamos são originárias da África, Ásia, do Pacífico e do continente Americano. Somente umas 70 línguas, um por cento do total, corresponde aos países da Europa.

CONTROLESICA TRISTE

LOCUTOR Mas as línguas estão se extinguindo aceleradamente, no mesmo ritmo que as espécies vivas.

LOCUTORA Calcula-se que somente 600 línguas sobreviveram no final deste século XXI. Isto equivale a 10 por cento da diversidade lingüística do planeta.

LOCUTOR Hoje em dia, quase a metade das línguas vivas não sendo ensinadas pelos pais a seus filhos e filhas. Desaparecerão em apenas uma geração. É um autêntico “lingüicídio”.

LOCUTORA O direito de falar e a estudar na própria língua, o direito de escutar pelo rádio e por todos os meios de comunicação a língua materna, é parte da liberdade de expressão.

JOVEM Como seria maravilhoso um mundo com uma linguagem comum para nos comunicarmos, mas conservando nossas milhares e milhares de línguas distintas para ter algo diferente para comunicar!

BIBLIOGRAFÍA
WACC, The death of language, People’sCommunication Charter, London 1999.