LIVRENAUTAS SOBRE RODAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Ser livrenauta é seguir um caminho: o do conhecimento livre para todos e todas.

Não nos cansaremos de dizer que novos ventos e ideias percorrem o mundo da cultura, o conhecimento, o software e a comunicação. O copyright está antiquado. Cada dia, mais e mais pessoas se dispõem a compartilhar livremente o que fazem, sejam produções de rádio, livros ou música.

Como sementes germinam os projetos que promovem o intercâmbio livre e o uso de tecnologias não privativas. Um deles se move. É o LivreBus.

Um ônibus, ou buzú, ou busão que percorre os caminhos da América Latina intercambiando experiências ao redor do software e do conhecimento livre, a biodiversidade, a liberdade de expressão e a liberdade de compartilhar.

Librebus

A primeira rota foi em maio de 2011 pela América Central. Entusiastas da Creative Commons, ativistas do Software Livre, promotoras de uma Web aberta e jornalistas cidadãos digitais, percorreram durante duas semanas várias cidades da Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala dando oficinas, organizando plenárias e festas, compartilhando conferências e encontrando-se com outros promotores da Cultura Livre.

Agora o LivreBus está abastecendo de combustível porque no final de agosto se põe de novo em marcha, desta vez pelo Cone Sul, onde visitará várias cidades da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

Se você se sente um livrenauta e quer subir e viajar com esta iniciativa livrecultural sobre rodas visite: http://librebus.org/

E para conhecer a rota do LivreBus no Cone Sul: http://www.librebusconosur.org/

Ah, e não deixe de ver este documentário realizado por William Eduarte, de Soma Films, que resume a viajem do LivreBus pela América Central.